BOLETIM INFORMATIVO

Vou pro culto!

Reserve no link abaixo o seu lugar e o de sua família no culto dominical das 19 horas.

VOU PRO CULTO

Observações importantes:

  • A entrada no templo será feita exclusivamente pela ESCADA e a saída exclusivamente pela RAMPA;
  • Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
  • É obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o culto;
  • Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
  • Não abrace ou cumprimente o seu irmão com contato físico;
  • Não transite ou utilize os banheiros a não ser que seja realmente necessário;
  • Janelas e portas deverão ser mantidas abertas durante toda a celebração;
  • Não compartilhe microfones ou instrumentos musicais;
  • Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
  • Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
  • Não haverá cantina;
  • Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
  • Ofertas serão entregues na saída do culto.

line

Alimento 1×3

Aprendendo a tomar decisões

Provérbios 1:20-23 – A Sabedoria grita nas ruas e levanta a voz na praça pública. Sim, proclama nas avenidas e anuncia em frente à porta da cidade: “Até quando vocês, ingênuos, insistirão em sua ingenuidade? Até quando vocês, zombadores, terão prazer na zombaria? Até quando vocês, tolos, detestarão o conhecimento? Venham e ouçam minhas advertências; abrirei meu coração para vocês e os tornarei sábios.

Você já se perguntou se o livre-arbítrio é uma coisa boa? Imagine se Deus tivesse removido a nossa capacidade de decisão, não acredita que o mundo seria bem melhor? Afinal, é com o livre-arbítrio que cometemos os erros e optamos pelo mal!

Mas Deus nos concedeu o livre-arbítrio porque Ele é bom!… Ele poderia ter criado robôs ou marionetes, mas Ele fez seres pensantes. Pois aquele que ama, dá liberdade para a pessoa amada. Quem quer dominar e manipular o outro é egoísta e não pensa no melhor para o próximo.
O escravo e o cativo não têm liberdade de escolha. Eles estão submetidos a fazer o que o seu senhor manda, seja bom ou ruim, certo ou errado.
Mas muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem. Ter liberdade de escolha não é simplesmente poder escolher o que queremos. Liberdade de escolha é poder escolher o que é bom e o que é certo.

Aquele que vive fazendo o que bem entende não é verdadeiramente livre. Ele está sujeito aos prazeres da carne e às imposições do mundo. E o mundo está debaixo do princípio do pecado e do controle de Satanás. Seguir os impulsos carnais nos rouba a capacidade de escolher as consequências de nossas decisões.

Deus nos deu liberdade para decidir, mas Ele não nos deixou à deriva de nossas escolhas. Ele nos deu a Sua Palavra para nos guiar. Ele colocou avisos, mandamentos e orientações para que optássemos pela sabedoria.
Ele ainda enviou o Seu Filho para nos mostrar a maneira certa de obedecê-Lo. Jesus teve que derrubar tradições religiosas para ensinar o que verdadeiramente significa fazer a vontade de Deus.
Não fosse o suficiente, Jesus ainda deixou conosco o Espírito Santo para habitar dentro de nós e nos mostrar o caminho certo, todos os dias.
Jesus teve que reconquistar a liberdade que nos havia sido roubada por Satanás no Éden, o que nos fazia escravos do pecado e da morte.

Ainda assim, Ele não restringiu nossa decisão, mas permitiu que o escolhêssemos como o Senhor de nossas vidas, ou não!
O problema não é a liberdade de escolha; é usar dessa liberdade para dar ocasião à carne. A carne nos faz cativos: ela dá uma aparência de liberdade, porque achamos que estamos no controle das decisões. Mas ela cobra pesados tributos a serem revertidos para seu senhor, o diabo.

Deus nos deu o livre-arbítrio para fazermos escolhas conscientes, mas se usarmos do livre-arbítrio para cumprir os desígnios de Satanás, nossas decisões irão se voltar contra nós.

Perguntas:

  1. Você sabia que o seu desejo de ser livre e fazer o que bem entende, poderá te tornar escravo da sua carne e do inimigo?
  2. Você é livre para tomar decisões, mas será sempre prisioneiro das consequências; sendo assim, você deseja seguir os seus próprios caminhos ou fazer a vontade de Deus?
  3. Você gostaria de entregar a sua liberdade nas mãos do Senhor?
line

Bíblia diária

2ª feira – Sl. 58, 59, 60

3ª feira – Sl. 61, 62, 63

4ª feira – Sl. 64, 65, 66

5ª feira – Sl. 67, 68, 69

6ª feira – Sl. 70, 71, 72

Sábado – Sl. 73, 74, 75

Domingo – Sl. 76, 77, 75

Período atual: Vigésima segunda semana

line

Onde sequestros são comuns

No Nordeste da Nigéria, a atuação de diversos grupos extremistas resulta em violência e muitos sequestros

Hannatu, o marido e os sete filhos foram capturados pelo Boko Haram, na NigériaHannatu, o marido e os sete filhos foram capturados pelo Boko Haram, na Nigéria

Enquanto o mundo luta contra a pandemia da COVID-19, as pessoas no Nordeste da Nigéria também enfrentam outra ameaça muito iminente, os sequestros. A análise de perseguição religiosa por gênero da Portas Abertas mostra que os sequestros são um dos grandes riscos que as mulheres enfrentam.

“No Norte da Nigéria, e cada vez mais também no Sul, o gênero é um fator para os ataques, e o sofrimento de meninas e mulheres cristãs continua extremo. Invasões do Boko Haram, as facções do Estado Islâmico, os pastores de cabra fulanis e bandidos armados aterrorizam comunidades cristãs. Meninas e mulheres são violentadas sexualmente, forçadas a serem escravas sexuais, sequestradas para resgate e mortas. Há uma prática geral de tratar as mulheres como inferiores aos homens, principalmente em áreas rurais, o que torna ainda mais fácil para elas serem maltratadas.”

As pessoas desaparecem a cada dia, mas os sequestros não chegam às notícias internacionais. Um relatório recente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha declarou que aproximadamente 23 mil nigerianos estão desaparecidos, mais da metade do total do número para o continente (44 mil).

Enquanto nigerianos de todos os contextos religiosos são sequestrados pelo Boko Haram, histórias como de Hannatu* são um lembrete de que cristãos que se recusam a negar a Cristo enfrentam sério risco de morte, tortura ou maus-tratos severos enquanto cativos.

O Boko Haram sequestrou Hannatu Ezra e sua família inteira, assim como Leah Sharibu, a adolescente que escolheu a fé ao invés da liberdade, a família simplesmente desapareceu na Floresta de Sambisa. Para elas e milhares de outros, não há manchetes ou campanhas. Há apenas a graça de Deus para depender no dia a dia, já que vivem sua própria história de terror. Nos quase dois anos desde que reconquistou sua liberdade, tempo para processar e lamentar são um luxo que Hannatu não tem. Pelo bem dos filhos, ela teve que, simplesmente, encontrar forças para continuar.

* Nome alterado por segurança.

Pedidos de oração

  • Agradeça ao Senhor pela liberdade de Hannatu e seus filhos. Louve a Deustambém pelo testemunho dela e peça que ele continue usando as dificuldades da cristã para fortalecer a fé dela.
  • Hannatu ainda carrega o trauma de perder dois filhos e ser mantida cativa por dois anos. Ore para que ela e os filhos recebam o cuidado que precisam e se recuperem.
  • Ore pelos muitos cristãos que continuam reféns do Boko Haram.
  • Clame ao Senhor para que dê aos soldados do Boko Haram e Estado Islâmico novos corações para que sejam convencidos de parar com a dor que causam.

Fonte: Portas Abertas

line

O valor da sabedoria

Mas onde pode ser achada a sabedoria?

Em que lugar está a inteligência?

Os seres humanos não conhecem o valor da sabedoria e não a encontram neste mundo.

O oceano afirma: “Aqui não está”, e o mar diz: “Aqui também não.”

Ela não pode ser comprada com ouro, nem trocada por prata. Não se compra a sabedoria com o outro mais puro, nem com pedras preciosas, como a ágata ou a safira. Ela vale mais do que o ouro ou o vidro; não se pode trocá-la por joias de ouro puro. Do coral e do cristal nem se fala; a sabedoria é mais valiosa do que as pérolas. O topázio da Etiópia não se compara com ela; e ela não pode ser comprada com o outro mais puro.

De onde vem, então, a sabedoria?

Em que lugar está a inteligência?

Nenhum ser vivo pode vê-la, nem mesmo as aves que voam no céu.

Até a destruição e a morte dizem: “Nós apenas ouvimos falar dela.”

Só Deus conhece o caminho; só Ele sabe onde está a sabedoria porque a sua vista alcança os lugares mais distantes do mundo; Ele vê tudo o que acontece aqui na terra.

Quando Deus regulou a força dos ventos e marcou o tamanho do mar; quando decidiu onde a chuva devia cair e por onde a tempestade devia passar; foi então que ele viu a sabedoria, e a examinou, e aprovou.

E Ele disse aos seres humanos: “Para ser sábio, é preciso temer o Senhor; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal.”

Fragmentos do Livro de Jó 28: 12-28 (NTLH).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: