BOLETIM INFORMATIVO

Vou pro culto!

Reserve no link abaixo o seu lugar e o de sua família no culto dominical das 19 horas.

VOU PRO CULTO

Observações importantes:

  • A entrada no templo será feita exclusivamente pela ESCADA e a saída exclusivamente pela RAMPA;
  • Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
  • É obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o culto;
  • Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
  • Não abrace ou cumprimente o seu irmão com contato físico;
  • Não transite ou utilize os banheiros a não ser que seja realmente necessário;
  • Janelas e portas deverão ser mantidas abertas durante toda a celebração;
  • Não compartilhe microfones ou instrumentos musicais;
  • Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
  • Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
  • Não haverá cantina;
  • Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
  • Ofertas serão entregues na saída do culto.

line

Alimento 1×3

Provação e Intimidade

Jó 2.7,8 – “Então, saiu Satanás da presença do SENHOR e feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó, tomando um pedaço de telha para raspar com ele as feridas, assentou-se no meio da cinza.”

A fidelidade a Deus não é garantia de que o crente não passará por aflições, dores e sofrimentos nesta vida. 

At 28.16:  Paulo tinha o desejo de pregar o evangelho em Roma (Rm 15.22-29), e era da vontade de Deus que ele assim o fizesse. Quando, porém, chegou ali, além de estar algemado, ainda havia passado pelas provas, tempestades, naufrágio e muitas outras provações. Embora Paulo fosse fiel, Deus não lhe proveu um caminho fácil e livre de problemas. Nós, da mesma forma, podemos estar sob a vontade de Deus, sendo inteiramente fiéis a Ele, e mesmo assim sermos dirigidos por Ele através de caminhos desagradáveis, com aflições. No meio de tudo isso, porém, sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28).

Na realidade, Jesus ensinou que tais coisas poderão acontecer ao crente (Jo 16.1-4,33;  2Tm 3.12): A perseguição, de uma ou de outra forma, é inevitável para quem deseja viver uma vida piedosa em Cristo. A lealdade a Cristo, à sua verdade e aos seus padrões justos de vida, envolve uma resolução constante de não deturpar a nossa fé, nem ceder às inúmeras vozes que apelam ao crente a conformar-se com o mundo e deixar de lado a verdade bíblica. Por causa dos seus padrões religiosos, os fiéis serão privados de privilégios e vantagens, e serão ridicularizados; terão grande tristeza ao verem o cristianismo bíblico rejeitado pela maioria. Devemos todos nos perguntar a nós mesmos: já sofri perseguição por causa da minha firme resolução de viver segundo a vontade de Deus? Ou minha falta de sofrimento é um sinal de que não tenho posição firme pela justiça através da qual Cristo morreu? 

A palavra de Deus nos promete também, através de uma vida justa e entregue totalmente ao Senhor, uma vida abençoada, mas devemos ver o Senhor em tudo e nunca murmurar de nada.

Perguntas:

1. Você já passou alguma provação por ser justo?

2. Como está a sua intimidade com o Senhor?

3. Você consegue ver as provas como uma oportunidade de adorar ao Senhor e ser fiel aos seus propósitos?

line

Bíblia diária

2ª feira – Jó 13, 14, 15

3ª feira – Jó 16, 17, 18

4ª feira – Jó 19, 20, 21

5ª feira – Jó 22, 23, 24

6ª feira – Jó 25, 26, 27

Sábado – Jó 28, 29, 30

Domingo – Jó 31, 32, 33

Período atual: Décima nona semana

line

Ataques de grupos radicais aumentam na República Democrática do Congo

No último mês, as Forças Democráticas Aliadas foram responsáveis por várias mortes no país

Os ataques feitos pela ADF na República Democrática do Congo deixaram muitos cristãos mortos e feridosOs ataques feitos pela ADF na República Democrática do Congo deixaram muitos cristãos mortos e feridos

O Departamento de Estado dos Estados Unidos denominou as Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês) e a Ansar al-Sunna como organizações terroristas estrangeiras e terroristas globais, ambas atuam na República Democrática do Congo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a ADF matou mais de 850 civis em 2020.

As províncias de Kivu do Norte e Ituri, no leste do país, foram as que mais enfrentaram ataques vindos dos grupos armados. Sob a liderança de Seka Musa Baluku, a ADF ganhou notoriedade pela brutalidade dos ataques contra cidadãos e forças militares. No mês de fevereiro, o grupo realizou dois ataques no território.

Ataque em Ndalya

Em muitos países, como a República Democrática do Congo, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. Mas nesta data em que se celebra o amor entre as pessoas, o distrito de Ndalya foi atacado por homens armados durante a madrugada. O incidente deixou 18 mortos, entre eles seis mulheres, três crianças e nove homens. Grande parte dos mortos eram cristãos.

O ataque começou assim que os membros deixaram a igreja após um sermão de um pregador convidado, Antoine Semaye. Quando estavam saindo do templo, notaram homens armados se aproximando. Eles fugiram para a igreja e trancaram a porta, mas os agressores forçaram a entrada e mataram o pastor Semanye e outros sete. Dois dos mortos foram identificados como Kathuna Olive e Moise Maliyabho. A esposa do pastor Antoine foi sequestrada durante o ataque.

O pastor Antoine serviu como líder em Mambelenga por 14 anos. Ele deixou seis filhos e quatro netos. Outros mortos na aldeia incluíam um membro de outra igreja evangélica, Marie Kanyere e outros três daquela congregação. Marie sofreu um ferimento à bala e tentou fugir, mas faleceu no caminho. Fontes locais também disseram que os corpos de quatro militantes da ADF e três soldados do governo foram descobertos no centro comercial de Ndalya.

Outras 14 pessoas ficaram feridas no ataque. “Depois de matar, os agressores reuniram os 23 reféns, incluindo a esposa do pastor falecido, Antoine, no centro da cidade antes de recuar pelo centro comercial”, explica o líder da igreja. Eles também saquearam a igreja e duas farmácias e incendiaram quatro lojas no centro da cidade. A maioria da população fugiu após o ataque, em direção a Bunia.

O pastor explicou que depois que os agressores deixaram Ndalya, eles descobriram chinelos de crianças sequestradas caídos na beira da estrada. “Quando vi os chinelos, pensei comigo mesmo… essas crianças vieram à igreja para comunhão e agora foram levadas para um destino desconhecido. Então, ali, eu só tinha que orar por elas, e agora, peço aos outros que intercedam por elas”, solicita o líder.

Ataque em Lume

No início da noite de 5 de fevereiro, acredita-se que os membros da ADF mataram 21 pessoas em Lume, a leste da cidade de Beni. A maioria das vítimas, 17 delas, eram cristãs. Um líder da igreja explicou em uma entrevista por telefone que a fazenda Lume faz parte do Parque Nacional Virunga, onde os agricultores cultivam vários alimentos. A comunidade cristã composta por cerca de 57 famílias (378 pessoas) mudou-se para a fazenda em novembro do 2020, depois de notar pessoas suspeitas vagando pela antiga aldeia. 

Um ativista local de direitos humanos disse à Rádio RTR Beni, que os agressores chegaram vestidos de soldados do governo e estavam procurando o chefe local. Os militantes convenceram as pessoas porque falavam duas línguas: suaíli e a língua local. Porém, durante a noite, eles começaram a agredir e matar os moradores da fazenda.

Entre as vítimas estavam o pastor Masasi Kyambi que chefiou a igreja, o irmão dele, Mupita Kyambi, e Samuel Kalupala. Outras sete pessoas foram dadas como desaparecidas após o ataque. Fontes dizem que três dos sequestrados conseguiram fugir. Após o incidente, em 14 de fevereiro, a organização da sociedade civil local decretou um dia de luto em memória das vítimas. Foi realizado um culto ecumênico com a presença de vários líderes cristãos.

Pedidos de oração

  • Apresente em oração os cristãos na República Democrática do Congo que continuam enfrentando ataques vindos da ADF. Peça para que a igreja seja resiliente, mesmo diante dos ataques.
  • Interceda pelas famílias que perderam entes queridos durante os confrontos e por aqueles que estão feridos e hospitalizados. Clame para que Deus restaure a saúde e os corações dos cristãos.
  • Ore pelos integrantes dos grupos armados, para que o Espírito Santo de Deus aja sob a vida deles, trazendo transformação completa.

Fonte: Portas Abertas

line

Se você pudesse recomeçar, o que mudaria?

“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (II Coríntios, 5:17)

Certa vez, viajando por uma estrada no fim da tarde, fiquei observando as nuvens e seus desenhos. Identifiquei uma grande cabeça de lobo bem desenhada. Por um momento me distraí e, ao olhar novamente, a cabeça havia desaparecido. Mas havia um coração bem bonito.

De lobo para coração. Que transformação radical! Num minuto estava no céu uma figura assustadora e enorme. No outro, tudo se apagou e surgiu um coração perfeito e inocente.

Naquele momento pensei na vida e em tudo que já havia acontecido comigo. Quanta coisa gostaria de mudar, fazer diferente ou, simplesmente, não fazer. Quanta coisa gostaria de apagar rapidamente de minhas lembranças e no lugar colocar algo que tivesse valido a pena relembrar sempre.

Mas não somos como as nuvens, que mudam radicalmente do ruim para o bom sem deixar vestígios. Nossa vida vai passando e vai levando uma bagagem chamada “consequências”, todas provenientes de nossas escolhas.

Existe algo que você gostaria muito de jogar fora de sua vida, deletar da memória, refazer? Você gostaria de ter uma chance de recomeçar e dessa vez acertar nas atitudes?

Infelizmente, isso não será possível. No entanto, nem tudo está perdido, pois existe uma grande chance de começar a ser diferente a partir de agora. O que passou não pode ser mudado, mas o que se passa agora e o que vai se passar amanhã poderá ser diferente.

Se isso acontecer daqui a algum tempo, você poderá observar, com mais alegria, as consequências das suas escolhas, pois você se deu a chance de reformular sua vida.

Tudo pode ser mudado: drogas, mau comportamento, relacionamentos com amigos, com pais, com namorados ou namoradas, atitudes na escola, etc. A partir de agora, tudo pode ser transformado para algo novo se você mudar seu compromisso com Deus.

Não perca mais tempo com orgulho, revoltas, ressentimentos. Não permita que os lobos continuem a existir dentro de você. Tenha coragem de recomeçar agora.

Sozinho será muito difícil, pois a natureza do homem é pecadora e isso quer dizer que nossa essência tende para o mal: “O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram” (Romanos, 5:12). Então, busque Deus de verdade e não superficialmente.

Quando eu era adolescente, fui muito revoltada e cometia erros constantes só para contrariar meus pais e assim dizer que não estava satisfeita. Um dia notei que estava cansada de brigar e não chegar a lugar nenhum. Então, enfrentei meu maior inimigo: meu orgulho. Pedi socorro a Deus a partir daquele momento de oração sincera de arrependimento. Então, Ele começou a transformar meus lobos em novos corações.

Repense sua vida e veja o que está perturbando você. Recomece agora, pois tudo isso refletirá em seu futuro. Não tenha medo de admitir falhas e buscar ajuda.

O que você puder mudar, tente agora, para no futuro não precisar se lamentar de muitas coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s