Quem é o Espírito Santo?

É o próprio Deus em ação! 
Todas os sentimentos e desejos que estão no coração de Deus são imediatamente transformados em ação e passam a existir pela ação do Espírito Santo. Só quem tem o Espírito pode entender as coisas de Deus.
“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” ― 1Co.2.10―12 
O Espírito Santo agiu na criação: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gn.1.2). Note que Deus criou os céus e a terra, mas algo mais aconteceu: Deus disse “haja luz” e o Espírito começa agir. Logo após, tudo acontece. 
Foi pelo o Espírito Santo que Jesus foi gerado em Maria: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lc.1.35). Da mesma forma, o Espírito gera Jesus em nosso caráter. 
O Espírito Estava com Jesus na tentação no deserto: “Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mt.4.1). Da mesma forma quando temos uma vida conectada com Deus o pai o Espírito estará conosco em cada provação. 
O Espírito Santo estava também com Jesus na cruz, O apoiando: “Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hebreus 9:14). Da mesma forma, o Espírito não nos livrará de alguns sofrimentos, mas estará conosco, nos ajudando a suportar cada momento de dor. 
O Espírito Santo em nós: “…o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.” (Jo.14:17). O Espírito está em nós, o mundo não pode recebê-Lo enquanto não receberem a Jesus. 
O Espírito nos ensina e nos guia: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:28). “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” (João 16:13) 
O Espírito Santo confirma em nós a nossa filiação: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm.8.14―17) 
Sem o Espírito Santo o Crente não pode viver.
Sem o Espírito Santo o Crente não pode testemunhar do evangelho.
Sem o Espírito Santo o Crente não alcança a santidade.
Sem o Espírito Santo o Crente jamais alcançará uma paz real e a salvação.
Sem o Espírito Santo o Crente não conseguirá vencer o diabo.
Sem o Espírito Santo o Crente não consegue mortificar a carne e seus desejos.
Sem o Espírito Santo o Crente não consegue expressar uma adoração perfeita.
Sem o Espírito Santo o Crente não poderá exercer um ministério.
Sem o Espírito Santo o Crente não alcança maturidade e nem cresce para entender os planos de Deus.
 
Pr. Paulo Pereira
Presidente do Ministério Amai-vos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s