“Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.” (Mateus 14:22)
Nesta passagem, a impressão é que os discípulos não queriam partir sem Jesus. Em outras traduções, Jesus os obrigava, mas será que Jesus apesar de não estar no barco, não estava cuidando deles? Jesus estaria empurrando-os em direção à tempestade.
“Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância de terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava em sentido contrário.” (Mateus 14:23,24)
A solidão no campo de batalha e o abandono
Estando com Jesus, precisamos nos preparar para o sobrenatural. Quando estamos em obediência, o vento sempre estará contrário.
“Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o lago.” (Mateus 14:25)
Jesus, socorro bem presente na hora da angústia. Jesus se move no sobrenatural, pois é na obediência que teremos nossas experiências.
“Quando o viram andando sobre o lago, ficaram aterrorizados e disseram: ― É um fantasma! E gritaram de medo.” (Mateus 14:26)
Não confunda o sobrenatural de Jesus com demônios
“Mas Jesus imediatamente lhes disse: ― Tenham coragem! Sou eu! Não tenham medo!” (Mateus 14:27)
Jesus é o nosso socorro
“― Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro sobre as águas.” (Mateus 14:28)
Jesus não chamou ninguém para andar com Ele. Existe a nossa vontade e a do Senhor, mas quando a nossa vontade está alinhada com a dele, o Senhor nos socorre imediatamente. Jesus já sabia de tudo.
“― Venha ele respondeu. Então, Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi em direção a Jesus.” (Mateus 14:29)
Pedro saiu do barco sob a autoridade de Jesus e andou sobre as águas, mas tirou os olhos de Jesus. Às vezes as coisas dão errado, e não é porque Jesus está falhando, mas porque a guerra nos tira do foco.
“Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ― Senhor, salva-me!” (Mateus 14:30)
Quando tiramos os olhos de Jesus, precisamos correr e pedir socorro. Não poderemos viver um milagre com medo no coração.
“Imediatamente, Jesus estendeu a mão, segurou-o e disse: ― Homem de pequena fé, por que você duvidou?” (Mateus 14:31)
Jesus se alegra com a nossa fé, mas precisamos ampliar nossa visão espiritual durante a batalha. Tenha plena consciência: Você está em guerra! O Senhor está disposto a realizar muitos milagres, mas precisamos levar a sério o campo de batalha espiritual.



Aprofunde-se no Estudo da Palavra!
Quer crescer na fé e se aprofundar no conhecimento da Bíblia? Agora você tem à disposição um acervo com mais de 300 livros em PDF sobre estudo teológico, vida cristã e crescimento espiritual. Estamos disponibilizando esse material para todos os que desejam aprender mais sobre a Palavra de Deus e fortalecer sua caminhada com Cristo.
O acesso é gratuito e aberto a todos os membros da Comunidade Amai-vos. Navegue pelo conteúdo, explore diferentes temas e mergulhe no estudo da Bíblia de forma mais profunda!
Acesse agora e aproveite esse recurso especial!

Somos o Francisco e a Ana Cláudia, pastores missionários, e a nossa filha Letícia. Juntos, como uma família, decidimos seguir a Cristo e responder ao seu chamado. Por 20 anos, dedicamos nosso tempo e amor ao cuidado de adolescentes, realizando evangelismo de rua por meio do teatro, dança e evangelismo pessoal. No ano passado, enfrentamos um grande desafio: fomos convidados a ir para o Centro de Treinamento de missões Transculturais para aprimorar nossas habilidades e ir ao campo missionário. Com Letícia ainda terminando a faculdade, decidimos que apenas eu e Ana Cláudia iríamos. Fizemos o treinamento Kairós e, ao regressarmos, partimos em missão para a Argentina. Agora, nosso desafio se tornou ainda maior. Enviamos nossa filha para o Centro de Treinamento Kairós, para que ela pudesse ampliar seu conhecimento e servir com excelência. Após o treinamento, Letícia seguirá para o Senegal. Eu e minha esposa, por nossa vez, seguiremos para o Equador com a missão de servir por dois ano Quer fazer parte dessa missão?
📢 Atenção, família Amai-vos! 🚀🎥
Curte fotografia? Manja de redes sociais? Gosta de tecnologia? Então esse chamado é pra você!
Estamos montando um time de mídia para servir nos cultos e nas redes da nossa igreja! Essa é uma oportunidade de usar seus dons para espalhar o evangelho e alcançar mais vidas. 📖✨ “Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos.” (Salmos 96:3)
Precisamos de voluntários para:
📸 Fotografia dos cultos
📱 Redes sociais da igreja
🎞️ Projeção (precisamos urgente!)
🎥 Transmissão online
📢 Produção de anúncios para os grupos de WhatsApp e para os boletins (em imagem ou video)
Não precisa ser expert! Vamos te treinar. Se você é membro da Amai-vos e quer fazer parte, entre em contato com a gente! 🚀



ABRIL
| 20 DOM 09h Escola Bíblica Dominical 18h Ensaio Ministério de Louvor 19h Culto Dominical Pessach (fim) Páscoa Cristã |
| 21 SEG 07h Oração Matinal 20h SEPA – Seminário Pentecostal Amai-vos Feriado Nacional – Tiradentes |
| 22 TER 15h às 16h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Aulas de Vagonite 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 23 QUA 15h às 16h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Aulas de Vagonite 19h Ensaio BlessArt Kids 19h Ensaio BlessArt Teens 20h Ensaio BlessArt 20h Ensaio Ministério de Louvor 20h Ensaio RevivArt |
| 24 QUI 15h às 16h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Projeto Geração em Movimento 20h Culto dirigido pela Rede de Jovens |
| 25 SEX 20h Vigília de Intercessão |
| 26 SÁB |
| 27 DOM 09h Escola Bíblica Dominical 18h Ensaio Ministério de Louvor 19h Culto Dominical |
| 28 SEG 07h Oração Matinal 20h SEPA – Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 29 TER 15h às 16h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Aulas de Vagonite 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 30 QUA 15h às 16h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Projeto Geração em Movimento 16h às 17h Aulas de Vagonite 19h Ensaio BlessArt Kids 19h Ensaio BlessArt Teens 20h Ensaio BlessArt 20h Ensaio Ministério de Louvor 20h Ensaio RevivArt |

Rota da perseguição
Onde seguir a Jesus é extremamente perigoso
Aqui você encontrará testemunhos que refletem a realidade de intolerância religiosa em cada um dos países mais perigosos para os cristãos. Eles são os países classificados com nível de perseguição extrema na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2025.
O que é a Lista Mundial da Perseguição? É o relatório anual publicado pela Portas Abertas com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.
28 – Níger – Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, corrupção e crime organizado, opressão do clã | Religião: Islamismo | População: 69,2 MILHÕES | População cristã: 28,2 MIL

Como é a perseguição aos cristãos no Níger?
A situação dos cristãos piorou depois do golpe militar de julho de 2023, quando o general Abdourahamane Tiani, líder da União da Guarda Presidencial, declarou-se o novo líder do país. Já havia o receio de que isso deixaria o país mais exposto a ataques de grupos extremistas e o impacto continuou ao longo de 2024.
O grupo jihadista al-Sunnah wa Jama’ah (ASWJ) tem dificultado a vida para os cristãos no Níger. Nas áreas sob controle militar, as igrejas estão sujeitas a ataques. E os cristãos também são alvos de sequestro, o que limita a liberdade e a segurança dos seguidores de Jesus. Isso resulta em um aumento de ataques a propriedades cristãs, como igrejas, escolas e centros de saúde e cuidado.
Aqueles que deixam o islamismo para seguir a Jesus lidam com a pressão da família para renunciar à nova fé. A pressão também vem das autoridades e isso provavelmente deve aumentar em um futuro próximo.
O processo legal para registrar uma igreja é árduo e demorado e bloqueios legais têm sido utilizados para impedir os cristãos de se reunirem. Cristãos também podem enfrentar discriminação no setor público; eles dificilmente mantêm empregos dentro de serviços do governo local e promoções são negadas constantemente.
“Nós estamos enfrentando perseguição dia e noite. Oh, Deus, nos livre dessa situação difícil!” – Elisabeth, cristã no Níger
Como as mulheres são perseguidas no Níger?
Embora a lei oriente um tratamento igualitário entre mulheres e homens, o Níger é um dos três únicos países em que mulheres casadas precisam da permissão do marido para abrir uma conta no banco. Além disso, o país tem o maior índice de casamentos infantis no mundo. Nesse contexto, mulheres e meninas cristãs são vulneráveis. Cristãs de origem muçulmana podem enfrentar casamento forçado, abuso sexual, divórcio, perda da custódia dos filhos e perda de herança. Muitas meninas cristãs também podem enfrentar assédio sexual e discriminação por não usar o hijab (véu islâmico).
Assim como em outros países no Sahel, meninas e mulheres no Níger também são vulneráveis a sequestros, abuso e violência sexual por grupos extremistas. Nossas irmãs estão sujeitas a violência sexual e sedução por parte de homens não cristãos. O alto índice de pobreza do país, às vezes, é utilizado para atrair meninas para longe de suas famílias.
Como os homens são perseguidos no Níger?
Visto que deixar o islamismo para seguir a Jesus é considerado uma traição por algumas famílias, os novos cristãos podem ser rejeitados, expulsos de casa ou colocados em prisão domiciliar.
Ataques orquestrados por grupos extremistas islâmicos forçam muito cristãos, especialmente pastores e líderes de igreja, a fugir. Eles conseguem refúgio em cidades relativamente seguras como a capital, Niamei, ou cruzando a fronteira de Burkina Faso.
O recrutamento forçado de crianças como soldados é uma questão comum no Níger, com meninos cristãos entre os capturados. Homens cristãos enfrentam perseguição no local de trabalho e pressão para renunciar à fé por parte de colegas mulçumanos, que usam de altas posições de poder e autoridade para constrangê-los. Como os homens e os meninos geralmente sustentem a casa, isso impacta a família inteira.
O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Níger?
A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais no Níger para fortalecer cristãos perseguidos por meio de distribuição de Bíblias, programas de desenvolvimento econômico, treinamento de liderança, preparação para a perseguição, bem como cuidados pastorais para os novos cristãos.
Como posso ajudar os cristãos perseguidos no Níger?
Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.
Quem persegue os cristãos no Níger?
O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Níger são: opressão islâmica, corrupção e crime organizado, opressão do clã.
Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentos ou não violentos, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Níger são: grupos religiosos violentos, líderes religiosos não cristãos, parentes, redes criminosas, oficiais do governo, cidadãos e quadrilhas, líderes de grupos étnicos.

Pedidos de oração do Níger
Interceda pelos jovens que deixaram o islã para seguir a Jesus, para que sejam encorajados e fortalecidos na fé.
Clame para que Deus coloque ordem no caos político e impeça os extremistas de tomarem o poder e o território.
Ore para que os cristãos sejam guardados dos ataques de grupos radicais islâmicos.
Fonte: Informativo Portas Abertas

Equipe do Boletim Informativo:
Alimento 1×3 / Palavra Pastoral / Alimento de célula – Pr. Paulo Pereira
Revisão: Dc. Mônica Pinheiro
Coluna de Missões: Prs. Francisco Oreiro e Ana Cláudia Domingues
Pesquisa, edição e design: Pr. Orlando Neto
Para anunciar a programação do seu departamento nas mídias da Amai-vos, fale com a secretaria no WhatsApp (22) 99916-1071
Boletim impresso: envie seu anúncio até as 18h da terça-feira da semana de publicação.
Boletim digital: envie seu anúncio até as 18h da quinta-feira da semana de publicação.
Datashow e Monitor (imagem): envie seu anúncio (formato .jpg) até as 18h da quarta-feira.
Datashow (Video): envie seu anúncio (em vídeo) até as 18h da quarta-feira.

