Boletim #142 – 01/jan/23

As sete igrejas da Ásia

Quinta carta, à igreja de Sardes

Ap. 3 1,2 “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: ‘Assim declara Aquele que tem os sete espíritos de Deus e as estrelas: Conheço as tuas obras, que tens fama de estar vivo, mas de fato, estás morto. Sê alerta! E fortalece o que ainda resta e estava prestes a morrer; porque não tenho encontrado integridade em tuas obras diante do meu Deus.

A igreja de Sardes estava espiritualmente morta, e somente alguns poucos membros permaneciam fiéis ao evangelho. Mas exteriormente, parecia viva e ativa, tinha uma reputação de sucesso e espiritualidade.

É possível que tivesse uma forma impressionante de adoração, mas não o verdadeiro poder e retidão no Espírito Santo. Jesus, no entanto, via os seus corações.

No decurso da história da igreja, sempre houve alguns (remanescentes) que “não contaminaram suas vestes” e que procuraram manter a simplicidade e pureza de devoção a Cristo, que os apóstolos e muitos outros conheciam nos dias do NT (2 Co 11.3).

Fica claro que qualquer pessoa que experimenta o novo nascimento, mas que posteriormente deixa de perseverar na fé e de viver vitoriosamente, terá seu nome tirado do livro da vida. Ter o nome apagado do livro da vida é perder a própria vida eterna e ser, ao final, lançado no lago de fogo.

O vencedor é aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás.

• Cercado de muita oposição e apostasia, o vencedor recusa a conformar-se com o mundo e a impiedade dentro da igreja. Ele ouve e atende aquilo que o Espírito diz às igrejas, permanecendo fiel a Cristo até ao fim, e aceita somente o padrão de Deus para a vida cristã, revelado na sua santa Palavra.

• Nas igrejas de Deus, o vencedor, e somente o vencedor, comerá da árvore da vida, não sofrerá o dano da segunda morte, receberá o maná escondido e um novo nome no céu; terá autoridade sobre as nações, seu nome não será removido do livro da vida, será honrado por Cristo diante do Pai e dos anjos, permanecerá com Deus no seu templo, terá sobre si o nome de Deus, de Cristo e da Nova Jerusalém, e será para sempre filho de Deus.

• O segredo da sua vitória é a morte expiadora de Cristo, seu próprio testemunho fiel acerca de Jesus e a perseverança no amor a Cristo até à morte (12.11; cf. 1 Jo 5.4). Note que, ou vencemos o pecado, o mundo, e Satanás, ou somos por eles vencidos, acabando por sermos lançados no lago de fogo. Não há grupo neutro.

Nota: Ap.21. 8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

É isso que o Espírito diz às igrejas. Por favor, leia Apocalipse 13. 1 ao 10 e faça uma reflexão.

Perguntas:

1. Você está morto ou vivo espiritualmente? Você consegue sentir a presença de Deus?

2. O que você tem feito em prol da unidade da igreja, você é fiel em todas as propostas e princípios que estão na palavra de Deus para você?

3. O que está faltando em você para se tornar um verdadeiro servo de Deus?

Para que não tem célula, faça a leitura em família.

Janeiro/2023

Para ver a agenda completa do semestre clique aqui.

01 DOM
9h Programa de Qualidade de Vida
FERIADO: Confraternização Universal
02 SEG
19h45 Curso VoicePro
04 QUA
20h Culto de quarta-feira
05 QUI
06 SEX
18h40 Aula de música (na sala de aula)
19h00 Consagração Ministério de louvor (no templo)
19h45 Ensaio Ministério de Louvor
07 SAB
DIA DA LIBERDADE DE CULTO
08 DOM
9h Programa de Qualidade de Vida
19h Culto Rede de Mulheres
09 SEG
19h45 Curso VoicePro
10 TER
11 QUA
20h Culto de quarta-feira
12 QUI
13 SEX
18h40 Aula de música
19h45 Ensaio Ministério de Louvor
14 SAB
20h Culto Go!
15 DOM
9h Programa de Qualidade de Vida
19h Culto da Família
16 SEG
19h45 Curso VoicePro
17 TER
18 QUA
20h Culto de quarta-feira
19 QUI
20 SEX
18h40 Aula de música
19h45 Ensaio Ministério de Louvor
21 SAB
22h Grande Vigília (Intercessão)
22 DOM
9h Programa de Qualidade de Vida
19h Culto dos Jovens
23 SEG
19h45 Curso VoicePro
24 TER
25 QUA
20h Culto de quarta-feira
26 QUI
27 SEX
18h40 Aula de música
19h45 Ensaio Ministério de Louvor
DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
28 SAB
18h Rolezinho de Verão (Luau dos Adolescentes) – evento externo
29 DOM
9h Programa de Qualidade de Vida
19h Culto de Louvor
30 SEG
19h45 Curso VoicePro
31 TER

Governo persegue cristãos na Argélia

Coalizão de cristãos denunciou violações da liberdade religiosa

|28/12/2022 – 08:00

Nos últimos quatro anos, 26 igrejas foram fechadas arbitrariamente na ArgéliaNos últimos quatro anos, 26 igrejas foram fechadas arbitrariamente na Argélia

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sediou uma audiência no dia 11 de novembro para avaliar denúncias sobre a Argélia. Diversos alertas foram enviados sobre as violações que o país tem praticado. Uma coalizão formada pelas organizações Aliança Evangélica Mundial, The World Council of Churchs, Middle East Concern e igrejas locais na Argélia organizou a pesquisa e o relatório enviados.

No documento, a coalizão demonstrou como a liberdade religiosa está se deteriorando no país: “As autoridades fazem propaganda sistemática contra os cristãos e as igrejas locais”. A Argélia subiu duas posições na Lista Mundial da Perseguição 2022 por causa da crescente pressão à igreja, segundo pesquisadores da Portas Abertas.

Desde janeiro de 2018, ao menos 26 igrejas foram fechadas. Outras 16 estão na fila de espera para serem registradas oficialmente desde que a lei em 2006 passou a obrigar igrejas não muçulmanas a terem um registro oficial. Uma comissão nacional foi organizada para fazer os registros das igrejas, mas nunca funcionou de fato e até agora não emitiu a licença de igreja alguma.

No começo deste ano, o governo também processou um pastor e o pai dele e interditou uma igreja de 90 membros na vila de Ait Atteli. Em abril, a Igreja de Aouchiche, na cidade de Bejaia recebeu a ordem do governador para interromper as atividades eclesiásticas.

Pouco depois, 11 cristãos argelinos receberam a sentença de prisão de seis meses ou pagamento de uma multa de aproximadamente 690 dólares por “adoração não muçulmana proibida” no Centro-Norte do país.

Pedidos de oração

  • Interceda pelas autoridades argelinas e internacionais para que intervenham nas violações contra os cristãos.
  • Peça ao Senhor sabedoria divina para os líderes cristãos quando forem ameaçados ou pressionados.
  • Ore para que cristãos perseguidos no país permaneçam firmes em Cristo e adorem com liberdade em breve.

Fonte: Portas Abertas

Texto (Alimento 1×3) – Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s