Boletim #139 – 11/dez/22

line

AGENDA 2023 ABERTA PARA RESERVAS DOS DEPARTAMENTOS

line

Agenda de Novembro/Dezembro de 2022

  • 11/dez – DOM: Culto Rede Mulheres – Dia da Bíblia
  • 12/dez – SEG: 19h45 Aula de canto
  • 13/dez – TER: 20h jantar de encerramento do Diaconato
  • 14/dez – QUA: 19h Curso de Missões / 20h Culto de quarta-feira
  • 15/dez – QUI:
  • 16/dez – SEX: 18h40 Aula de música / 19h45 Ensaio Ministério de Louvor  
  • 17/dez – SAB: 9h Confraternização Departamento Infantil
  • 18/dez – DOM: Culto da Família
  • 19/dez – SEG: 19h45 Aula de canto
  • 20/dez – TER: 
  • 21/dez – QUA: 19h Curso de Missões / 20h Culto de quarta-feira
  • 22/dez – QUI:
  • 23/dez – SEX: 18h40 Aula de música / 19h45 Ensaio Ministério de Louvor  
  • 24/dez – SAB: 9h Aula Psicanálise 
  • 25/dez – DOM: Culto Rede de Jovens
  • 26/dez – SEG: 19h45 Aula de canto
  • 27/dez – TER: 
  • 28/dez – QUA: 19h Curso de Missões / 20h Culto de quarta-feira
  • 29/dez – QUI:
  • 30/dez – SEX: 18h40 Aula de música / 19h45 Ensaio Ministério de Louvor 
  • 31/dez – SAB:  

Para ver a agenda completa do semestre clique aqui.

line

Alimento 1×3

Para que não tem célula, faça a leitura em família.

As sete igrejas da Ásia

Segunda carta, à igreja de Esmirna

Ap.2.8 – E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu: 2.9 Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Pobreza (gr. ptocheia) significa “que não possui nada”. A pobreza dos cristãos em Esmirna era geral; economicamente, não tinham recursos, mas Jesus diz que eram ricos espiritualmente.

Note o contraste com a igreja de Laodicéia, que tinha grandes riquezas materiais, mas espiritualmente era desgraçada, miserável e pobre (Mt 6.20; 2 Co 6.10; Tg 2.5).

A condição financeira de uma pessoa, não determina a sua espiritualidade, mas a espiritualidade de uma pessoa é identificada pelo seu caráter, pois fidelidade, adoração e bom testemunho, revelam o nível de intimidade e tempo que alguém passa na presença do Senhor.

Uma pessoa cheia do Espírito Santo, tem estrutura para enfrentar as tentações no processo das perseguições, e essas eram as circunstâncias que envolviam a igreja de Esmirna: pobreza e perseguição.

A palavra “tentações” (gr. peirasmos) refere-se, aqui, às perseguições e aflições que o crente sofre nesta vida, da parte do mundo ou de Satanás.

O crente deve enfrentar essas provações com alegria (Mt 5.11,12; Rm 5.3; 1 Pe 1.6), porque isso desenvolverá nele uma fé perseverante, uma personalidade experiente e uma esperança madura (Rm 5.3-5). Nossa fé somente pode chegar à plena maturidade quando confrontada com dificuldades e oposição.

O apóstolo Tiago chama tais provações de “a prova da vossa fé”. Às vezes, as provações vêm sobre o crente a fim de que Deus possa testar a sinceridade da sua fé. Não há nada nas Escrituras dizendo que as aflições da vida são sempre uma evidência de que Deus está insatisfeito conosco. Podem ser um sinal de que Ele reconhece nossa firme dedicação a Ele (Jó 1;2).

Não poderemos olhar as provações como crentes mimados, mas deveremos glorificar ao Senhor em tudo, pois o verdadeiro final feliz é na glória, com Jesus, e não nesta terra, pois tudo aqui passa: as boas coisas e os momentos difíceis; desta forma, nos cabe ficar firmes em Jesus e não vacilar, pois a certeza de nossa fé é essa, estar na glória com Jesus.

Perguntas:

1. Como você vê as provações, como um castigo ou como algo normal que faz parte da vida?

2. Você já passou algum tipo de perseguição?

3. O que mais te faz sofrer?

line

O impacto da palavra de Deus

No Dia da Bíblia, saiba como a palavra de Deus levou um cristão de origem muçulmana a conhecer Jesus na Península Arábica

Yacoub teve sonhos e visões com Jesus até conhecê-lo por meio da BíbliaYacoub teve sonhos e visões com Jesus até conhecê-lo por meio da Bíblia

No Brasil, hoje é comemorado o Dia da Bíblia. Nós temos livre acesso à palavra de Deus, tanto que temos até um dia próprio para celebrarmos as Escrituras Sagradas. Porém ser um cristão de origem muçulmana é um crime grave em países como Arábia SauditaEmirados Árabes UnidosOmã e Catar. Por isso, a maioria deles vive a nova fé em segredo e resiste à perseguição apenas com base na palavra de Deus. Outros se arriscam e vivem abertamente a nova fé, como Yacoub (pseudônimo), que conheceu Jesus lendo a palavra.

Yacoub teve o mesmo sonho durante muitas semanas. Ele continuava pensando sobre o que ele queria dizer. Por que continuava vendo homens de branco que olhavam para ele e o convidavam a ir com eles? Será que ele morreria em breve? Após entender que tinha visto Jesus, nos próximos três meses, leu o Velho Testamento e o Novo Testamento. “Em toda a Bíblia, eu vi ele, sem ninguém me ensinar. Comecei a assistir TV cristã e entrei em contato com dois cristãos que vivem na Arábia Saudita. “Eles me explicaram sobre Jesus. Eu comecei a estudar a Bíblia uma vez por semana com um deles. Eu era franco sobre a mudança em minha vida, mas as pessoas diziam que eu estava louco”, compartilhou.

Mas Yacoub compartilha como tudo começou. Ao falar sobre os sonhos que o perseguiam, conta: “Uma noite, decidi ir com os homens de branco no sonho. Parecia algo bom, eu estava feliz. Eles começaram a correr, correr, correr, era como voar. Nós voamos na direção de uma silhueta que estava diante da luz. Era um homem parado, muito brilhante. De alguma forma a luz me atingiu e, no sonho, eu caí sobre minha cabeça. Naquele momento, acordei na minha cama. Eu fui até a cozinha para pegar um pouco de água, mas ao passar pelo espelho, vi que tinha um galo na minha cabeça”.

Essa história deixa claro que Deus não esqueceu das pessoas na Península Arábica. Com frequência, Deus usa sonhos para falar com pessoas lá, onde as chances de encontrar alguém para compartilhar o evangelho são limitadas.

Um sonho perturbador

Alguns dias depois, ele dormia ao lado da esposa quando, de repente, o quarto foi preenchido por uma luz. “Eu pensei que meus filhos tivessem acendido a luz, mas ela não vinha da lâmpada. Foi algo diferente. Eu fiquei confuso. Olhei e vi luz, mas não o teto. Vi as estrelas e senti cheiro de incenso. Então vi uma nuvem crescendo e entrando em nosso quarto, a nuvem preencheu o lugar. Então, eu vi sua face”, descreveu o que viu.

Lágrimas encheram os olhos de Yacoub, descendo pelo seu rosto. Ele respirou fundo e deu um sorriso. “Eu vi o rosto dele. Era tão lindo. Pulei da cama e corri para ele, para abraçá-lo, mas a visão desapareceu”. Durante todo o tempo a esposa dele continuou dormindo. “Eu fui ao outro quarto e deitei no chão. Quem sou eu para vê-lo? Quando estava deitado lá, toda minha vida passou pela minha mente. Vi todos os meus pecados. Por que eu? Por quê? Por quê?”.

Depois, quando o dia amanheceu, a esposa encontrou Yacoub dormindo no sofá de outro cômodo. “Eu contei a ela sobre o sonho. Ela respondeu que eu estava ficando louvo e queria que meus filhos chamassem um médico. Eu disse para eles que tinha visto Jesus, mas eles responderam que eu tinha visto Alá”.

Em breve compartilharemos o que aconteceu com Yacoub após sua conversão. Fique de olho!

Fortaleça cristãos

A Bíblia pode mudar completamente a vida de alguém que está començando a conhecer a Cristo. Foi o que aconteceu com Yacoub. Ao fazer uma doação, você garante Bíblias para cristãos secretos em países árabes e permite que a nova fé esteja baseada na palavra de Deus. Doe esperança!


Fonte: Portas Abertas

line

Texto (Alimento 1×3) – Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s