
Agenda de Julho/Agosto de 2022
- 15/ago – SEG:
- 16/ago – TER:
- 17/ago – QUA: 20h Culto de quarta-feira
- 18/ago – QUI: 19h45 Ensaio Ministério de Louvor
- 19/ago – SEX: 20h SUMMIT
- 20/ago – SÁB: 10h SUMMIT
- 21/ago – DOM: 9h SUMMIT – Não haverá Programa de Qualidade de Vida / 19h Culto Missões
- 22/ago – SEG: 19h45 Aula de canto
- 23/ago – TER:
- 24/ago – QUA: 20h Culto de quarta-feira
- 25/ago – QUI: 19h45 Ensaio Ministério de Louvor
- 26/ago – SEX:
- 27/ago – SÁB: 9h Aula Psicanálise
- 28/ago – DOM: 19h Culto Rede de Jovens
- 29/ago – SEG: 19h45 Aula de canto
- 30/ago – TER:
- 31/ago – QUA: 20h Culto de quarta-feira
- 01/set – QUI: Ensaio Ministério de Louvor
- 02/set – SEX:
- 03/set – SÁB:
- 04/set – DOM: 9h / Programa de Qualidade de Vida / 19h Culto Rede Homens
- 05/set – SEG: 19h45 Aula de canto
- 06/set – TER:
- 07/set – QUA: 20h Culto de quarta-feira
- 08/set – QUI: 19h45 Ensaio Ministério de Louvor
- 09/set – SEX:
- 10/set – SÁB: 20h Culto Go
- 11/set – DOM: 9h Programa de Qualidade de Vida / 19h Culto Rede Mulheres
- 12/set – SEG: 19h45 Aula de canto
- 13/set – TER:
- 14/set – QUA: 20h Culto de quarta-feira
- 15/set – QUI: 19h45 Ensaio Ministério de Louvor
- 16/set – SEX:
- 17/set – SÁB: 9h Dia A (Evento externo)
- 18/set – DOM: 9h Seminário Pais Órfãos de Pais Presentes / 12h Almoço promovido pela Rede de Jovens / 19h Culto Missões
- 19/set – SEG: 19h45 Aula de canto
- 20/set – TER:
- 21/set – QUA: 20h Culto de quarta-feira
- 22/set – QUI: 19h45 Ensaio Ministério de Louvor
- 23/set – SEX:
- 24/set – SÁB: 9h Aula Psicanálise
- 25/set – DOM: 19h Culto Rede de Jovens / Culto de Primavera (Depto Infantil, nas salinhas)
- 26/set – SEG: 19h45 Aula de canto
- 27/set – TER:
- 28/set – QUA: 20h Culto de quarta-feira
- 29/set – QUI: 19h45 Ensaio Ministério de Louvor
- 30/set – SEX:
Para ver a agenda completa do semestre clique aqui.

Alimento 1×3
Deus de relacionamentos
(Quem não tem célula, deve fazer a leitura em família)

Gn 26.3-5 “…peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão, teu pai. E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.”
A natureza da aliança e do concerto
A Bíblia descreve o relacionamento entre Deus e seu povo em termos de “pacto” ou “concerto”. Esta palavra aparece pela primeira vez em Gn. 6.18 e prossegue até o NT, onde Deus fez um novo concerto com a raça humana através de Jesus Cristo.
Quando compreendemos o concerto entre Deus e os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó), aprendemos a respeito de como Deus quer que vivamos em nosso relacionamento pactual com Ele.
(Abraão pelo pacto de fé, Isaque pelo pacto de sangue, Jacó (Israel) pelo pacto de multiplicação – vide hebreus 11. 8 ao 21).
1) O nome especial de Deus, em relação ao concerto, conforme a revelação bíblica, é Jeová (traduzido como “SENHOR”; Gn 2.4). Inerente a este nome pactual está a benignidade de Deus, sua solicitude redentora pela raça humana, sua contínua presença entre o seu povo, e seu propósito de estar em comunhão com os seus, sendo o seu Senhor.
2) A divina e fundamental promessa do concerto é a seguinte: “…para ser o teu Deus e o Deus de tua raça, depois de ti” (Gn .17.7). Desta promessa dependem todas as demais integrantes do concerto. Significa que Deus se compromete firmemente com o seu povo fiel a ser o seu Deus, e que por amor, Ele lhe concederá graça, proteção, bondade e bênção (Jr 11.4; 24.7; Gn 30.22; Gn 32.38; Ez 11.20; Zc 8.8).
3) O alvo supremo do concerto entre Deus e a raça humana era salvar não somente uma nação (Israel), mas a totalidade da raça humana. No caso de Abraão, Deus já lhe prometera que nele “todas as nações da terra” seriam benditas (Gn 12.3; Gn 18.18; Gn 22.18; Gn 26.4). Deus estendeu sua graça pactual à nação de Israel a fim de que esta fosse “para a luz dos gentios” (Is 49.6; Gn 42.6). Isso cumpriu-se mediante a vinda do Senhor Jesus Cristo como Redentor, quando, então, os cristãos começaram a levar a mensagem do evangelho por todo o mundo (Lc 2.32; At 13.46,47; Gl 3.8-14).
4) Nos diversos concertos que Deus fez com o ser humano através das Escrituras, há dois princípios atuantes:
• Era somente Deus quem estabelecia as promessas e condições do seu concerto.
• Cabia ao ser humano aceitar por fé obediente essas promessas e condições. Em certos casos, Deus estabeleceu com muita antecipação as promessas e as responsabilidades de ambas as partes; em tempo algum, porém, o povo conseguiu, junto a Deus, alterar as condições dos concertos para beneficiar-se.
Perguntas:
1. Você faz parte do pacto da nova e eterna aliança pelo sangue de Jesus?
2. Você já fez algum pacto pessoal e íntimo com o Senhor – Como, por exemplo, ter plena certeza de que a sua vida está segura nas mãos do Senhor, e haja o que houver você irá esperar e confiar no Senhor?
3. Você é confiável em suas alianças?

Os riscos de ser pai e cristão na Colômbia
Interceda por todos aqueles que têm filhos naturais e espirituais na Igreja Perseguida
Um pai da Igreja Perseguida permanece fiel a Deus apesar do riscos de agressão, sequestro e mortes
Hoje é o Dia dos Pais no Brasil, um momento em que muitas pessoas se alegram ao lado daqueles que as ensinaram a viver. Mas há outros que experimentam um vazio na alma pela ausência de um ente querido falecido. A segunda opção é comum em famílias cristãs que vivem em países onde há perseguição.
Na maioria das culturas dos países da Lista Mundial da Perseguição 2022, o papel do homem é constituir família e ser o provedor. Por isso, o pai é o alvo principal em ataques quando o objetivo é tornar vulnerável o restante da família. Além de serem agredidos física e verbalmente, os chefes das famílias perdem os empregos, são sequestrados e até mortos por seguirem a Jesus.
Essa realidade não acontece apenas em países distantes do Brasil, é comum também na Colômbia, onde os homens cristãos são perseguidos por pregarem o evangelho em territórios dominados por grupos armados e cartéis de drogas. Daniela é uma adolescente cristã que sentiu a dor da perda do pai na pele. O pastor Plínio foi morto a tiros na sala de casa, enquanto a filha de 12 anos brincava na rua e a esposa Alba trabalhava na cozinha com outras mulheres da igreja.
Daniela, a mãe e o irmão Sebastián, de cinco anos na época, foram levados para morar em outra região mais segura e receberam o apoio da Portas Abertas. Entretanto, o medo acompanhou a família e a mãe Alba mostrou um vídeo em que o caçula chorava. “Meu filho é muito expressivo. Ele é muito apegado a mim e à irmã dele. Ele chora e muitas vezes diz coisas como: Não quero que nada aconteça com você, porque eu ficaria sozinho”, testemunha a cristã.
A perda de um filho
Não é apenas a dor da perda de um pai que atinge a igreja na Colômbia. Alguns pais cristãos enfrentam o sofrimento de perder os filhos. Eles veem seus descendentes serem recrutados, sequestrados e até mortos por guerrilheiros e traficantes. Entretanto, não desistem de seguir a Jesus e fazê-lo conhecido nos locais mais humildes do país.
O pastor Mario perdeu a filha após um ataque em sua casa, onde funcionava também uma igreja. Durante o funeral da jovem, o líder cristão conseguiu encorajar os presentes a entregarem a vida para Jesus.
Alguns vizinhos ficaram espantados com a fidelidade dele e da esposa ao Senhor, mas hoje esse incidente tornou-se testemunho para outras pessoas. “Minha esposa e eu falamos muito sobre a nossa filha, sobre o que ela gostava de fazer. Graças a Deus, nos sentimos melhor”, completa.
Todos na família de Deus
Assim como Jesus disse em Mateus 12.50, todos que buscam amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como Cristo amou fazem parte da família do Senhor. Os laços não são biológicos, mas há pais, filhos e irmãos na fé, que trabalham na preparação do corpo de Cristo, até que Jesus venha. A Portas Abertas deseja que todos os pais da Igreja Perseguida e livre sejam abençoados tanto pelos filhos naturais como espirituais.
Também oramos para que aqueles que não tiveram um pai exemplar ou presente tenham o coração aquecido e transformado pelo nosso pai do céu. Ele, que não poupou o próprio filho em favor daqueles que ainda eram seus inimigos, tornou cada cristão em filhos adotivos, amados tanto como Jesus e herdeiros de um Reino que jamais terá fim.
Conheça a história do pastor Mario
O pastor Mario tem um testemunho impactante que vai mexer com seu coração e fortalecer a sua fé em Cristo. Conheça-a na próxima quarta-feira, no lançamento do 6º episódio da séria Faces da Perseguição, segunda temporada. Assista!
Fonte: Portas Abertas
Observações importantes ao comparecimento ao templo durante a ainda presente pandemia de COVID19:
- Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
- Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
- Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
- Não haverá boletim de papel, somente na versão digital.
Para baixar o Programa de Qualidade de Vida deste domingo ou dos domingos passados, clique aqui.
Texto (Alimento 1x3) - Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto