Alimento 1×3
A Raça Humana

1Co 2.14,15 – “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”.
DIVISÃO BÁSICA DA RAÇA HUMANA
As Escrituras dividem todos os seres humanos em geral, em duas classes:
- O homem/mulher natural (1 Cor. 2.14), denotando a pessoa irregenerada, governada por seus próprios instintos naturais (2Pe 2.12). Tal pessoa não tem o Espírito Santo (Rm 8.9), está sob o domínio de Satanás (At 26.18) e é escravo da carne com suas paixões (Ef 2.3).
Pertence ao mundo, está em harmonia com ele (Tg 4.4) e rejeita as coisas do Espírito (2.14). A pessoa natural não consegue compreender a Deus, nem os seus caminhos; pelo contrário, depende do raciocínio ou emoções humanas. - O homem/mulher espiritual (1 Cor.2.15; 1 Cor. 3.1), denota a pessoa regenerada, que tem o Espírito Santo. Essa pessoa tem mentalidade espiritual, conhece os pensamentos de Deus (2.11-13), e vive pelo Espírito de Deus (Rm 8.4-17; Gl 5.16-26). Tal pessoa crê em Jesus Cristo, esforça-se para seguir a orientação do Espírito que nela habita, resistindo aos desejos sensuais e ao domínio do pecado (Rm 8.13,14).
E como tornar-se um crente espiritual?
Ao aceitar pela fé a salvação em Cristo, a pessoa é regenerada, e o Espírito Santo lhe confere uma nova natureza mediante a concessão da vida divina. Essa pessoa nasce de novo (Jo 3.3,5,7), é renovada (Rm 12.2), torna-se uma nova criatura (2Co 5.17) e obtém a justiça de Deus mediante a fé em Cristo (Fp 3.9).
UMA DISTINÇÃO ENTRE OS CRENTES
Embora o crente nascido de novo receba a nova vida do Espírito, ele tem em si, uma natureza pecaminosa, com suas perversas inclinações (Gl 5.16-21). A natureza pecaminosa existente no crente, não pode ser mudada em boa, precisa ser mortificada e vencida pelo poder e graça do Espírito Santo (Rm 8.13).
O crente obtém tal vitória negando-se a si mesmo diariamente (Mt 16.24; Rm 8.13; Tt 2.11,12), deixando de lado todo impedimento ou pecado (Hb 12.1), e resistindo a todas as suas inclinações pecaminosas (Rm 13.14; Gl 5.16; 1Pe 2.11).
Pelo poder do Espírito Santo, o próprio crente guerreia contra a natureza pecaminosa diariamente, crucificando-a (Gl 5.16-18,24; Rm 8.13,14) e mortificando-a (Cl 3.5). Pela abnegação e submissão à obra santificadora do Espírito Santo em sua vida, o crente em Cristo experimenta a libertação da sua natureza pecaminosa e vive como um crente espiritual (Rm 6.13; Gl 5.16). Mas nem todo crente se esforça como deveria para vencer plenamente a sua natureza pecaminosa.
Perguntas:
- Que tipo de pessoa você é: A que ouve a voz de Deus, ou a que segue seus próprios instintos?
- Você se sente um cristão de verdade?
- Quem governa as suas atitudes: sua carne, ou o Espírito Santo?

Pedido de proteção para cristãos perseguidos na Índia é adiado
A Suprema Corte indiana disse que a petição por proteção aos cristãos não é urgente

O arcebispo de Bangalore, doutor Peter Machado, junto ao Fórum de Solidariedade Nacional e a Comunidade Evangélica da Índia, enviou para a Suprema Corte, no dia 4 de março, uma petição judicial por medidas de proteção aos cristãos. Na lei indiana, essa petição é uma solicitação a um tribunal superior que orienta o tribunal inferior e as autoridades.
No entanto, a petição para adiantar a audiência foi recusada em 26 de abril. “Sem data. Não há urgência. Nada acontecerá, os céus não cairão”, disse o chefe de justiça da Índia. O tribunal da Índia enfrenta um acúmulo de casos e essa solicitação não é uma prioridade.
No pedido, os requerentes pedem à Suprema Corte, entre outras solicitações, a criação de uma “equipe de investigação para registrar crimes e processar os grupos responsáveis pelos ataques aos cristãos”. Também solicitam “providenciar proteção policial aos cristãos que estão sob ameaça de ataque por multidões violentas”, e “identificar e processar grupos políticos e sociais responsáveis por violência contra cristãos”.
Altos níveis de violência
O número de casos de agressão a cristãos na Índia aumentou nitidamente nos últimos anos, 2021 foi o “ano mais violento para cristãos na Índia” de acordo com o Forum United Christian. Ele afirma que 486 casos de violência contra cristãos foram reportados em 2021, um aumento de 75% em comparação com 2020. Contudo, como denunciar um crime na Índia é um desafio, o número atual deve ser maior.
“Nos últimos meses, mais estados na Índia adotaram leis anticonversão, totalizando 11 estados com essas leis. A falta de definição apropriada de crimes como fraude, incitação e difamação, faz com que elas sejam oportunas para abusos”, disse um porta-voz da Portas Abertas no começo deste ano.
“Além disso, o fardo de provar está completamente sobre a pessoa acusada. Essas leis passaram a ser usadas por vigilantes das minorias para atacá-las e por grupos marginalizados que podem agir impunemente”, ele diz.
A Índia é o 10º país na Lista Mundial da Perseguição (LMP), que apresenta os 50 países com maior perseguição aos cristãos. Ambos os níveis de violência e pressão em todas as esferas da vida são altos ou extremos segundo dados coletados pela pesquisa da Portas Abertas.
Fonte: Portas Abertas
Observações importantes ao comparecimento ao templo durante a ainda presente pandemia de COVID19:
- Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
- Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
- Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
- Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
- Não haverá cantina;
- Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
- Ofertas serão entregues na saída do culto.
Para baixar o Programa de Qualidade de Vida deste domingo ou dos domingos passados, clique aqui.
Texto (Alimento 1x3) - Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto