Informativo Amai-vos #108

Alimento 1×3

O Espírito Santo (PARTE 4)

Por favor leiam todas as referências indicadas

At.2.38 – 39 – E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

. A obra principal do Espírito Santo no testemunho e na proclamação do evangelho, diz respeito à obra salvífica de Cristo, à sua ressurreição, e à promessa do batismo no Espírito (Atos. 2.14-42). Veja a nota seguinte, que trata do Espírito dando testemunho e o que isso representa em nossa vida pessoal. O batismo no Espírito Santo não somente outorga poder para pregar Jesus como Senhor e Salvador, como também aumenta a eficácia desse testemunho, fortalecido e aprofundado pelo nosso relacionamento com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, por termos sido cheios do Espírito (Jo 14.26):

. O Espírito Santo revela e torna mais real para nós a presença pessoal de Jesus (Jo 14.16-18). Uma comunhão íntima com o próprio Jesus Cristo resultará num desejo cada vez maior da nossa parte de amar, honrar e agradar nosso Salvador.

. O Espírito Santo dá testemunho da justiça (Jo 16.8,10) e da verdade (Jo 16.13), as quais glorificam a Cristo (Jo 16.14), não somente com palavras, mas também no modo de viver e agir. Daí, quem tem o testemunho do Espírito Santo a respeito da obra redentora de Jesus Cristo, manifestará com certeza, à semelhança de Cristo, o amor, a verdade e a justiça em sua vida (1 Co 13).

. O batismo no Espírito Santo outorga poder para que o crente testemunhe a respeito de Cristo, e produz nos perdidos a convicção do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Os efeitos desta convicção se tornarão evidentes, tanto naqueles que proclamam com sinceridade a mensagem da Palavra, como naqueles que a recebem.

. O batismo no Espírito Santo destina-se àqueles cujos corações pertencem a Deus por terem abandonado os seus maus caminhos, e é mantido mediante a mesma dedicação sincera a Cristo.

. Assim, se o Espírito Santo realmente estiver operando em nós plenamente, viveremos em maior conformidade com a santidade de Cristo.

. À luz destas verdades bíblicas, portanto, quem for batizado no Espírito Santo, terá um desejo intenso de agradar a Cristo em tudo o que puder. Noutras palavras: a plenitude do Espírito complementa a obra salvífica e santificadora do Espírito Santo em nossas vidas. Aqueles que afirmam ter a plenitude do Espírito, mas vivem uma vida contrária ao Espírito de santidade, estão enganados e mentindo.

. Aqueles que manifestam dons espirituais, milagres, sinais espetaculares, ou oratória inspiradora, mas não têm uma vida de verdadeira fé, amor e retidão, não estão agindo segundo o Espírito Santo, mas segundo um espírito impuro que não é de Deus (Mt 7.21-23). (Continua…)

Perguntas:

  1. Você sente repúdio pelo pecado ou ainda tem prazer nele? (Hebreus 12. 1)
  2. Você tem dado um bom testemunho? (Filipenses 4. 8)
  3. Você sente a necessidade de se tornar uma pessoa mais espiritual? (Colossenses 4. 1 ao 13)
line

Pastor é preso após ser agredido no Sudão

No incidente, tanto o pastor quanto duas mulheres da igreja ficaram feridos e Bíblias e cadeiras foram destruídas

Antes da prisão do pastor, a Sudanese Church of Christ já vinha sendo perseguida há algum tempo (foto representativa)Antes da prisão do pastor, a Sudanese Church of Christ já vinha sendo perseguida há algum tempo (foto representativa)

Um líder de igreja no estado de Gezira, no Sudão, que foi atacado durante um culto na igreja, foi condenado a um mês de prisão. O pastor Stefanous Adil Kajo, da Sudanese Church of Christ na localidade de Al Haj Abdalla, foi condenado por “perturbar a paz” juntamente com Ibrahim Kodi, que o agrediu durante um culto na igreja em dez de abril.

No ataque de Kodi, que mais tarde se juntou a dois outros homens, tanto o pastor quanto duas mulheres da igreja ficaram feridos, e Bíblias e cadeiras foram destruídas. Quando as vítimas quiseram registrar uma queixa criminal, a polícia respondeu acusando tanto o pastor quanto o agressor de “perturbar a paz”.

Uma semana antes, os membros da igreja também haviam sido assediados por moradores locais que os impediram de se reunir no prédio. Shanabo Awad, advogado do pastor, disse ao Morningstar News que os homens alegaram que o prédio pertencia a muçulmanos.

A propriedade do edifício da igreja está no centro de uma disputa entre a Sudanese Church of Christ e os muçulmanos locais há algum tempo. O proprietário do imóvel é a Igreja Católica local que, em 2019, autorizou a igreja e outras organizações, incluindo a comunidade muçulmana local, a utilizar o edifício para as suas atividades. Mas muçulmanos fundamentalistas pertencentes ao movimento wahabi começaram a perseguir a igreja.

Em fevereiro, os wahabistas colocaram uma ordem no prédio para interromper todas as atividades, ameaçando com uma ação legal aqueles que persistissem. Quando os membros da Sudanese Church of Christ continuaram a se reunir, a polícia prendeu dois líderes da igreja, mas, após várias horas de interrogatório, os liberou sem acusação.

Sob regime militar, interferência na igreja aumenta

Enquanto isso, os militares do Sudão começaram a libertar e reconduzir ao cargo aliados do ex-presidente Omar al-Bashir, que foi destituído em 2019. O exército tomou o poder em um golpe em outubro de 2021, derrubando o governo de transição para o regime civil após 30 anos de ditadura militar.

Os cristãos do Sudão, que começaram a sonhar em viver em um país onde seriam livres para professar a fé abertamente, veem suas esperanças frustradas. Houve um aumento na interferência nos assuntos da igreja por grupos apoiados pelo governo e em março um tribunal ordenou a demolição de parte de uma igreja evangélica perto da capital, Cartum, resultando no fechamento do prédio.

O país está “deslizando para um colapso econômico e de segurança e um sofrimento humanitário significativo”, disse o representante especial da ONU no Sudão, Volker Perthes, ao Conselho de Segurança da ONU no mês passado. O Programa Mundial de Alimentos estima que quase metade da população do Sudão passará fome este ano, duas vezes mais que no ano passado.

Fonte: Portas Abertas

line

Observações importantes ao comparecimento ao templo durante a ainda presente pandemia de COVID19:

  • Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
  • É obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o culto;
  • Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
  • Não abrace ou cumprimente o seu irmão com contato físico;
  • Não transite ou utilize os banheiros a não ser que seja realmente necessário;
  • Janelas e portas deverão ser mantidas abertas durante toda a celebração;
  • Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
  • Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
  • Não haverá cantina;
  • Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
  • Ofertas serão entregues na saída do culto.

line

Para baixar o Programa de Qualidade de Vida deste domingo ou dos domingos passados, clique aqui.

Texto (Alimento 1x3) - Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s