Informativo Amai-vos #107

Alimento 1×3

A Tentação de Jesus

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo e, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. – Mt. 4:1-3

Imediatamente após o batismo, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Foi pelo fato de estar cheio do Espírito Santo que Jesus conseguiu resistir firmemente a Satanás e vencer as tentações que lhe foram apresentadas. Da mesma maneira, a intenção de Deus é que nunca enfrentemos as forças espirituais do mal e do pecado sem o poder do Espírito. Precisamos estar equipados com a sua plenitude e obedecer-lhe a fim de sermos vitoriosos contra Satanás. Um filho de Deus propriamente dito deve estar cheio do Espírito e viver pelo seu poder.

A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus, pois Satanás achou que teria o mesmo sucesso que teve com Adão e Eva. Na tentação de Adão, o clima e o ambiente eram bem diferentes daquele onde Jesus estava – Adão estava no lugar de delícias e Jesus, no deserto.

O lugar de delícias foi criado para o homem se relacionar com Deus, mas o homem estava se relacionando com o seu inimigo, que não conhecia, por isso caiu; mas Jesus, estava no lugar de dependência total de Deus, o deserto, e Jesus conhecia muito bem o seu inimigo, tendo usado a Palavra de Deus para vencer o diabo.

Note que Cristo, em cada investida, utilizou-se da autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos de Satanás.

O que podemos aprender a respeito da tentação de Cristo?

– Satanás é o nosso maior inimigo. O cristão deve estar consciente de que está numa guerra espiritual contra os poderes malignos invisíveis, porém claramente reais (Ef 6.11,12).

– Sem o devido emprego da Palavra de Deus, o cristão não pode vencer o pecado e a tentação. Como usar a Palavra de Deus para vencer a tentação:

– Reconheça que mediante a Palavra, o cristão tem poder para resistir à qualquer sedução que Satanás lhe apresente (Jo 15.3,7).

– Memorize a Palavra de Deus na sua alma e mente (Tg 1.21).

– Medite nos versículos memorizados, de dia e de noite (Dt 6.7; Sl 1.2; Sl 119.48).

– Repita a passagem memorizada, para si mesmo e para Deus, quando você for tentado.

– Reconheça e obedeça ao impulso do Espírito Santo para submeter-se à Palavra de Deus (Rm 8.12-14; Gl 5.18).

– Envolva todos estes passos com a oração (Ef 6.18).

Passagens para memorização em casos de tentação:

• Tentação em geral (Rm 6 e 8)

• Tentação para imoralidade (Rm 13.14)

• Mentira (Cl 3.9; Jo 8.44)

• Mexerico (Tg 4.11)

• Desobediência aos líderes espirituais (Hb 13.17)

• Desânimo (Gl 6.9)

• Medo do futuro (2 Tm 1.7)

• Concupiscência (Mat. 5.28)

• Desejo de vingança (Mat. 6.15)

• Negligência com a Palavra de Deus (Mat.4.4)

• Preocupação financeira (Mat.6.24-34; Fp 4.6,19).

Perguntas:

1. Você tem consciência de que no dia em que você aceitou a Jesus como Salvador, você entrou num campo de batalha?

2. Como você tem lidado com as suas tentações? Você entende quando está sendo tentado?

3. Qual é a sua experiência com as tentações?

line

Muçulmanos proíbem classe de alfabetização em Bangladesh

Adultos serão expulsos do vilarejo se frequentarem aulas e aprenderem a ler

Mulheres aprendem a ler e a escrever em Bangladesh, apesar da oposição dos líderes locais (foto representativa)Mulheres aprendem a ler e a escrever em Bangladesh, apesar da oposição dos líderes locais (foto representativa)

Hoje é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, mas há milhões de pessoas no mundo que ainda não sabem ler. Por isso, a Portas Abertas atua também na alfabetização de adultos. Em Bangladesh, o projeto que capacita homens e mulheres a ler e a escrever teve um impacto significativo na vida dos alunos.

Em uma das classes, 15 pessoas se reúnem durante a noite para aprender o bengali. Apesar de cansados do dia de trabalho, os alunos demonstram prazer e entusiasmo durante as aulas. Mas em março de 2022, um grupo chefiado por líderes islâmicos decidiram impedir os vizinhos de frequentar o curso.

Todos os dias, os alunos são abordados pelos vizinhos, o que afetou a frequência nas aulas e tirou a paz de todos. Os aldeões visitaram a casa de cinco alunos e os ameaçaram para não comparecer mais à classe de alfabetização, pois aprender a ler e a escrever não seria bom para eles e poderia levá-los para o “caminho errado”.

Um dos alunos testemunhou a ameaça que recebeu: “Se você não nos ouvir e ainda for à aula, ficará isolado da sociedade. Você deverá deixar esta aldeia. Ninguém vai falar com você, e os aldeões não vão compartilhar nada com você”.

Até agora, cinco alunos pararam de frequentar as aulas e têm a vida monitorada pelos vizinhos. Um professor visitou alguns estudantes e soube que os líderes religiosos os pressionaram para não falar mais com a equipe de alfabetização.

De acordo com o professor, as ameaças afetam diretamente os alunos: “É muito difícil ignorar o comando das autoridades, pois os alunos são muito pobres e não podem lutar contra eles. O grupo pode fazer mal aos alunos se não seguirem suas ordens”.

A única saída para os alunos e parceiros da Portas Abertas é a intercessão. “Agora precisamos de oração para que Deus amoleça os corações dos aldeões e abra seus olhos para perceberem o valor e a importância da educação dessas pessoas desprivilegiadas”, pede o professor.

Pedidos de oração

  • Interceda pelos alunos da classe de alfabetização em Bangladesh, para que o Senhor os proteja e dê coragem para frequentar as aulas.
  • Clame para que os professores sejam guardados por Deus e consigam se posicionar de maneira sábia diante do grupo opositor.
  • Ore para que as pessoas e os líderes religiosos opositores sejam alcançados por Jesus e parem de ameaçar os aldeões que desejam aprender a ler e a escrever.

Fonte: Portas Abertas

line

Observações importantes ao comparecimento ao templo durante a ainda presente pandemia de COVID19:

  • Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
  • É obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o culto;
  • Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
  • Não abrace ou cumprimente o seu irmão com contato físico;
  • Não transite ou utilize os banheiros a não ser que seja realmente necessário;
  • Janelas e portas deverão ser mantidas abertas durante toda a celebração;
  • Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
  • Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
  • Não haverá cantina;
  • Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
  • Ofertas serão entregues na saída do culto.

line

Para baixar o Programa de Qualidade de Vida deste domingo ou dos domingos passados, clique aqui.

Texto (Alimento 1x3) - Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s