Informativo Amai-vos #100

Alimento 1×3

O HOMEM RICO E LÁZARO

19 Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias.

20 Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas;

21 este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas.

22 “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado.

23 No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.

24 Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’.

25 “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

26 E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’.

27 “Ele respondeu: ‘Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai,

28 pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’.

29 “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’.

30 ” ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’.

31 “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ “. Lucas 16:19-31

Ao ler o texto, percebemos que o homem rico era avarento, levou uma vida egocêntrica, fez as escolhas erradas e sofreu eternamente.

Lázaro, por sua vez, viveu toda a sua vida na pobreza, mas seu coração era reto para com Deus – Seu nome significa Deus é meu socorro – e ele nunca abdicou da sua fé em Deus.

Ao morrer, foi imediatamente levado ao Paraíso, para estar com Abraão (At 7.59; 2 Co 5.8; Fp 1.23).

Os destinos desses dois homens foram irreversíveis a partir de suas mortes.

Nesta parábola, recebemos duas lições de Jesus: uma sobre o uso da nossa riqueza, e a outra sobre a nossa confiança nas escrituras.

Na primeira parte dessa parábola, vemos que o destino dos dois homens é invertido quando eles passam da vida terrena para a eternidade.

Lázaro, que ansiava até pelas sobras de uma mesa, é levado por anjos para estar com Abraão.

Já o homem rico, que não se importava com o mendigo, passou a enfrentar o tormento eterno.

Essa parábola não tem o objetivo de nos ensinar como é a vida após a morte, mas nos alertar da importância de usar a riqueza com sabedoria, independente da quantia que tenhamos. Devemos amar e cuidar também daqueles que nos rodeiam, ao invés de alimentar somente os nossos desejos.  A riqueza, mesmo que abundante, não é ruim; mas devemos ter cuidado com o uso que fazemos dela: Se é para as causas do Reino ou para a satisfação carnal.

Uma vez que o homem rico percebeu o seu erro, teve o desejo de advertir seus irmãos para que eles pudessem evitar o tormento, mas Abraão lembra que eles já têm a advertência das escrituras sagradas.

O homem estava confiante de que um sinal miraculoso faria seus irmãos mudarem de ideia, mas Abraão discorda.

Devemos evitar a mesma armadilha que o homem rico, ao procurar um sinal enquanto negligenciamos as palavras de Deus que estão diante de nós.

Jesus realizou sinal após sinal em Seu ministério, mas nem todos creram Nele e O seguiram. Devemos ser gratos por ter tantos avisos (e muito mais) nas escrituras, sem exigir constantemente mais do Criador.

Perguntas:

1. O que o homem rico poderia ter feito em vida? Dê uma sugestão para salvar a alma dele.

2. Quem tinha a verdadeira riqueza? Explique!

3. Qual é a verdadeira riqueza da vida? Explique!

Obs. Se o rico avarento tivesse compartilhado sua riqueza externa (bens materiais) com Lázaro, com certeza ele também teria compartilhado com o homem rico um pouco da sua riqueza interior (a salvação), pois os dois se conheciam, mas faltou compartilharem de um relacionamento, pois um tinha uma riqueza visível e o outro uma riqueza que só poderia ser conhecida através de um relacionamento.

Saiba que, se você é salvo, precisa compartilhar a sua riqueza com os outros.

line

Cristãos ucranianos temem consequências da invasão russa ao país

Igrejas cristãs na Ucrânia podem passar a atuar secretamente

Mais de dez cidades ucranianas, inclusive a capital Kiev, estão sob ataque da RússiaMais de dez cidades ucranianas, inclusive a capital Kiev, estão sob ataque da Rússia

Na noite desta quarta-feira (23), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar no Leste da Ucrânia. No entanto, o ataque foi além da região de Donbass e mais de dez cidades ucranianas, inclusive a capital, Kiev, estão sob ataque. 

A história da Ucrânia é complexa, há pouco mais de 30 anos o país se tornou uma nação independente da Rússia, mas a instabilidade política e as crises internas se intensificaram recentemente. A Ucrânia nunca foi uma nação caracterizada pela uniformidade, o Noroeste do país é formado predominantemente ucraniano, enquanto o Sudeste tem maioria russa.  

Os cristãos na Ucrânia não esqueceram o que é ser perseguido. Antes mesmo da invasão russa, igrejas na parte ocidental do país já se preparavam para essa possibilidade. Elas reorganizaram a entrada, que agora deve ser pela parte oriental. Os cristãos da região ocidental disseram que apoiarão os irmãos e irmãs em Cristo das outras partes da Ucrânia.  

O presidente do Seminário Teológico Batista Ucraniano, Yarsolav Pyzh, disse que os cristãos da região ocidente do país estão dispostos a abrir as casas e igrejas para apoiar outros seguidores de Cristo. No Leste da Ucrânia, as igrejas batistas estão preparadas para atuar secretamente caso a Rússia assuma o controle dessa parte do país, disse Pyzh.  

“Historicamente, tivemos essa experiência sob a União Soviética. Então a igreja na Ucrânia não esqueceu o que significa ser perseguida. Vamos nos reorganizar e continuar fazendo o que sempre fizemos, que é pregar o evangelho”, afirmou o pastor. 

Atividades cristãs ilegais 

Na Ucrânia, as igrejas na região oriental de Donbass estão sob crescente pressão desde 2014, quando protestos contra o governo levaram a uma revolta apoiada pela Rússia nas províncias de Donetsk e Luhansk, onde os rebeldes estabeleceram repúblicas autoproclamadas independentes. A guerra entre separatistas apoiados pela Rússia e o governo em Kiev, capital ucraniana, ao longo dos anos fez com que milhões de pessoas fugissem de suas casas e milhares de outras pessoas fossem mortas, causando uma crise humanitária. 

As autoridades de ambas as repúblicas impuseram regras, exigindo que organizações religiosas se registrassem. Uma lista de dezembro de 2019 com 195 organizações religiosas registradas pelas autoridades de Luhansk mostrou que nenhuma permissão havia sido concedida a comunidades protestantes. 

Em junho do ano passado, três igrejas cristãs foram proibidas de funcionar pelas autoridades da República Popular de Donetsk e outras tiveram seus edifícios confiscados. Em agosto, livros de Charles Spurgeon e Billy Graham foram colocados em uma lista de literatura “extremista” proibida por um tribunal na República Popular de Luhansk. 

Fonte: Portas Abertas

line

Observações importantes ao comparecimento ao templo durante a ainda presente pandemia de COVID21:

  • Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
  • É obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o culto;
  • Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
  • Não abrace ou cumprimente o seu irmão com contato físico;
  • Não transite ou utilize os banheiros a não ser que seja realmente necessário;
  • Janelas e portas deverão ser mantidas abertas durante toda a celebração;
  • Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
  • Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
  • Não haverá cantina;
  • Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
  • Ofertas serão entregues na saída do culto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s