“Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades. Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.” ― Salmos 51:9 e 17.
Não podemos seguir o mau exemplo de alguns homens da Bíblia como:
CAIM, que foi o primeiro homem que nasceu de Adão e Eva.
Caim apresentou a Deus um sacrifício juntamente com seu irmão mais novo, Abel, e o sacrifício de Caim não foi aceito por Deus, mas Deus o chamou para o aconselhar. Preste bem atenção:
“Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.” ― Gênesis 4:5―7
Note que o problema de Caim era a questão da aceitação. Muita gente sofre por questões de aceitação. Mas Deus dá uma direção para Caim: ‘Se bem fizeres’.
Não podemos viver de qualquer maneira e ser aceitos, pois Deus não aceitou o sacrifício de Caim, mas estava disposto a orientá-lo para que ele fizesse o que era certo.
Com isso Deus está dizendo para Caim ‘apesar de não aceitar sua oferta, a você Eu aceito! O que Eu não aceito é sua atitude!’. Lamentavelmente, ele não percebeu o amor de Deus.
Muitas pessoas são como Caim, querem ser aceitas, mas não querem mudar. Acham que todos têm a obrigação de aceitá-las. São egoístas e ignoram o fato de que todos devemos fazer o melhor para agradar as pessoas e não sermos agressivos e impor pela força a nossa aceitação.
O dia que todos os ‘Cains’ que andam por ai tentando impor o seu jeito de ser entenderem que as pessoas civilizadas querem é serem tratadas com o mínimo de gentileza.
Por Pastor Paulo Pereira – prpaulobp@hotmail.com