O Espírito Santo traz a Palavra para curar e nos livrar da destruição

“Os loucos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniqüidades, são afligidos. A sua alma aborreceu toda comida, e chegaram até às portas da morte. Então, clamaram ao SENHOR na sua angústia, e ele os livrou das suas necessidades. Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição. Louvem ao SENHOR pela sua bondade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! E ofereçam sacrifícios de louvor e relatem as suas obras com regozijo!” – Sl.107.17 à 22

Este texto fala da grande misericórdia de Deus para com os pecadores que são maus, que agem impiamente e que estão à beira da morte, conseqüência da impiedade.

Eles clamam ao Senhor e Ele manda Sua Palavra para curar e livrar da destruição. Mas é necessário que esses passem a adorar e a louvar ao Senhor.

Ação da Palavra no poder do Espírito Santo

“Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele” – Provérbios 30, 5

Não posso basear a minha confiança em Deus só quando sinto Sua presença, mas, mesmo na escuridão, sem ver nada e sem sentir nada, estarei sempre confiando em Suas promessas, no poder que a Palavra tem unida à confiança na fidelidade do Espírito Santo. Mesmo sem prova de nada em que possa ver ou sentir saberei que as promessas da Palavra de Deus são para mim e o caráter do Espírito Santo me diz que Ele jamais me abandonará.

Cuidado com as tradições que possam invalidar a Palavra de Deus

“Invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazem semelhantes a estas” – Marcos 7:13

Devemos vigiar as proibições que, por um zelo, não vêm de Deus. Criamos situações que não têm respaldo bíblico. Se por alguma tradição acusações vêm para afligir, é necessário o apego às promessas de Deus e crer em Seu amor e misericórdia.

Quando estamos cheios do Espírito anunciamos a Palavra de Deus

“E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus” – Atos dos Apóstolos 4:31

Se não existisse o mundo das Palavras, isso é, um meio de comunicação, não teríamos civilização, seriamos como os animais. Aprendemos novos idioma para nos relacionar, somos construídos por palavras, isso é, tudo que somos é fruto do que aprendemos. Mas as palavras não só constroem conhecimento, elas podem ferir, traumatizar, criar limitações, prisões que nos impedem de crescer, amadurecer e poderão nos transformar em pessoas cheias de limites e enfermidades que ao longo da vida nos impedem e têm impedido de alcançar nossos maiores alvos na vida.

Muitas vezes uma pessoa não consegue ser o que gostaria por que palavras foram lançadas por pais, parentes próximos e professores. Isso cria limitações dentro delas que não a deixam evoluir e prosseguir em suas vidas, se tornam pessoas preconceituosas, amargas, tristes e de temperamentos difíceis.

O Espírito Santo, com Sua unção, ministra sobre nós a Palavra de Deus. Ela destrói o poder destas palavras negativas e nos cura, nos impede de sermos destruídos por todas as maldições que já recebemos (Salmos 107. 20).

Restauração vem pela Palavra e não da ação da carne ou vontade carnal

Consagração a Deus: Humildade e fidelidade no uso de seus dons.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” – Rm.12.1

O texto diz que em nosso corpo carnal jamais agradaremos a Deus. O único caminho é oferecer nossos corpos a Deus em sacrifício e observarmos a Palavra de Deus.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” – Rm.12.2

Nenhum conselho do mundo poderá nos guiar, mas somente a palavra de Deus.

Usando a Palavra de Deus como Espada do Espírito:

“…tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” – Ef.6.16

Só poderemos nos apoderar do escudo da fé se ouvirmos a Palavra de Deus, pois é ela que gera fé em nossos corações.

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” – Romanos 10, 17

“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” – Ef.6.17

Temos capacete da salvação quando possuímos a mente de Cristo, com Ele operando em nossas emoções e nos direcionando em tudo. A espada do Espírito deve ser usada em ocasiões de lutas e confrontos com o diabo que tenta enfraquecer nossa fé, nos levando a confrontar as mentiras do diabo com a verdade da Palavra de Deus. Assim, a poderosa espada do Espírito destrói todo argumento do diabo.

“…orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos” – Ef.6.18

Neste caso fica bem claro que toda armadura de Deus sem vida oração não existe. Sem oração não chegaremos a lugar algum, pois a oração no Espírito é a oração de cada cristão direcionado pelo Espírito Santo.

Essa oração não é produzida por nossa carne e nem por nossa alma, mas pelo nosso espírito que está mergulhado no Espírito de Deus.

Por Pastor Paulo B. Pereira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s