Em Espírito e Em Verdade ― parte 01
Essa frase é uma das mais citadas nas igrejas. Alguns a mencionam para justificar a maneira desenfreada e descontrolada como adoram a Deus. Outros a usam porque a consideram uma das mais importantes da linguagem da ‘cultura cristã’. Antes de louvar dizem:
“Vamos adorar ao Senhor. Faça de todo o coração, porque a Bíblia diz que temos de adorar ao Senhor em espírito e em verdade.”
Observemos que Jesus não disse: em carne e em verdade. Tampouco ensinou: em alma e em verdade. O que Ele falou foi: em ESPÍRITO e em VERDADE.
O Rei Davi acertou esse aspecto de sua vida ainda jovem. Quando apascentava suas ovelhas começou a escrever o hinário mais incrível de todos os tempos: o livro de Salmos. Nesse podemos ver claramente o caráter e a personalidade do salmista. Às vezes, ele era doce e terno (salmo 23). Em outras ocasiões, era tempestuoso e ate violento (salmo 149). Algumas vezes, focalizou as necessidades pessoais, as lutas internas e emocionais (salmo 7 e 13). Contudo, o que mais noto quando leio os salmos de Davi, é que ele era disciplinado. Todas as vezes que ele se propunha a algo, ele fazia. Não permitia que as emoções e sentimentos influenciassem seu louvor a Deus.
O fato é que ele entendia que a adoração era algo que tinha de vir do espírito do homem e não da sua alma, nem do seu corpo.
Amai-vos!
Por Pr. José Eduardo Garcia – faladudu@msn.com