Vou pro culto!
Reserve no link abaixo o seu lugar e o de sua família no culto dominical das 19 horas.
Observações importantes:
- A entrada no templo será feita exclusivamente pela ESCADA e a saída exclusivamente pela RAMPA;
- Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
- É obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o culto;
- Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
- Não abrace ou cumprimente o seu irmão com contato físico;
- Não transite ou utilize os banheiros a não ser que seja realmente necessário;
- Não haverá água nos bebedouros ou jarras;
- Janelas e portas deverão ser mantidas abertas durante toda a celebração;
- Não compartilhe microfones ou instrumentos musicais;
- Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
- Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
- Não haverá cantina;
- Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
- Não haverá salinha para crianças que eventualmente comparecerem ao culto e elas deverão permanecer sentadas nas cadeiras respeitando o distanciamento de um metro e meio do irmão mais próximo;
- Ofertas serão entregues na saída do culto em envelope fornecido no ato da entrada.
Palavra Pastoral
O papel do crente no Reino
‘Portanto, como filhos amados de Deus, imitem-no em tudo que fizerem. Vivam em amor, seguindo o exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Que não haja entre vocês imoralidade sexual, impureza ou ganância. Esses pecados não têm lugar no meio do povo santo. As histórias obscenas, as conversas tolas e as piadas vulgares não são para vocês. Em vez disso, sejam agradecidos a Deus. Podem estar certos de que nenhum imoral, impuro ou ganancioso, que é idólatra, herdará o reino de Cristo e de Deus. Não se deixem enganar por palavras vazias, pois a ira de Deus virá sobre os que lhe desobedecerem. Não participem do que essas pessoas fazem. Pois antigamente vocês estavam mergulhados na escuridão, mas agora têm a luz no Senhor. Vivam, portanto, como filhos da luz! Pois o fruto da luz produz apenas o que é bom, justo e verdadeiro. Procurem descobrir o que agrada ao Senhor. Não participem dos feitos inúteis do mal e da escuridão; antes, mostrem sua reprovação expondo-os à luz.’ Efésios 5:1-11 NVT
O NT contém abundante ensino sobre a missão do crente no reino de Deus, na sua presente manifestação.
1) É responsabilidade do crente buscar incessantemente o reino de Deus, em todas as suas manifestações, tendo fome e sede pela presença e pelo poder de Deus, tanto na sua vida como em meio à sua comunidade cristã.
2) Em 11.12, Jesus revela novos fatos sobre a natureza dos membros do reino. Ele afirma que somente quem se esforça, apodera-se do reino de Deus.
Estes, movidos por Deus, resolvem romper com as práticas pecaminosas e imorais do mundo e seguem a Cristo, à sua Palavra e seus justos caminhos. Não importando o preço a pagar, os filhos de Deus, resolutamente, buscam o reino com todo o seu poder. Noutras palavras, pertencer ao reino de Deus e desfrutar de todas as suas bênçãos, requer esforço sincero e constante. É um combate de fé, aliado a uma forte vontade de resistir a Satanás, ao pecado e à sociedade perversa em que vivemos.
3) Não conhecerão o reino de Deus aqueles que raramente oram, que transigem com o mundo, que negligenciam a Palavra e que têm pouca fome espiritual.
Devemos seguir o exemplo de crentes como José (Gn 39.9), Natã (2Sm 12.7), Elias (1Rs 18.21), Daniel e seus três amigos (Dn 1.8; 3.16-18), Mardoqueu (Et 3.4,5), Pedro e João (At 4.19,20), Estêvão (At 6.8; 7.51) e Paulo (Fp 3.13,14); e ainda de mulheres como Débora (Jz 4.9), Rute (Rt 1.16-18), Ester (Et 4.16), Maria (Lc 1.26-35), Ana (Lc 2.36-38) e Lídia (At 16.14,15,40).
Perguntas:
1) Você tem uma vida de oração?
2) O que você está esperando para tomar uma posição diante do Senhor?
3) Você tem vivido nos padrões deste mundo, ou busca os padrões de um filho de Deus?
Bíblia diária
2ª feira – Gn. 43, 44, 45
3ª feira – Gn. 46, 47, 48
4ª feira – Gn. 49, 50
5ª feira – Ex. 01, 02, 03
6ª feira – Ex. 04, 05, 06
Sábado – Ex. 07, 08, 09
Domingo – Ex. 10, 11, 12
Período atual: Terceira semana
Missões e o mundo
Índia: perseguição aumenta durante a pandemia
As necessidades dos cristãos são ignoradas pelo governo e pelos moradores locais
Muitos cristãos têm as ajudas negadas por serem seguidores de Cristo (foto representativa)
A Portas Abertas contabilizou 349 incidentes de perseguição, afetando mais de 5.000 pessoas na Índia, no período entre janeiro e junho de 2020. Porém, os números só não são maiores por causa da possível subnotificação de dados devido aos bloqueios da COVID-19.
“A pandemia mudou a dinâmica da perseguição. Vimos inúmeros atos de discriminação. Os cristãos estão sendo ignorados na distribuição de alimentos, seja porque o governo não dá a eles ou porque os moradores locais os mandam embora”, diz um parceiro de campo da Portas Abertas na Índia.
Como a COVID-19 está mudando o cenário de perseguição na Índia?
Uma pesquisa de campo da Portas Abertas constatou que das 100 mil pessoas assistidas por nossos parceiros locais, cerca de 80% tiveram ajuda negada, anteriormente, por seguirem a Cristo.
Outros 15% enfrentaram alguma forma de discriminação, como a recusa a um emprego no governo por ser cristão. “Alguns até esconderam o fato de serem cristãos para obter ajuda do governo”, acrescenta o parceiro.
Outra colaboradora da Portas Abertas compartilhou as maneiras pelas quais isso acontece: “Os cristãos podem ser discriminados nas lojas e serem forçados a viajar para outras aldeias para obter comida. Vimos cristãos recebendo menos ajuda alimentar na distribuição de ajuda humanitária. Muitas vezes, a distribuição de ajuda é agrupada para 2 a 3 aldeias. Isso os impede de viajar para uma comunidade vizinha para receber ajuda quando negado no próprio vilarejo”, completa.
As dificuldades dos cristãos na Índia
Apesar do governo proporcionar que os trabalhadores assalariados diários tenham 90 dias de trabalho garantido, os cristãos também foram excluídos desses benefícios. “Anteriormente, quando os cristãos eram discriminados ao procurar emprego local, eles viajavam para a cidade para obter trabalho. No entanto, devido ao bloqueio, eles não foram mais capazes de procurar emprego em outro lugar. Eles foram forçados a tentar ganhar a vida a partir da pequena terra que possuem” compartilha a parceira.
Os cristãos são frequentemente instruídos a renunciar à fé ou não receberão ajuda. Os dados de perseguição da Portas Abertas não mostram apenas violência, mas também incluem discriminação e ameaças. “Muitos simplesmente aceitam isso como uma parte de sua vida normal e não a reconhecem como discriminação”, finaliza o parceiro.
A Índia ocupa o 10º lugar na Lista Mundial da Perseguição (LMP), o nível de perseguição aos cristãos continua extremo. Converter-se ao cristianismo – quando se vem de uma família hinduísta – é suportar o peso da perseguição na Índia e estar constantemente sob pressão para retornar ao hinduísmo. Muitas vezes, os cristãos ex-hindus são agredidos fisicamente e até mortos.
Pedidos de oração
- Ore pelos cristãos na Índia, para que Deus traga paz e esperança aos corações, e eles permaneçam firmes na fé.
- Interceda pelos governantes do país, para que o Senhor lhes dê sabedoria para governarem a Índia, sempre visando o bem de toda a população.
- Clame pelos perseguidores, para que conheçam a palavra de Jesus e sejam transformados por ele.
Fonte: Portas Abertas
Amar é fácil
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa, após a terrível guerra do Vietnã.
Ele ligou para seus pais, em São Francisco, e lhes disse:
— Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas, eu tenho um favor a lhes pedir.
— Claro meu filho (emocionados), peça o que quiser!
— Eu tenho um amigo que eu gostaria de trazer comigo.
— Claro meu filho, nos adoraríamos conhecê-lo!
— Entretanto, há algo que vocês precisam saber, ele fora terrivelmente ferido na última batalha, sendo que ele pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. O pior é que ele não tem nenhum lugar para onde ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco.
— Eu sinto muito em ouvir isso filho, nós talvez possamos ajudá-lo a encontrar um lugar onde ele possa morar e viver tranqüilamente!
— Não, mamãe e papai, eu quero que ele venha morar conosco! — ele estava emocionado e muito nervoso.
— Filho, disse o pai, você não sabe o que está nos pedindo. Alguém com tanta dificuldade, seria um grande fardo para nós.
Nós temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa como esta interfira em nosso modo de viver. Acho que você deveria voltar para casa e esquecer este rapaz. Ele encontrará uma maneira de viver por si mesmo. Neste momento, o filho bateu o telefone. Os pais não ouviram mais nenhuma palavra dele. Alguns dias depois, no entanto, eles receberam um telefonema da polícia de São Francisco. O filho deles havia morrido depois de ter caído de um prédio. A polícia acreditava em suicídio. Os pais angustiados voaram para São Francisco e foram levados para o necrotério a fim de identificar o corpo do filho. Eles o reconheceram, mas, para o seu horror, descobriram algo que desconheciam: O filho deles tinha apenas um braço e uma perna.
Os pais, nesta história são como muitos de nós. Achamos fácil amar aqueles que são bonitos ou divertidos, mas, não gostamos das pessoas que nos incomodam ou nos fazem sentir desconfortáveis.
De preferência, ficamos longe destas e de outras que não são saudáveis, bonitas ou “espertas” como “nós acreditamos que somos”. Dou Graças a DEUS por nos enviar Seu Filho Jesus Cristo que não nos trata desta maneira. Alguém que nos ama com um amor incondicional, que nos acolhe dentro de uma só família. Esta noite, antes de nos recolhermos, façamos uma pequena oração para que DEUS nos dê a força que precisamos para aceitar as pessoas como elas são, e ajudar a todos, a compreender aqueles que são diferentes de nós. Há um milagre chamado AMIZADE, que mora em nosso coração. Você não sabe como ele acontece ou quando surge. Mas, você sabe que este sentimento especial aflora e você percebe que a AMIZADE é o presente mais precioso de Deus. Amigos são como joias raras. Eles fazem você sorrir e lhe encorajam para o sucesso. Eles nos emprestam um ouvido, compartilham uma palavra de incentivo e estão sempre com o coração aberto para nós. Mostre aos seus amigos o quanto você se importa e é grato a eles.