Vou pro culto!
Reserve no link abaixo o seu lugar e o de sua família no culto dominical das 19 horas.
Observações importantes:
- A entrada no templo será feita exclusivamente pela ESCADA e a saída exclusivamente pela RAMPA;
- Ao entrar no templo higienize suas mãos com álcool 70%;
- É obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o culto;
- Não desloque as cadeiras dos lugares pré-estabelecidos;
- Não abrace ou cumprimente o seu irmão com contato físico;
- Não transite ou utilize os banheiros a não ser que seja realmente necessário;
- Não haverá água nos bebedouros ou jarras;
- Janelas e portas deverão ser mantidas abertas durante toda a celebração;
- Não compartilhe microfones ou instrumentos musicais;
- Não será excedido o limite máximo de ocupação de irmãos previamente estabelecido;
- Aconselhamos aos maiores de 60 anos, menores de 12 anos e portadores de doenças crônicas a permanecerem em casa e priorizar o culto online;
- Não haverá cantina;
- Não haverá boletim de papel, somente na versão digital;
- Não haverá salinha para crianças que eventualmente comparecerem ao culto e elas deverão permanecer sentadas nas cadeiras respeitando o distanciamento de um metro e meio do irmão mais próximo;
- Ofertas serão entregues na saída do culto em envelope fornecido no ato da entrada.
Palavra Pastoral
Escolha o fruto do Espírito e tenha a vida eterna
O fruto do Espírito inclui:
1) Amor (Ágape): Interesse e a busca do bem maior para outra pessoa, sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
Rm.5.5 – E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
2) Alegria: a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que creem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8).
1Pe.1.7 ao 9 – para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.
3) Paz: a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
4) Longanimidade: perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
5) Benignidade: não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
6) Bondade: zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
7) Fé: lealdade constante e inabalável a alguém com quem está unida por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
8) Mansidão: moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com equidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15); para a mansidão de Jesus, (Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
9) Temperança: o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5). O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode e realmente deve praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.
Perguntas:
1) Existem frutos que irão prevalecer mais do que outros, por isso precisamos perceber qual área da nossa vida vai precisar de uma atenção especial. Em sua vida, observe os frutos acima descritos e veja para qual deles você precisa dar uma atenção especial. (1 Coríntios 13)
2) Fale sobre o fruto que você mais gosta.
3) E qual você tem dificuldade de colocar em prática?
Bíblia diária
2ª feira – 2Pe. 01, 02, 03
3ª feira – 1Jo. 01, 02, 03
4ª feira – 1Jo. 04, 05
5ª feira – 2Jo. 01
6ª feira – 3Jo. 01
Sábado – Jd. 01
Domingo – Ap. 01, 02, 03
Período atual: Quinquagésima quinta semana
Missões e o mundo
Sequestro de meninas cristãs é arma de jihadistas no Egito
O objetivo dos extremistas é enfraquecer a minoria copta e criar uma sociedade islâmica homogênea
As meninas cristãs são sequestradas e depois preparadas para se tornarem muçulmanas no Egito (foto representativa)
A desigualdade entre homens e mulheres começa na infância. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia de 11 de outubro como o Dia Internacional da Menina. Quando as garotas são de alguma minoria religiosa, como a cristã, a situação de vulnerabilidade pode ainda ser pior. A especialista em perseguição da Portas Abertas, Helene Fisher explica que esse tipo de hostilidade afeta diretamente o futuro da jovem. “Em contextos de severa repressão religiosa, as desigualdades e a violência com que as adolescentes crescem regularmente também são usadas para colocar em risco a liberdade e o futuro das meninas cristãs por causa da fé”.
No Egito, Lisa Romani Mansi foi uma das vítimas da violência. Ela tinha 17 anos quando desapareceu num bairro de Cairo. Desde novembro de 2019, ela nunca mais foi vista e as investigações policiais não tiveram resultado. Sadiya Amos tinha a mesma idade de Lisa quando foi sequestrada por extremistas islâmicos na Nigéria. Ela ficou presa e foi obrigada a se converter ao islã, mas conseguiu escapar.
Guerra “santa” contra adolescentes cristãs
O caso de Lisa é um dos exemplos do relatório “Jihad do útero: Tráfico de mulheres e meninas coptas no Egito”. O documento foi elaborado pela organização Coptic Solidarity e revela como o desaparecimento forçado de meninas coptas é algo generalizado no país. O processo começa com os sequestros das menores, depois são coagidas a se converterem ao islã e a casarem com muçulmanos. Neste período, elas são doutrinadas a respeito da superioridade do islamismo. Este método é eficaz principalmente se a adolescente é de área rural e não tem acessos à boa educação e igrejas.
Em 2017, um ex-sequestrador contou a Portas Abertas como eram planejados a captura das meninas cristãs. “Um grupo se reúne em uma mesquita para discutir potenciais vítimas. Eles ficam de olho nas casas dos cristãos e monitoram tudo o que está acontecendo. Com base nisso, eles fazem os planos “. O homem também disse que eles recebem muito dinheiro por isso, e que em muitas situações a polícia ajuda, e também é recompensada financeiramente.
A pesquisa ainda indica que os atos contra as garotas cristãs não se limitam apenas em aliciamento sexual, mas faz parte de um projeto político para enfraquecer a minoria religiosa e promover o crescimento de uma sociedade islâmica homogênea. Para que esses objetivos sejam atingidos, os sequestradores se aproveitam das normas sociais e das leis que não impedem que as capturas aconteçam.
Pedidos de oração
- No Dia Internacional da Menina, ore para que o Senhor guarde as adolescentes cristãs em países onde há forte extremismo religioso, como Egito e Nigéria.
- Clame para que os governantes desses países criem leis que dificultem esse tipo de crime e punam severamente os culpados.
- Ore pela libertação das adolescentes que estão sob o poder de extremistas, que elas sejam consoladas por Deus e consigam voltar para os antigos lares.
Fonte: Portas Abertas
Depois de Muitos Dias
Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Ec. 11:1.
Em 1568, quando a rainha Maria da Escócia fugiu para a Inglaterra, levou consigo um colar de raras pérolas negras. Dezenove anos mais tarde, quando foi executada, o ornamento desapareceu. O governo britânico ordenou uma busca, mas o colar jamais foi encontrado. Depois de muito tempo e considerável esforço, teve de ser suspensa a busca, mas o caso não foi esquecido.
Mais de 350 anos depois, duas mulheres americanas, viajando pela Grã-Bretanha, entraram numa velha loja de presentes à procura de uma lembrancinha para levar para casa. O encarregado da loja mostrou-lhes um colar de contas pretas encardidas, que ele ofereceu por um xelim (vigésima parte da libra). As senhoras o adquiriram e o levaram a um joalheiro, para que limpasse as continhas.
Vários dias mais tarde, quando as mulheres passaram por lá para retirar o “souvenir”, um representante do governo britânico informou-lhes que as contas constituíam o colar da Rainha Maria, perdido fazia tanto tempo. Para reavê-lo, o governo pagou às senhoras a quantia de cinco mil libras esterlinas.