BOLETIM INFORMATIVO

Palavra Pastoral

A intercessão do povo de Deus

A Bíblia refere-se constantemente às orações intercessoras da Igreja e registra numerosos exemplos de orações notáveis e poderosas.

No AT, os líderes do povo de Deus, tais como os reis (1Cr 21.17; 2Cr 6.14-42), profetas (1Rs 18.41-45; Dn 9) e sacerdotes (Ed 9.5-15; Jl 1.13; 2.17,18), deviam ser exemplos na oração intercessora em prol da nação. Exemplos marcantes de intercessão no AT, são as orações de Abraão em favor de Ismael (Gn 17.18) e de Sodoma e Gomorra (Gn 18.23-32), as orações de Davi em favor dos seus filhos (2Sm 12.16; 1Cr 29.19), e as de Jó, também em favor dos filhos (Jó 1.5).

Na vida de Moisés, temos o exemplo supremo no AT, quanto ao poder da oração intercessora. Em várias ocasiões ele orou intensamente para Deus alterar a sua vontade, mesmo depois de o Senhor declarar-lhe aquilo que Ele já resolvera executar.

Por exemplo, quando os israelitas se rebelaram e se recusaram a entrar em Canaã, Deus falou a Moisés que iria destruí-los e fazer de Moisés uma nação maior (Nm 14.1-12). Moisés, então, levou o assunto ao Senhor em oração e implorou a favor dos israelitas (Nm 14.13-19); no fim da sua oração, Deus lhe disse: “Conforme a tua palavra, lhes perdoei” (Nm 14.20; ver também Êx 32.11-14; Nm 11.2). Outros poderosos intercessores do AT são: Elias (1Rs 18.21-26; Tg 5.16-18), Daniel (Dn 9.2-23) e Neemias (Ne 1.3-11).

 O NT apresenta, ainda, outros exemplos de orações intercessoras. Os evangelhos registram também como os pais e outras pessoas intercediam com Jesus em favor dos seus entes queridos.

Os pais rogavam a Jesus para que curasse seus filhos doentes (Mc 5.22-43; Jo 4.47-53); um grupo de mães pediu que Jesus abençoasse seus filhos (Mc 10.13); e a mãe de Tiago e João intercedeu diante de Jesus em favor deles (Mt 20.20,21). Mas certo homem de posição implorou, pedindo a cura de seu servo (Mt 8.6-13),

A Igreja do NT intercedia constantemente pelos fiéis. Por exemplo, a Igreja de Jerusalém reuniu-se a fim de orar pela libertação de Pedro da prisão (At 12.5, 12). A igreja de Antioquia orou pelo êxito do ministério de Barnabé e de Paulo (At 13.3). Tiago ordena expressamente que os presbíteros da Igreja orem pelos enfermos (Tg 5.14), e que todos os cristãos orem “uns pelos outros” (Tg 5.16; Hb 13.18,19). Paulo vai mais além, e pede que se faça oração em favor de todos (1Tm 2.1-3).

O apóstolo Paulo, quanto à intercessão, merece menção especial. Vez por outra fala das suas orações intercessoras (Ef 1.16-18; 3.14-19; 1Ts 3.11-13). Em muitas das suas epístolas, discorre a respeito das suas próprias orações em favor de várias Igrejas e indivíduos (Rm 1.9,10; 2Co 13.7). Ao mesmo tempo, também pede as orações das Igrejas por ele, pois sabe que somente através dessas orações é que o seu ministério terá plena eficácia (Rm 15.30-32; 2Co 1.11).

Perguntas:

1. Você pensa, age e se programa como intercessor? (1 Pedro 3:12)

2. Você tem se colocado na brecha da sua família, sua Igreja e sua nação? (Apocalipse 5:8)

3. No mundo espiritual, você faz a diferença? (Tiago 5:16)

 

Bíblia diária

2ª feira – Ct. 01, 02, 03

3ª feira – Ct. 04, 05, 06

4ª feira – Ct. 07, 08

5ª feira – Is. 01, 02, 03

6ª feira – Is. 04, 05, 06

Sábado – Is. 07, 08, 09

Domingo – Is. 10, 11, 12

Período atual: Trigésima segunda semana

 

Missões e o mundo

Casas de cristãos são incendiadas na Índia – O conflito começou a partir de uma disputa por terras no estado de Manipur

Casas e igrejas em vilarejo cristão foram destruídas pelo fogo na Índia

Duas vilas no estado de Manipur, Índia, foram atingidas por uma disputa de terras no dia 17 de março. O saldo dos conflitos foi mais de 150 casas, uma escola e 10 veículos incendiados na aldeia de Chassad. O governo local providenciou uma ajuda às famílias que estão sem moradia e alimentação, mas os esforços não são suficientes para suprir as necessidades das pessoas de maioria cristã.

O conflito é resultado de uma disputa de terras entre as vilas de Sampui e Chassad. Os moradores do segundo vilarejo praticavam cultivo nas terras do primeiro. Apesar de avisos e ameaças, o trabalho continuou. Então, após um incêndio do cultivo, os moradores de Sampui foram considerados responsáveis pelo incidente e tiveram o novo posto de petróleo em construção também destruído pelas chamas.

A situação foi agravada quando a estrada entre as cidades de Ukhrul e a vila de Kamjung ficou bloqueada. Os moradores do vilarejo tentaram impedir a ação e foram agredidos, alguns precisaram ser levados ao hospital local. Após os confrontos, quase toda a vila de Chassad foi incendiada. De acordo com os moradores, as autoridades policiais das vilas envolvidas não tomaram atitudes para interromper a onda de violência. Chassad, que foi mais afetada pelo fogo, não possui uma delegacia.

Pedidos de oração

  • Interceda para que a paz de Deus esteja no coração de todos os cristãos dessas vilas. Que eles sejam pacificadores e sejam supridos nas necessidades de abrigo e alimento.
  • Clame para que as autoridades responsáveis tomem posição e tenham discernimento para aplicar medidas que diminuam a onda de violência.
  • Ore pelas pessoas que estão no hospital, que elas tenham a saúde restabelecida, assim como a mente e o coração também.

Fonte: Portas Abertas

Resgatar os que Perecem

Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma. … Estou nas profundezas das águas, e a corrente me submerge. Estou cansado de clamar. Sl. 69:1-3.

Nunca me esquecerei do dia 13 de janeiro de 1982. Naquela época, nossa família morava em Beltsville, Estado de Maryland. Já fazia horas que estava nevando, quando ligamos a televisão para saber a previsão do tempo para a região de Washington. De repente, a previsão meteorológica foi interrompida pela assustadora notícia de que um avião de passageiros da Air Florida havia caído no rio Potomac, logo após a decolagem do Aeroporto Nacional de Washington. Não chegamos a ver o que aconteceu depois, mas ficamos sabendo mais tarde.

Larry Skutnick, um homem de 28 anos de idade, observava as pessoas que num helicóptero tentavam resgatar a aeromoça Prescilla Tirado, que se debatia na água, em perigo de afogar-se. Por duas vezes ela deixara escapar a corda que lhe haviam lançado. Vendo que as forças dela estavam no fim, Skutnick tirou sua jaqueta e as botas, saltou para dentro da água gelada e nadou quase trinta metros até alcançá-la e arrastá-la para um lugar seguro.

Após o resgate, a mídia perguntou a Skutnick o que o havia motivado a arriscar a própria vida para salvar aquela moça. Skutnick respondeu modestamente: “Poderia ser qualquer um. Simplesmente aconteceu que eu estava lá. Já estava lá por um bom tempo, mas ninguém entrava na água. Isso é algo que nunca pensei em fazer, mas ao olhar para trás, acho que o fiz justamente por não ter pensado. Alguém precisava entrar na água, e aconteceu que fui eu.”

O salmista, debatendo-se no mar da vida, sentiu a coragem falhar e clamou a Deus por socorro. Aquele que observa a queda de um pardal, ouviu o clamor. Ele é tocado por nossas tristezas, e até mesmo a expressão delas Lhe comove o grande coração de infinito amor. Não há em nossa vida nenhum capítulo demasiado obscuro para que o possa ler; perplexidade alguma por demais intrincada para que a possa resolver. Não é nenhuma surpresa, portanto, que Davi tenha concluído o salmo com uma nota triunfante. “Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-Lo-ei com ações de graça.”

A que Deus maravilhoso servimos! Com frequência, Ele salva pecadores em perigo de vida, usando-nos como instrumento para Lhe cumprir os propósitos.

 

Feliz aniversário

23/mai – Thiago Marinho

24/mai – Ana Roseli Siqueira

31/mai – Paulo Pereira