BOLETIM INFORMATIVO

Palavra Pastoral

Onde está o poder da sua oração?

Êx. 33.15 ao 17- Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.  Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso, não é por andares tu conosco, e separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que há sobre a face da terra? Então, disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome.

Deus tornou claro que as orações de Moisés pelos israelitas eram eficazes por causa do seu relacionamento obediente com o Senhor, e da sua lealdade a Ele. Por outro lado, o salmista declara que se abrigarmos o pecado em nossas vidas, o Senhor não atenderá às nossas orações (Sl 66.18; Tg 4.5).

Eis a razão principal porque o Senhor não atendia às orações dos israelitas idólatras e ímpios (Is 1.15). Mas se o povo de Deus arrepender-se e voltar-se dos seus caminhos ímpios, o Senhor promete voltar a atendê-lo, perdoar seus pecados e sarar a sua terra (2Cr 7.14 e  Lc 18.14). Note que a oração do sumo sacerdote pelo perdão dos pecados dos israelitas no Dia da Expiação não seria atendida, se antes o seu próprio estado pecaminoso não fosse purificado.

Finalmente, para uma oração eficaz, precisamos ser perseverantes. É essa a lição principal da parábola da viúva importuna (Lc 18.1-7). A instrução de Jesus: “Pedi… buscai… batei”, ensina a perseverança na oração (ver Mt 7.7,8). O apóstolo Paulo também nos exorta à perseverança na oração (1Ts 5.17).

Os santos do AT também reconheciam esse princípio. Por exemplo, foi somente enquanto Moisés perseverava em oração com suas mãos erguidas a Deus, que os israelitas venciam na batalha contra os amalequitas (Êx 17.11).  Depois de Elias receber a palavra profética de que ia chover, ele continuou em oração até a chuva começar a cair (Ex. 18.41-45). Numa ocasião anterior, esse grande profeta orou com insistência e fervor, para Deus devolver a vida ao filho morto da viúva de Sarepta, até que sua oração foi atendida.

Princípios

Quais são os princípios da oração eficaz?

a) Para orarmos com eficácia, devemos louvar e adorar a Deus com sinceridade (Sl 150);

b) Intimamente ligada ao louvor, e de igual importância, vem a ação de graças a Deus (Fp 4.6);

c) A confissão sincera de pecados conhecidos é vital à oração da fé (Tg 5.15);

d) Deus também nos ensina a pedir de acordo com as nossas necessidades, segundo está escrito em Tiago: deixamos de receber as coisas de que precisamos, ou porque não pedimos, ou porque pedimos com motivos injustos (Tg 4.2,3; Sl 27.7-12;);

e) Devemos orar de coração pelos outros, especialmente a oração intercessória.

Perguntas:

1. Você estaria disposto a iniciar uma nova vida, onde você começaria a buscar em oração e na palavra, o direcionamento do Senhor com total clareza? Assim, só tomaria decisões se Deus respondesse, e enquanto não respondesse você aguardaria?

2. Você sabia que saber esperar é uma atitude de fé? (Salmos 40 todo)

3. Nesse novo relacionamento com o Senhor, terá que aprender o que significa ter confiança e paciência. Você é ansioso? (1 Pedro 5. 6 ao 9)

Dízimos e ofertas

Banco Santander – Ag. 3071 – c/c 13000243-6 – CNPJ 01.075.135/0001-89

 

Bíblia diária

2ª feira – Sl. 119:01-24

3ª feira – Sl. 119:25-48

4ª feira – Sl. 119:49-72

5ª feira – Sl. 119:73-96

6ª feira – Sl. 119:97-120

Sábado – Sl. 119:121-144

Domingo – Sl. 119:145-176

Período atual: Vigésima oitava semana

 

Missões e o mundo

Igreja Perseguida faz a diferença em meio à crise da COVID-19

Veja como os cristãos perseguidos aproveitam o momento de crise para fazer o bem aos vizinhos

Além de enfrentar a hostilidade por causa da fé em Jesus, os cristãos perseguidos agora precisam se posicionar contra a COVID-19

A Portas Abertas contou como os cristãos perseguidos estão enfrentando as mudanças em tempos de COVID-19. Na China, onde surgiu o coronavírus, os cultos passaram a ser on-line e diários. E a aproximação dos irmãos ficou mais sólida, já que todos tinham mais tempo para se dedicar ao relacionamento com Deus e uns com os outros. Da Coreia do Norte não há dados oficiais, mas estima-se que se a doença chegar até o país numero 1 em hostilidade aos cristãos na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2020, não haverá condições para socorrer a população.

A COVID-19 no continente africano

Na África Subsaariana, o coronavírus já estava sendo esperado, já que foi constante o contato com chineses. A região que enfrentava os ataques de grupos extremistas como o Boko Haram, tinha algo a mais com que se preocupar. Líderes mundiais, como o gerente do Programa de Operações de Emergência da Organização Mundial da Saúde para a África, Michel Yao, manifestou a preocupação com o continente por causa da deficiência dos sistemas de saúde. “Será uma grande luta, porque os serviços de saúde estão bastante sobrecarregados para lidar com doenças em curso, como malária e sarampo, e o atual surto de Ebola”, disse Yao em entrevista ao The New York Times.

A situação na região foi agravada pela falta de unidades de terapia intensiva em hospitais em regiões mais distantes das capitais. Porém, uma das medidas para tentar conter a COVID-19 foi a restrição de locomoção a países de alto risco como Itália, Irã, Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, França, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e China.

Fortalecendo a Igreja Perseguida em tempos de COVID-19

As atividades das Portas Abertas tiveram que ser adaptadas nos locais onde os governos aplicaram a quarentena. Na Ásia Central, o evangelista Ilmur*, que percorria as vilas levando a mensagem do evangelho, precisou interromper as viagens. Uma saída encontrada foi capacitar os cristãos locais para dar o devido apoio aos que são novos na fé.

Na Colômbia, o abrigo para filhos de cristãos perseguidos também está em isolamento social. As aulas passaram a ser via internet e as visitas foram suspensas até que as autoridades locais autorizem a volta à normalidade. Todo cuidado com as crianças e adolescentes foi bem-vindo. “Um grande número de pessoas que vive em nosso centro vem de comunidades indígenas, e isso é algo que os torna vulneráveis à doença porque eles têm um sistema imunológico fraco e suas defesas são muito baixas”, disse o líder do projeto à Portas Abertas.

A crise também chegou à Síria, porém os números informados pelas autoridades são pequenos. Apesar disso, a preocupação foi grande no país número 11 na LMP, já que ainda enfrenta os reveses da guerra em curso há nove anos. Segundo Elias*, um cristão local que trabalha em uma organização parceira da Portas Abertas, a imunidade da população é baixa. “Durante anos, muitos sírios não foram capazes de consumir alimentos saudáveis. Os médicos na Síria veem que muitos são vulneráveis às doenças sazonais por causa disso. Isso inclui o coronavírus”, refletiu.

Muitas das pessoas que estão na Síria adquiriram doenças por causa dos estresses da guerra, como diabetes e hipertensão. O cuidado com os idosos é precário, já que o número de profissionais jovens que foram para outros países é alto. Outro ponto que agrava a situação é a falta de água e de itens de higiene básica.

A Portas Abertas no Brasil continua trabalhando para engajar mais pessoas na causa da Igreja Perseguida. Mesmo distantes, os colaboradores do escritório em São Paulo trabalham de casa para que os cristãos brasileiros e da América Latina continuem a receber informações das ações de Deus em todo mundo. O secretário-geral Marco Cruz escreveu uma carta para todos os irmãos e parceiros convidando a todos para manter a esperança viva em Cristo e o apoio aos cristãos perseguidos em todo o mundo.

Uma das medidas tomadas foi dar acesso ao conteúdo da Revista Portas Abertas de abril a todos através do site. A campanha da mala direta também estará disponível em ambiente virtual. Infelizmente, algumas visitas às igrejas foram canceladas e outras adiadas. Mas a confiança na soberania de Deus em meio à crise da COVID-19 continua inabalada. Continue conosco nesta caminhada para fortalecer a Igreja Perseguida ao redor do mundo. Temos transmissão ao vivo (live) toda sexta-feira, às 19h, no nosso canal do Instagram. Junte-se a nós para orar e ouvir aquilo que Deus tem para a igreja no Brasil e nos países da Lista Mundial da Perseguição.

Seja #UmComEles!

Apesar da COVID-19 ter mudado a rotina de boa parte do mundo, a perseguição aos cristãos ainda é real. Nos meses onde há celebrações como Natal e Páscoa, as tensões aumentam. Em 2019, durante as comemorações da ressureição de Cristo, sete homens-bomba atacaram igrejas e hotéis, matando 259 cristãos e ferindo 500, no Sri Lanka. A Portas Abertas convida você a fazer parte da campanha #UmComEles, onde os afetados pelos ataques recebem ajuda com as necessidades básicas durante 5 meses. Apoie esta causa!

*Nomes alterados por segurança.

Fonte: Portas Abertas

Metamorfose

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm. 12:2.

A expressão traduzida como “transformai-vos”, em nosso texto, vem da palavra grega metamorphoo, “mudar, transfigurar, alterar na aparência”. Nossa palavra “metamorfose” é derivada dessa raiz grega. Uma das definições de metamorfose é “uma mudança acentuada que tem a ver com desenvolvimento, na forma ou estrutura de um animal (como uma borboleta ou rã), e que ocorre após o nascimento”.

Minha esposa e eu gostamos de jardinagem, mas a menos que tomemos cuidado, certas criaturas que passam por metamorfose arruínam aquilo que plantamos. A natureza delas é assim. São chamadas lagartas. A maioria das pessoas despreza essas criaturas destruidoras e rastejantes. Mas quando uma lagarta passa pela metamorfose, sua natureza se altera e ela emerge da crisálida como uma linda borboleta.

Nos primeiros séculos da era cristã, a borboleta era usada como símbolo da ressurreição. A idéia era a seguinte: assim como a natureza da lagarta se transforma pelo processo da metamorfose, assim também aqueles que morrem em Cristo serão transformados de mortais para imortais pela ressurreição na Segunda Vinda (I Co. 15:51-53).

Há um clube exclusivo na América, chamado Clube Lagarta; admite somente pessoas que tenham sobrevivido à queda de um avião, sem pára-quedas, e que tenham vivido para contar a história. Seus membros crêem que receberam uma segunda oportunidade para viver; e não é surpreendente que a lagarta seja o símbolo de sua “nova vida”.

A Bíblia ensina que o povo de Deus passará por uma metamorfose por ocasião da Segunda Vinda. Se quisermos experimentar essa mudança, precisamos primeiro experimentar a metamorfose da conversão – a transformação que ocorre quando o Espírito Santo entra em nossa vida e nos torna novas criaturas em Cristo. Em ambos os casos, é o poder de Deus que entra em ação. Alguns chamam essa energia transformadora de “o poder da ressurreição” (ver Fp. 3:10).

Todos nós precisamos desse poder hoje!

 

Feliz aniversário

01/abr  Israel Moura

03/abr  Israel Basílio

04/abr  Cristiane Cardoso

06/abr  José Roberto Ramos

12/abr  Ricardo Henrique Alves

13/abr  Karoline Pires

16/abr  Lorrana  de Oliveira

17/abr  Renata Oliveira

17/abr  Daniela Antunes

19/abr  Douglas  Felizardo

24/abr  Walmir Moreira

25/abr  Amanda Xavier da Silva

26/abr  Carla Pinheiro Lobo

26/abr  Elizete Aparecida

28/abr  Aline Moreira

29/abr  Ademilton Cruz