Palavra Pastoral
Os filhos de Deus devem amar a justiça
“Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros” – 1Jo. 3. 7 ao 11
A plenitude da revelação do novo conserto em Jesus Cristo acresce mais uma razão para a esperança inabalável em Deus. Para o crente, o Filho de Deus veio para destruir as obras do diabo, que é o “deus deste século” (2Co. 4.4; Gl. 1.4; Hb. 2.14; 1Jo. 5.19).
Jesus, ao expulsar demônios durante o seu ministério terreno, demonstrou seu poder sobre Satanás. Além disso, pela sua morte e ressurreição, Ele esmagou o poder de Satanás (Jo. 12.31) e demonstrou o poder do reino de Deus.
Não é de se estranhar, portanto, o que Pedro exclama a respeito da nossa esperança: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1Pe. 1.3).
Jesus é, pois, chamado nossa esperança (Cl. 1.27; 1Tm. 1.1); e devemos depositar Nele a nossa esperança, mediante o poder do Espírito Santo.
A Palavra de Deus é a terceira base da esperança. Deus revelou sua Palavra através dos profetas e apóstolos no passado; Ele os inspirou pelo Espírito Santo para escreverem isentos de erros (2Tm. 3.16; 2Pe. 1.19-21). Pelo fato de que sua eterna Palavra permanece firme nos céus (Sl. 119.89), podemos depositar nossa esperança nessa Palavra (Sl. 119.49, 74, 81, 114, 147; At. 26.6; Rm. 15.4). De fato, tudo quanto sabemos a respeito de Deus e de Jesus Cristo, vem da revelação infalível das Sagradas Escrituras.
Perguntas:
1) Para acreditarmos plenamente no Senhor, importa crer fielmente em sua palavra. Mediante a isso, o que a palavra de Deus é pra você? (Hebreus 4:12)
2) O que você precisa para vencer suas guerras? (Filipenses 2:5 ao 11)
3) A palavra de Deus te traz esperança? (Romanos 10:17)
Bíblia diária
2ª feira – Mq. 04, 05
3ª feira – Mq. 06, 07
4ª feira – Na. 01, 02, 03
5ª feira – Hc. 01, 02, 03
6ª feira – Sf. 01, 02, 03
Sábado – Ag. 01, 02
Domingo – Zc. 01, 02, 03
Período atual: Quadragésima terceira semana
Missões e o mundo
A perseguição aos cristãos na Colômbia
Os principais tipos de perseguição enfrentados estão relacionados à corrupção, crime organizado e antagonismo étnico
A maior pressão aos cristãos vem dos membros de suas comunidades
Com 62 pontos, a Colômbia se classificou em 41° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2020. O país subiu 4 pontos comparado ao ano anterior mantendo a tendência de aumento dos últimos três períodos de pesquisa. Os fatores mais significativos para o aumento foram a presença do Exército de Libertação Nacional (ELN) e o reagrupamento das FARC junto à presença de outros grupos criminosos em um contexto sociopolítico instável que causou pressão e destruição.
A média de pressão aos cristãos na Colômbia permanece em um nível alto, aumentando de 9 pontos no ano anterior para 9,4. Isso é principalmente devido à pressão de criminosos e grupos étnicos. Todas as esferas da vida marcaram acima dos 7,8 pontos dentro do limite de 16,7 pontos e essa pressão é alta em todos os níveis. A pressão é mais alta na comunidade, com 11,9 pontos.
A pontuação para violência é extrema. Ela passou de 12,5 pontos no ano anterior para 15 pontos. A razão está relacionada ao aumento de cristãos mortos e prédios de igreja atacados como consequência da inefetividade da implementação do Acordo de Paz com as FARC.
Em geral, o aumento mais significativo na pressão é visto na vida privada e nação. Isso é devido ao contexto de violência e insegurança em vários níveis, envolvendo, por exemplo, grupos criminosos em áreas sem controle do governo, unidades de combate das FARC sendo reestabelecidas, e novos grupos criminosos emergindo. O aumento na pressão também é influenciado pela perseguição aos cristãos em comunidades indígenas por meio do antagonismo étnico e pelo aumento da oposição, na sociedade em geral, mas também em algumas autoridades do governo, para manifestações públicas da fé cristã.
A pressão na família e comunidade tem sido relativamente estável, o que significa que, ao revelar a fé, os cristãos continuam enfrentando desafios significativos das autoridades locais e cidadãos na vizinhança.
As pontuações para violência mostram um aumento progressivo durante os últimos 4 anos. Isso é resultado de atrasos e falhas na complexa implementação do Acordo de Paz, bem como o ressurgimento de grupos criminosos e guerrilhas em locais abandonados pelas FARC, além da violenta repressão contra convertidos cristãos em comunidades indígenas.
Pedidos de oração
– Ore por sabedoria para a igreja em como responder aos desafios da política nacional, dadas as incertezas do Acordo de Paz e as divisões de correntes políticas entre direita e esquerda.
– Grandes áreas do país estão sob controle de organizações criminosas, cartéis de drogas, revolucionários e grupos paramilitares. Peça por cura e paz, já que os cristãos são muito vulneráveis.
– Peça por paz e esperança para cristãos que são ameaçados por grupos criminosos e guerrilhas.
Fonte: Portas Abertas
Lições dos Pássaros
Por acaso foi a sua inteligência que ensinou o falcão a voar em direção ao sul? Jó 39:26.
A migração das aves é um exemplo das providências de Deus em favor de melhores condições de vida e abastecimento. Calcula-se que uns dez bilhões de pássaros se envolvam em vôos migratórios. Aqui estão alguns exemplos notáveis: o maçarico do Alasca voa milhares de quilômetros sobre o Oceano Pacífico até às ilhas do Havaí. Um papa-figo de Baltimore foi reconhecido como tendo viajado até à América do Sul e retornado para a mesma árvore em Nova Iorque. A tarambola dourada voa 4.000 quilômetros de Newfoundland até a Colômbia, no outono. Uma espécie de picanço cobre os 5.600 quilômetros da Ásia Central até à África Central.
A andorinha-do-mar do Ártico tem um dos mais longos padrões de migração entre as aves. Ela voa do Círculo Ártico até à Antártica no fim do verão, uma distância de uns 17.000 quilômetros. Retoma o vôo da Antártica ao Ártico na primavera seguinte, gastando aproximadamente dois meses em cada viagem.
Os pombos-correios têm a capacidade de orientar-se em relação com o sol e o ninho de origem. Mas em dias nublados, utilizam células especiais em seus olhos, as quais são sensíveis ao campo magnético da terra.
Jeremias fala de vários outros tipos de aves com instintos migratórios. Diz ele: “A cegonha, a rola, a andorinha e o grou sabem exatamente quando devem voar para outras terras por causa do inverno; também sabem a hora de voltar. Mas o Meu povo não respeita as leis do Senhor.” Jr. 8:7
Os seres humanos têm menos instintos naturais do que as aves. Mas o Criador implantou em nós algo que Ele não concedeu aos pássaros ou a qualquer outro animal: a faculdade moral da escolha. A razão pela qual Ele o fez foi para que nosso amor por Ele brotasse livremente, por apreciarmos o Seu caráter de amor. Somente esse tipo de amor compensa.
Israel cometeu um trágico erro quando se recusou a aceitar a lei de amor de Deus. Você e eu podemos aprender com o erro deles.