“Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará.” (Oséias 6:1)
O livro de Oséias nos apresenta um forte chamado ao arrependimento. Mesmo disciplinando o Seu povo por causa do pecado, Deus revela o Seu desejo de curar, restaurar e reconduzir queles que se voltam para Ele. Nós também estamos em constante formação. Desde o ventre, passando pela infância e por todas as fases da vida, somos marcados pelas experiências que vivemos. Mas, quando entregamos nossa vida ao Senhor, o Espírito Santo continua esse processo, moldando nosso caráter segundo a vontade de Deus.
A pergunta é: o que temos nos tornado?
O arrependimento verdadeiro marca o início de uma nova etapa em nossa caminhada com Deus.
“Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.” (Oséias 6:2)
Quando nos arrependemos, Deus muda a nossa rota e nos conduz para uma nova vida.
“Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR; como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3)
O genuíno arrependimento produz uma vida espiritual renovada. À medida que conhecemos melhor o Senhor, experimentamos Sua presença de forma cada vez mais profunda.
A Palavra compara essa ação de Deus à chuva que rega a terra. Frequentemente, a água é apresentada nas Escrituras como símbolo da atuação do Espírito Santo (João 7:37–39; Salmos 1:3).
A chuva temporã, que caía no tempo do preparo do solo e da semeadura, simboliza a obra do Espírito Santo no Antigo Testamento. Já a chuva serôdia, que vinha no tempo da colheita, aponta para a atuação do Espírito Santo no período da Igreja.
O capítulo 6 de Oséias nos ensina que Deus não deseja apenas que abandonemos o pecado, mas que prossigamos em conhecê-Lo. O arrependimento abre o caminho para uma vida de intimidade com o Senhor, permitindo que Ele restaure aquilo que foi ferido e produza frutos em nossa caminhada.
Perguntas para reflexão em célula:
1. Jesus é, de fato, o Senhor da sua vida, ou você apenas crê n’Ele mas ainda tem dificuldade em obedecer à Sua Palavra?
2. Você tem buscado conhecer melhor o Senhor Jesus e crescer em intimidade com Ele?
3. Quem é Jesus para você?

➜ O que há de novo?




DISCERNINDO ESPÍRITOS ENGANADORES
“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.” (Atos 16:16)
Esse texto acontece em Filipos, quando Paulo de Tarso e Silas estavam estabelecendo a igreja. No caminho da oração, aparece uma jovem possessa por um espírito maligno. Isso nos ensina que, muitas vezes, no caminho da intimidade com Deus, há confrontos espirituais.
1. “Indo nós à oração”: O confronto espiritual começou no caminho da oração. Isso mostra que a oração é território de guerra espiritual. Quanto mais alguém busca a Deus, mais precisa de discernimento. “Porque não temos que lutar contra carne e sangue…” (Efésios 6:12) “Orai, para que não entreis em tentação.” (Lucas 22:40) “Perseverai em oração…” (Colossenses 4:2) Quem vive em oração precisa viver em vigilância.
2. “Uma jovem que tinha espírito de adivinhação”: No original, esse espírito está ligado ao espírito de Pitom, relacionado à falsa revelação e ao engano. O detalhe importante é que ela dizia coisas verdadeiras em alguns momentos (Atos 16:17), mas a fonte era demoníaca. Nem toda manifestação espiritual vem de Deus. “Não creiais em todo espírito, mas provai…” (1 João 4:1) “Surgirão falsos cristos e falsos profetas…” (Mateus 24:24) “Satanás se transforma em anjo de luz.” (2 Coríntios 11:14) Nem tudo o que parece espiritual é santo.
3. “Adivinhando”: A adivinhação aqui é uma imitação da revelação divina. O diabo imita para confundir. Deus revela para libertar; espíritos enganadores aparentam revelar para aprisionar. Por isso, Deus condena toda prática ocultista. “Não se achará entre ti… quem pratique adivinhação…” (Deuteronômio 18:10-12) “Acaso não consultará o povo ao seu Deus?” (Isaías 8:19) “Não vos voltareis para os adivinhadores.” (Levítico 19:31) Toda fonte de direção fora de Deus é perigosa.
4. “Dava grande lucro aos seus senhores”: O espírito maligno alimentava um sistema de exploração. Muitas vezes, espíritos enganadores se associam à ganância, à manipulação e ao controle. Onde Deus liberta, o sistema que lucra com a escravidão se incomoda. “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.” (1 Timóteo 6:10) “O ladrão vem para roubar…” (João 10:10) “Os seus sacerdotes ensinam por interesse…” (Miquéias 3:11) O engano espiritual muitas vezes anda junto com interesses humanos.
Sobre espíritos enganadores na Bíblia: A Bíblia fala claramente sobre isso. “Nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores…” (1 Timóteo 4:1) “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás…” (2 Tessalonicenses 2:9-10) “São espíritos de demônios, operadores de sinais.” (Apocalipse 16:14) “Acautelai-vos dos falsos profetas.” (Mateus 7:15)
Como discernir? A Bíblia apresenta três filtros: Pela Palavra (Isaías 8:20). Pelo fruto (Mateus 7:16). Pelo testemunho de Cristo (1 João 4:2). A jovem de Atos 16 nos mostra que o inimigo pode usar até palavras aparentemente corretas para tentar se infiltrar. Mas Paulo de Tarso discerniu a origem. O grande perigo não é apenas a mentira evidente, mas a verdade misturada com engano.
Aplicação prática: Nem toda voz que fala de Deus vem de Deus. Por isso, o discernimento espiritual é essencial para quem deseja andar na verdade.
➜ Envolva-se!






➜ Agenda:
AGOSTO 2026
| 09/ago DOM 08h Momento de Intercessão 18h Ensaio Ministério de Louvor 18h Momento de Intercessão 19h Culto Dominical Dia dos Pais – 2º Domingo de Agosto |
| 10/ago SEG 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 17h Projeto Gerações em Movimento 18h Projeto Gerações em Movimento |
| 11/ago TER 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 16h Aulas de Vagonite 17h Projeto Gerações em Movimento 18h Projeto Gerações em Movimento 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 12/ago QUA 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 17h Projeto Gerações em Movimento 18h Projeto Gerações em Movimento 19h Ensaio BlessArt Kids 19h Ensaio BlessArt Teens 20h Ensaio BlessArt 20h Ensaio Ministério de Louvor 20h Ensaio RevivArt |
| 13/ago QUI 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 16h Aulas de Vagonite 17h Projeto Gerações em Movimento 18h Projeto Gerações em Movimento 19h Momento de Intercessão 20h Culto (dirigido pela Rede de Mulheres – 2ª quinta-feira) |
| 14/ago SEX |
| 15/ago SAB 08h30 Manhã da Renovação Feriado Municipal / Católico – Padroeira da Cidade |
| 16/ago DOM 08h Momento de Intercessão 08h30 Café da Comunhão 09h Escola Bíblica Dominical 18h Ensaio Ministério de Louvor 18h Momento de Intercessão 19h Culto Dominical |
| 17/ago SEG 20h Aula de Reposição Novos Ramos |
| 18/ago TER 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 16h Aulas de Vagonite 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 19/ago QUA 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 19h Ensaio BlessArt Kids 19h Ensaio BlessArt Teens 20h Ensaio BlessArt 20h Ensaio Ministério de Louvor 20h Ensaio RevivArt |
| 20/ago QUI 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 16h Aulas de Vagonite 19h Aula de Reposição Novos Ramos 19h Momento de Intercessão 20h Culto (dirigido pela Rede de Casais – 3ª quinta-feira) |
| 21/ago SEX |
| 22/ago SAB |
| 23/ago DOM 08h Momento de Intercessão 08h30 Café da Comunhão 09h Escola Bíblica Dominical 18h Ensaio Ministério de Louvor 18h Momento de Intercessão 19h Culto Dominical – Domingo da Família |
| 24/ago SEG 20h Aula de Reposição Novos Ramos |
| 25/ago TER 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 16h Aulas de Vagonite 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 26/ago QUA 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 19h Ensaio BlessArt Kids 19h Ensaio BlessArt Teens 20h Ensaio BlessArt 20h Ensaio Ministério de Louvor 20h Ensaio RevivArt |
| 27/ago QUI 15h Projeto Gerações em Movimento 16h Projeto Gerações em Movimento 16h Aulas de Vagonite 19h Aula de Reposição Novos Ramos 19h Momento de Intercessão 20h Culto (dirigido pela Rede de Jovens – 4ª quinta-feira) |
| 28/ago SEX Congresso de Mulheres |
| 29/ago SAB 08h30 Manhã da Renovação Congresso de Mulheres |
| 30/ago DOM 08h Momento de Intercessão 08h30 Café da Comunhão 09h Escola Bíblica Dominical 18h Ensaio Ministério de Louvor 18h Momento de Intercessão 19h Culto Dominical (Culto Intensidade) |
| 31/ago SEG 20h Aula de Reposição Novos Ramos |
➜ Estudos Bíblicos

Aprofunde-se no Estudo da Palavra!
Quer crescer na fé e se aprofundar no conhecimento da Bíblia? Agora você tem à disposição um acervo com mais de 300 livros em PDF sobre estudo teológico, vida cristã e crescimento espiritual. Estamos disponibilizando esse material para todos os que desejam aprender mais sobre a Palavra de Deus e fortalecer sua caminhada com Cristo.
O acesso é gratuito e aberto a todos os membros da Comunidade Amai-vos. Navegue pelo conteúdo, explore diferentes temas e mergulhe no estudo da Bíblia de forma mais profunda!
Acesse agora e aproveite esse recurso especial!
➜ Equipe do Boletim Informativo
Alimento 1×3 / Palavra Pastoral / Alimento de célula – Pr. Paulo Pereira
Revisão: Dc. Mônica Pinheiro
Coluna de Missões: Prs. Francisco Oreiro e Ana Cláudia Domingues
Pesquisa, edição e design: Pr. Orlando Neto
➜ Anuncie no Boletim:
Para anunciar a programação do seu departamento nas mídias da Amai-vos, fale com a secretaria no WhatsApp (22) 99916-1071
Boletim impresso: envie seu anúncio até as 18h da terça-feira da semana de publicação.
Boletim digital: envie seu anúncio até as 18h da terça-feira da semana de publicação.
Datashow e Monitor (imagem): envie seu anúncio ou informações (formato .jpg) até as 18h da terça-feira.
Datashow (Video): envie seu anúncio (em vídeo) até as 18h da terça-feira.
Redes de Sociais e WhatsApp: publicamos no mesmo dia, caso já esteja pronto. Caso precise elaborar um anúncio, nos dê um prazo de três dias.


