LEITURA PARA ESSA SEMANA: Páginas 83 a 87 do livro “Revolucione sua Qualidade de Vida” de Augusto Cury
PROPÓSITO: Quebrar paradigmas, mudança de mente e aprender a tomar decisões com maturidade
TEXTO PARA MEDITAÇÃO: Colossenses 1:9 ―29, 1 Coríntios 2:9―16
Creio que o assunto de hoje mudará completamente a vida de muitos irmãos, principalmente os que buscam viver uma vida plena no Espírito. Mesmo quem ainda não esteja vivendo nesta plenitude, mas crê que o Senhor é poderoso para conduzí-lo a este crescimento espiritual, poderá desfrutar de um milagre visível em sua própria vida, pois precisamos crer que o Senhor é poderoso para operar em nossas vidas o novo nascimento. Esse novo nascimento não procede de nossos esforços, mas de um grande milagre de Deus sobre nossas vidas; pois uma criança não decide vir ao mundo por si mesma, mas é fruto da união de um homem e uma mulher, que também não têm a convicção de que naquele exato momento estarão gerando um novo ser, mas tudo acontece naturalmente, porque cada elemento genético cumpre o seu papel em todo esse processo.
Quanto ao nascer de novo, não será diferente, mas será necessário que sejamos expostos aos elementos transformadores. Pois assim como é necessário o homem se unir à mulher sexualmente ou através de mecanismos utilizados pela genética (unindo o espermatozóide ao óvulo), para que haja o nascimento de um novo ser, assim será com quem deseja nascer de novo. É necessário ser exposto aos elementos que produzem esse maravilhoso milagre.
Vejam estes textos:
João 3: 5-6 – Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Sabendo que onde se refere à água, entende-se também por palavra (leia João 15: 3). Por favor leiam Tiago 1: 16 ao 22 e Romanos 8: 14 ao 16.
Amados, precisamos ficar expostos à ação poderosa do Espírito Santo, através de uma vida de oração e submissão, continuadamente ouvindo e lendo a palavra de Deus, porque o Espírito e a palavra são os elementos que promovem o novo nascimento. Mas lembre-se, assim como existe todo um processo de fecundação e gestação, também precisamos ter paciência para que o grande milagre da vida de Deus se manifeste em nós, e para que possa se cumprir “Cristo em vós esperança da glória”.
Mas se não levamos uma vida de oração e não fizermos uso contínuo da palavra para nos guiar e nos orientar, certamente o milagre não virá e, dessa forma, estaremos na casa do Senhor dando trabalho, sendo uma pedra de tropeço na vida dos novos convertidos, e um fardo na vida dos líderes, pois estaremos sendo infrutíferos e improdutivos em nossos compromissos com as coisas de Deus. Pois enquanto não nascermos de novo, seremos sempre um corpo estranho na Igreja.
Portanto, o meu grande desafio para todos, inclusive eu mesmo, é que passemos mais tempo orando, buscando a ação poderosa do Espírito Santo, e passando mais tempo meditando na palavra de Deus. Assim, creio que o milagre do novo nascimento estará fluindo através de nossas vidas para os que perecem, pois pior que não nascer de novo é ser uma pedra de tropeço na vida daqueles que ainda não conhecem a Jesus.
Perguntas:
1. Davi disse que por sete vezes ao dia louvava a Deus. E você, tem um devocional diário? (Salmos 119: 164)
2. Você crê no milagre do novo nascimento? Pode falar de algo novo que você está vivendo? (Romanos 8: 2 ao 6)
3. Durante os cultos você busca a presença de Deus, ou não se esforça e apenas espera as coisas acontecerem? (Isaias 55: 6)




Dezembro 2024
| 15 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto da Família Abertura da agenda 2025 para os departamentos |
| 16 SEG 06h Consagração 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 17 TER 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 18 QUA 19h45 Ensaio do Ministério de Louvor 20h Ensaio BlessArt |
| 19 QUI 20h Culto de quinta-feira |
| 20 SEX 20h Subida ao monte com a Intercessão |
| 21 SAB |
| 22 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto dos Jovens |
| 23 SEG 06h Consagração 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 24 TER |
| 25 QUA 19h45 Ensaio do Ministério de Louvor 20h Ensaio BlessArt FERIADO: Natal |
| 26 QUI 20h Culto de quinta-feira |
| 27 SEX |
| 28 SAB |
| 29 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto de Louvor |
| 30 SEG 06h Consagração 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 31 TER Revéillon |

Rota da perseguição
Onde seguir a Jesus é extremamente perigoso
Aqui você encontrará testemunhos que refletem a realidade de intolerância religiosa em cada um dos países mais perigosos para os cristãos. Eles são os 13 países classificados com nível de perseguição extrema na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024.
O que é a Lista Mundial da Perseguição? É o relatório anual publicado pela Portas Abertas com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.
10 – Afeganistão – População: 41,6 milhões| Cristãos: milhares | Religião: Islamismo | Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial e corrupção e crime organizado
Como é a perseguição aos cristãos no Afeganistão?
Desde que o Talibã assumiu o poder do Afeganistão, em agosto de 2021, os jihadistas implantaram mudanças extremas. A pressão e a violência sobre grupos minoritários, como cristãos, foi esmagadora. Para o Talibã, não há seguidores de Jesus no país. A maioria das igrejas domésticas que existiam foram fechadas, pois os cristãos foram forçados a fugir ou a se esconder ainda mais.
Os jihadistas prometeram conceder mais liberdades do que em seu primeiro governo, mas isso não aconteceu. Um exemplo é que se a fé cristã de um afegão for descoberta, ele pode ser morto, preso ou torturado para delatar outros seguidores de Jesus.
A sociedade e a estrutura familiar afegã não dão espaço para a liberdade religiosa e o governo mantém uma postura rígida. Isso significa que os cristãos de origem islâmica devem manter a fé em segredo ou correm o risco de simplesmente “desaparecer”.
Milhares de refugiados afegãos vivem em países vizinhos, muitas vezes em campos de refugiados sem alimentação adequada, água potável ou estrutura sanitária. Há muitos cristãos entre eles.

“Algumas pessoas começaram a suspeitar das atividades [cristãs] do meu marido. Certa manhã, quando ele ia comprar pão, duas pessoas o seguiram. Ele foi atacado e morto perto de nossa casa.”
Yasaman (pseudônimo), cristã secreta no Afeganistão
Como as mulheres são perseguidas no Afeganistão?
Mesmo antes da tomada do poder pelo Talibã em 2021, as mulheres no Afeganistão viviam como cidadãs de segunda classe. Devido à cultura de “honra e vergonha” que está presente em contextos tribais no país e à falta de leis específicas, é pouco provável que as mulheres denunciem casos de violência física e sexual que enfrentam.
Sob o domínio talibã, as mulheres são proibidas de frequentar escolas e trabalhar fora de casa. As mulheres também são tratadas segundo os preceitos da interpretação radical da sharia (conjunto de leis islâmicas).
A conversão de muçulmanas é rara, mas quando acontece é preciso manter segredo de suas famílias. Elas podem enfrentar violência física e sexual, prisão domiciliar, casamento forçado e até morte. Ser mulher pode ser perigoso no Afeganistão, mas ser cristã pode ser mortal.
Como os homens são perseguidos no Afeganistão?
Desde que o Talibã tomou o poder, os cristãos e seus líderes religiosos precisaram fugir. Aqueles que são capturados enfrentam agressão, prisão, tortura, morte ou simplesmente desaparecem. Além disso, os rapazes correm o risco de serem obrigados a se juntar ao grupo extremista no governo.
A pressão sobre os homens cristãos estende-se à vida familiar e comunitária, pois eles representam seus familiares publicamente. Por isso, os cristãos de origem muçulmana correm o risco de serem discriminados, excluídos, raptados, agredidos e mortos. Isso significa que geralmente os homens cristãos mantêm a fé em segredo. Alguns até evitam empregos de alto escalão para não chamarem atenção.
Os homens cristãos são forçados a viver, trabalhar e identificar-se como muçulmanos. Além disso, são os únicos responsáveis pelo sustento de suas famílias e, quando são mortos, a esposa e os filhos ficam na miséria. Os rapazes cristãos, considerados sem valor, também são vulneráveis à exploração sexual.
O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Afeganistão?
A Portas Abertas trabalha por meio de parceiros locais para fortalecer os cristãos afegãos. Não podemos fornecer detalhes sobre nosso trabalho, pois a situação é muito perigosa. Mas podemos dizer que nossos irmãos e irmãs precisam de nossas orações.
Como posso ajudar os cristãos no Afeganistão?
Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.
Quem persegue os cristãos no Afeganistão?
O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Afeganistão são: opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial e corrupção e crime organizado.
Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Afeganistão são: oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, grupos religiosos violentos, parentes, grupos paramilitares, cidadãos e quadrilhas, redes criminosas.

Pedidos de oração do Afeganistão
Clame para que os refugiados afegãos no Paquistão que foram enviados de volta ao Afeganistão sejam protegidos, encontrem apoio e vejam o amor de Jesus.
Ore para que os cristãos secretos sejam protegidos do mal e se sintam amados pelos irmãos na fé ao redor do mundo.
Peça a Deus que se revele e transforme os corações dos líderes talibãs e de qualquer outro grupo extremista que oprima os cristãos.
Interceda pelos refugiados afegãos, para que sejam supridos em todas as necessidades e possam viver normalmente nos países que os acolheram.
Fonte: Informativo Portas Abertas

Expediente do Boletin Informativo:
Alimento 1×3 – Pr. Paulo Pereira
Revisão: Dc. Mônica Pinheiro
Coluna de Missões: Prs. Francisco Oreiro e Ana Cláudia Domingues
Pesquisa, edição e design: Pr. Orlando Neto

