#238 | Transformação com a Palavra: redescubra a vida – 03/nov/24

·

,

LEITURA PARA ESSA SEMANA: Páginas 63 a 66 do livro Revolucione sua Qualidade de Vida” de Augusto Cury

PROPÓSITO: Quebrar paradigmas, mudança de mente e aprender a tomar decisões com maturidade

TEXTO PARA MEDITAÇÃO: João 14: 1 ao 17 e Tiago 1: 17 ao 25

Queridos discípulos, ao ler as páginas desse livro abençoado (e que Deus continue abençoando o nosso querido irmão Augusto Cury, com tamanha sabedoria e direcionamento), fico impressionado como as orientações do autor tem total apoio bíblico, pois os textos citados acima de João e Tiago nos conduzem ao treinamento para uma mudança, uma libertação, e a descoberta de caminhos para se obter uma vida de qualidade, assim como sugere e nos direciona o nosso irmão. Fiquei impressionado como a palavra de Deus escrita há dois mil anos está tão atualizada com informações maravilhosas e eficazes.
Vamos analisar os dois textos acima:

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou”. Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?” Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra. Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”. “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” João 14:1-17

Nesse texto, Jesus está fazendo grandes promessas, pois fala de uma morada segura de um Pai que tem tudo preparado, e que Ele próprio é o caminho para esse lugar e o seio do Pai. E ainda, enquanto estivermos aqui, receberemos capacitação para fazer as obras que Jesus havia feito e ainda maiores. Mas agora imagine, vivemos numa sociedade onde o mal está diante de nós o todo tempo, e como no livro que lemos, precisamos ser libertos de tantas coisas, que faço a seguinte pergunta: Como iremos nos encaixar nessas promessas e ainda fazer obras maiores que Jesus fez?

Jesus nos promete um pacote completo; receberemos alguém que estará conosco o tempo todo e Jesus garante que é igualzinho a Ele, só que tem mais, Ele vai habitar em nós, suprir todas as nossas necessidades e irá nos curar e nos transformar em pessoas semelhantes ao próprio Jesus. Mas Jesus diz que é necessário um exercício, o de ter atitudes iguais as Dele, e então Jesus sugere o exercício que o irmão Augusto cita: primeiro relaxar, aceitar seus próprios erros e deixar de ser rígido consigo mesmo, aprendendo a confiar, e como no texto de Tiago 1, devemos ser mais cautelosos e mais prudentes, entendendo que não poderemos ser prisioneiros do que a vida nos transformou, nem prisioneiros de nossos traumas e problemas que nos limitam. Mas Tiago deixa claro que temos um manual a seguir – a palavra de Deus, que ao longo da nossa caminhada confrontará nosso comportamento, para reduzir as atitudes que nos levam a uma vida engessada, deprimida e cheia de limitações. A palavra de Deus nos desafia a novos comportamentos e a novas atitudes, nos levando a vislumbrar a vida, para valorizar mais o cheiro das flores, e a contemplar o pôr do sol, mesmo em momentos conturbados. A palavra de Deus nos leva a um estado de espírito onde valorizamos e percebemos o frescor do ar, pois existem pessoas que não valorizam o ato de poder respirar, que não curtem os momentos mais singelos da vida, e preferem acreditar no mundo virtual que criaram dentro de si, onde tudo está errado e as pessoas não fazem nada certo, acreditando mais nesse mundo imaginário do que no mundo real, que é lindo e está diante dos seus olhos. Preferem deixar de perceber a beleza e o colorido de um entardecer, não são contemplativas, sendo apenas críticas de si mesmas e dos outros.

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou. Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:17-25

Quando analisamos a orientação do caminho que a palavra de Deus quer nos conduzir, percebemos que é um caminho suave e de paz, pois em nenhum momento a bíblia diz que devemos andar ansiosos; ela também não manda ninguém julgar os outros, e ainda diz que, quando alguém falhar conosco, devemos perdoar e seguir em frente; ela nos orienta a amar incondicionalmente e, se possível, ter paz com todos; e se sentirmos alguma necessidade ou ficarmos ansiosos, ela diz para levar tudo a Deus em oração e que o nosso Pai nos ouve e nos atende.

Amados, sei que não é fácil lidar com tantas feridas, machucados e traumas, mas temos um manual bem claro que nos conduz a uma vida melhor, e com uma qualidade que prolongará nossos dias de vida, pois se seguirmos esse manual da palavra de Deus, vamos perceber que viver é maravilhoso e uma grande aventura.

Desafio todos vocês a darem um pulo na praia durante essa semana, num período pela manhã e outro à noite, levando a esposa, esposo ou discípulos. Contemple o horizonte por algum tempo e respire bem fundo, sinta o ar fresco entrar em seus pulmões, veja as flores e observe suas cores e perfumes, veja as cores e formas das nuvens num entardecer… exercite ser mais gentil com as pessoas que você convive e faça com que elas notem que algo de bom está acontecendo com você; tenha a coragem de parar alguém que você nunca viu e comece a falar de Jesus para ela, de forma que a pessoa perceba que aquilo em que você acredita é uma verdade, pois você estará brilhando diante dela.

Por favor, só leiam os textos bíblicos depois que cada um der suas respostas.

Perguntas:

1. Você gostaria de passar por uma mudança radical? (João 14: 1 ao 6, e Tiago 1: 17 ao 20)

2. Você tem seguido o manual da palavra de Deus ou o seu próprio manual de vida? (João 14: 7 ao 12 e Tiago 1: 21 e 22)

3. Você já desfrutou da alegria de obedecer a palavra e ver os seus bons resultados? (João 14: 13 ao 17)







Novembro 2024

03 DOM
09h Escola Bíblica
19h Culto da Rede de Homens

19h Culto Temático Reforma Protestante
04 SEG
06h Consagração
20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos
05 TER
19h30 Ensaio BlessArt Master
06 QUA
19h45 Ensaio do Ministério de Louvor
20h Ensaio BlessArt
07 QUI
20h Culto de quinta-feira
08 SEX
09 SAB
Culto Go! (2° sábado do mês)
10 DOM
09h Escola Bíblica
19h Culto da Rede de Mulheres
11 SEG
06h Consagração
20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos
12 TER
19h30 Ensaio BlessArt Master
13 QUA
19h45 Ensaio do Ministério de Louvor
20h Ensaio BlessArt
FERIADO MUNICIPAL: Aniversário da Cidade de Cabo Frio
14 QUI
20h Culto de quinta-feira
15 SEX
FERIADO: Proclamação da República
20h Vigília da Intercessão
16 SAB
17 DOM
09h Escola Bíblica
19h Culto da Família
18 SEG
06h Consagração
20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos
19 TER
19h30 Ensaio BlessArt Master
Dia da Bandeira
20 QUA
19h45 Ensaio do Ministério de Louvor
20h Ensaio BlessArt
21 QUI
20h Culto de quinta-feira
22 SEX
23 SAB
Confraternização do Diaconato (Dia todo) – Evento externo
24 DOM
09h Escola Bíblica
19h Culto dos Jovens
25 SEG
06h Consagração
20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos
26 TER
19h30 Ensaio BlessArt Master
27 QUA
19h45 Ensaio do Ministério de Louvor
20h Ensaio BlessArt
28 QUI
20h Culto de quinta-feira
20h Culto temático Dia de Ação de Graças
29 SEX
30 SAB
Dia Nacional do Evangélico

Rota da perseguição

Onde seguir a Jesus é extremamente perigoso

Aqui você encontrará testemunhos que refletem a realidade de intolerância religiosa em cada um dos países mais perigosos para os cristãos. Eles são os 13 países classificados com nível de perseguição extrema na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024.

O que é a Lista Mundial da Perseguição? É o relatório anual publicado pela Portas Abertas com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

04 – Eritreia- Religião: Islamismo | Capital: Asmara | População: 3,7 MILHÕES | População cristã: 1,7 MILHÕES

Como é a perseguição na Eritreia?  

A Eritreia permanece no Top10 da Lista Mundial da Perseguição há anos, a ponto de ser conhecida como a “Coreia do Norte da África”. Apenas as igrejas Ortodoxa Eritreia, Católica Romana e Luterana são reconhecidas no país, porém são monitoradas pelo governo. Qualquer pessoa que frequente uma outra denominação está em risco de ser presa. Além disso, falar abertamente sobre perseguição ou interferência do governo em assuntos da igreja não é tolerado. 

Quando descobertos, cristãos de denominações não reconhecidas pelo governo são enviados para prisões insalubres por tempo indeterminado. As estimativas sugerem que cerca de mil cristãos eritreus estejam presos, sem acusação formal de qualquer crime. Há membros de algumas igrejas domésticas que estão na prisão há mais de dez anos e vivem confinados em pequenas celas ou até solitárias.  

O governo vigia todos os cidadãos da Eritreia e promove um estigma contra os cristãos. Isso significa que qualquer pessoa que se converta do islã ou deixe a Igreja Ortodoxa Eritreia para fazer parte de uma igreja evangélica estará sujeito a intensa pressão da família e comunidade, bem como do governo. 

“Abdullah passou dois anos na prisão. Sua esposa diz que não tinha permissão para lhe trazer roupas extras e que ele só recebia comida três vezes por semana. Somente quando Abdullah ficou gravemente doente e insistiu em cuidados médicos é que ele foi levado ao hospital. Infelizmente, já era tarde demais e Abdullah faleceu em 2022.” 

Parceiro da Portas Abertas testemunha sobre Abdullah, um líder religioso da Eritreia 

Como as mulheres são perseguidas na Eritreia? 

Na Eritreia, ser cristão pode significar ser preso por tempo indeterminado, simplesmente por seguir a Jesus. As cristãs ficam em uma rede de prisões subterrâneas da Eritreia e enfrentam violência física e sexual. Algumas vezes, mulheres são forçadas a fugir por correrem risco de serem presas em decorrência da conversão de algum membro da família. Além disso, as mulheres são obrigadas a participar no serviço militar, em que as cristãs podem sofrer violência sexual. Então, muitas fogem para evitar servir as Forças Armadas.   

As cristãs de origem muçulmana sofrem pressões adicionais e podem ser raptadas, presas em casa, forçadas a se casar ou se divorciar e perdem a guarda dos filhos. Se uma cristã for raptada por um muçulmano e forçada a se casar com ele, ela será forçada a seguir o islã. Mesmo em lares onde não ocorre violência, as mulheres que se convertem podem ser menosprezadas e perdem o apoio financeiro, como o pagamento de taxas escolares. Em alguns casos, essas mulheres podem ser expulsas de casa sem qualquer tipo de apoio. 

Como os homens são perseguidos na Eritreia? 

Os homens cristãos de origem muçulmana correm o risco de sofrer violência física, incluindo espancamentos e prisão. Tal como as mulheres, os homens que são descobertos como cristãos podem ser enviados para a prisão sem prazo para a soltura. Mas isso acontece especialmente com os líderes da igreja.   

A prisão dos cristãos chefes de família pode deixar seus familiares em grave crise financeira. Além disso, depois de serem supostamente libertados da detenção, os homens podem ser forçados a servir nas Forças Armadas da Eritreia. Por isso, muitos jovens cristãos fogem do país. 

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Eritreia? 

A Portas Abertas trabalha por meio de igrejas parceiras locais na Eritreia para fornecer projetos de desenvolvimento econômico, treinamento para enfrentar a perseguição e discipulado. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Eritreia? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

Quem persegue os cristãos na Eritreia? 

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Eritreia são: paranoia ditatorial, protecionismo denominacional, corrupção e crime organizado e opressão islâmica.  

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Eritreia são: oficiais do governo, redes criminosas, partidos políticos, líderes religiosos cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes. 

Fonte: Informativo Portas Abertas


PROPÓSITOS DIFERENTES PARA AS SUAS OFERTAS

Dízimos e ofertas (Banco PagSeguro)CNPJ:
01.075.135/0001-89
e-mail:
amaivos_cfrj@msn.com
Ofertas para Missões (Banco PagSeguro)e-mail:
missoes@amaivos.org
Ofertas para Projeto Dracma / Ação Social (Banco PagSeguro)e-mail:
dracma@amaivos.org
Seminário SEPA (Banco PagSeguro)e-mail:
sepa@amaivos.org
Oferta para Obras (Banco Itaú)email:
obras@amaivos.org
Oferta para EBD e compra de revistas (Banco PagSeguro)email:
ebd@amaivos.org
Pagamentos para a Cantina Amai-vos (Banco PagSeguro)email:
cantina@amaivos.org

Dízimos e ofertas podem ser transferidos para a conta corrente no Banco PagSeguro – agência 0001 – c/c 04646591-0 (CNPJ: 01.075.135/0001-89 – MINISTÉRIO AMAI-VOS IGREJA CELULAR).


Presb. Acelina Almeida

Pr. Adalberto Ricardo

Pra. Adeilda Almeida

Pr. Almir Branco

Pra. Ana Cláudia Domingues

Pr. Edmilson Moura

Pra. Elizabete Barbosa

Pr. Filipe Kadosh

Pr. Francisco Oreiro

Presb. Gabrielle Leite

Pra. Gê Martins

Pra. Gilda Branco

Presb. Janete Nascimento

Pra. Januária Garcia

Presb. João Pedro Alves

Pr. Jorge Mendonça

Pr. José Eduardo Garcia

Ev. José Roberto Ramos

Presb. Jucy Mendonça

Presb. Kethy Alves

Pr. Marco Aurélio Garcia

Pra. Marta Machado

Pra. Nete Carvalho

Presb. Nilo Coelho

Pr. Orlando Neto

Pr. Paulo Pereira

Pr. Paulo Roberto Lopes

Ev. Ricardo Alves

Pr. Roberto Ricardo

Presb. Ronan Alves

Presb. Sônia Lobo

Presb. Sueli Neves

Presb. Suyane Alves

Pra. Tânia Pereira

Presb. Weslley Nascimento

—-

Pr. Francisco Oreiro

Pra. Ana Cláudia Domingues

Rosânia Nunes

Pb. Janete Neves

—-

Casais: Pb. João Pedro Alves e Gabriele Leite

Homens: Pb. Weslley Nascimento e Walmir Moreira

Mulheres: Pra. Nete Carvalho e Pra. Genecilda Martins

Jovens: Pr. Filipe Kadosh Pereira e Pb. Suyane Alves

Adolescentes: Dcn. Ubirajara Neves, Dcn. Bárbara Cardoso e Dcn. Daniel Neves

Crianças: Pra. Gilda Canedo Branco

—-

Zeladoria: Rodney Martins

Ação Social: Pra. Elizete Aparecida

Comunicação: Pr. Orlando Neto

Agenda: Pr. Orlando Neto

Culto no lar, Visita e Resgate: Pr. Jorge Mendonça

Diaconato: Pra. Elizabete Aparecida e Pr. Roberto Ricardo

Escola Bíblica: Presb. Nilo Sérgio Coelho e Dcn. Mônica Pinheiro

Teatro e Evangelismo: Dcn. Fabrício Silva e Presb. Katherine Alves

Intercessão: Pr. Edmilson Moura e Pra. Januária Garcia

Liturgia: Pra. Genecilda Martins

Patrimônio: Pra. Gilda Canedo Branco

Louvor: Pra. Genecilda Martins

BlessArt: Presb. Gabriele Leite e Presb. Suyane Alves

BlessArt Teen: Carol Moraes

BlessSArt Master: Pra. Januária Garcia

—-

Presidente: Pr. Paulo Pereira

Vice-presidente: Pra. Tânia Pereira

1º Tesoureiro: Pr. Orlando Neto

2º Tesoureiro: Pr. Edmilson Moura

1ª Secretária: Dcn. Mônica Pinheiro

2ª Secretária: Dcn. Patrícia Silva

Vogal: Pr. José Eduardo Garcia

—-

Pr. Paulo Pereira

Pra. Tânia Pereira

Pr. Orlando Neto

Pr. Filipe Kadosh Pereira

Pr. Almir Branco

Pra. Gilda Canedo Branco

Pra. Nete Carvalho

Pr. Marco Aurélio Garcia

Presb. João Pedro Alves

Precisa falar com algum deles? Solicite o contato na secretaria clicando aqui.



Texto (Alimento 1×3) – Pr. Paulo Pereira / Revisão: Dc. Mônica Pinheiro / Coluna de Missões: Prs. Francisco Oreiro e Ana Cláudia Domingues / Pesquisa e edição: Pr. Orlando Neto

Avatar de Amai-vos | Igreja em Cabo Frio

A Comunidade Amai-vos foi fundada em 02 de abril de 2002 pelos pastores Paulo e Tânia Pereira. Ela nasceu do anseio de levar ao mundo a única fonte capaz de saciar a sede da alma: Aquele que é a Água da Vida, Jesus Cristo. Somos um povo chamado para restaurar, acolher e transformar pessoas, guiados pelo amor de Cristo e pela esperança que nunca se apaga.

Sonhamos com uma comunidade onde lares sejam fortalecidos, corações encontrem descanso e cada vida reflita a luz do Evangelho. Nossa visão é formar discípulos enraizados nos princípios do Reino, onde homens se tornem sacerdotes, mães e esposas edifiquem seus lares com sabedoria, e filhos cresçam como herança bendita, modelados pela obediência e pelo amor.

Sabemos que não estamos sozinhos, pois fazemos parte de algo muito maior: o Corpo de Cristo. Cada igreja espalhada pela terra é um reflexo desse grande chamado, e nós, como Comunidade Amai-vos, temos o privilégio de ser um pedaço dessa obra divina, unidos a todos que proclamam o nome de Jesus.

Nosso chamado é viver o Reino de Deus, ser expressão do Corpo de Cristo e deixar que o Espírito Santo governe cada ume nossos passos. Cremos na paternidade espiritual que edifica, na missão de estender as mãos ao órfão, à viúva e ao necessitado, e na certeza de que a graça sempre escreve novos começos.