#247 | Transformando dor em vida: a jornada de superação – 05/jan/25

·

,

LEITURA PARA ESSA SEMANA: Páginas 93 a 94 do livro Revolucione sua Qualidade de Vida” de Augusto Cury

PROPÓSITO: Quebrar paradigmas, mudança de mente e aprender a tomar decisões com maturidade

TEXTO PARA MEDITAÇÃO: II Samuel 12: 1 ao 23

Ao ler essas páginas, entendi que é possível reeditar tudo o que passou de ruim em nossas vidas de forma coerente e menos dolorosa, pois poderemos incluir aos fatos verdades que desconhecíamos na época em que aconteceram os traumas. Assim, poderemos levar em consideração a falta de maturidade na época para uma tomada de decisão mais madura, pois reeditando cada circunstância de forma sóbria e verdadeira, e aceitando nossas próprias limitações, poderemos não só perdoar as pessoas como também perdoarmos a nós mesmos, e na força do Senhor superarmos as piores situações e dores da nossa alma.

Nenhum tipo de dor ou sofrimento serve para coisa alguma, mas precisamos parar e meditar no seguinte: a nossa vida está nas mãos de quem? Pois querendo ou não, ela está em primeiro lugar nas nossas próprias mãos; porque é lindo dizer “minha vida está nas mãos de Deus”. Mas então, por que sofremos? Se nossa vida estiver de verdade nas mãos de Deus, precisamos parar de sofrer e parar de ficar lembrando do nosso passado, do que fizeram conosco e devemos olhar sempre para Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé. Mas se ficamos olhando para o passado e sofremos, nossa vida ainda está em nossas próprias mãos, e ficar olhando para o passado é uma decisão sua. Afinal, se a vida continua nas suas próprias mãos, que tal aproveitar e mudar de postura até que você consiga entregá-la de fato nas mãos de Deus?

O primeiro ponto é decidir que sua felicidade não está nas mãos do seu passado, pois se no passado você permitiu que pessoas irresponsáveis, que não te amavam, te traíssem e te machucassem, agora sua vida está em suas mãos, e quem direcionará seus pensamentos será você. Quando a parte doente da sua alma decidir te aprisionar em algum lugar do seu passado, você fará algo bom para você e será o momento onde a presença de Deus será o seu refúgio e meta principal do seu estilo de vida, pois a dor das lembranças será o botão que irá acionar sua busca de Deus.

Precisamos ter coragem para focar nossos próprios pensamentos na direção certa e precisamos deixar de ser refém das circunstâncias. Já pensou em criar em si mesmo uma nova pessoa? Mas não foi essa a proposta de Jesus, pois Ele disse: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, Deus está desafiando a cada cristão para reeditar uma nova história e ainda nos dá o direito de sermos como seu filho Jesus, pois a palavra nos diz “Quem está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo”. O apóstolo Paulo disse “Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”, pois a proposta de Deus é que você já comece a eternidade aqui e agora. Algumas pessoas sem perceber fazem de suas vidas e a dos outros que estão à sua volta um inferno (e essas pessoas normalmente costumam dizer que não acreditam no diabo), mas só que elas não sabem é que para ir para o inferno não precisa ter fé, pois isso irá acontecer automaticamente quando rejeitamos o plano de Deus, porque o plano de Deus para nós é uma vida abundante desde já, e ainda que tudo pareça difícil aqui, Nele podemos tudo!

Perguntas:

1. O seu passado te atormenta, ou te levou ao arrependimento? (II Samuel 12: 1 ao 13)

2. Durante sua dor pela consequência do pecado cometido ou do mal que te fizeram, você faz o quê? (II Samuel 12: 16 ao18) 3. Você tem o hábito de remoer o passado, ou segue em frente? (II Samuel 12: 19 ao 23)







Janeiro

01 QUA
Feriado Nacional – Confraternização Universal / Revéillon
02 QUI
20h Culto dirigido pela Rede de Homens
03 SEX
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
04 SAB
05 DOM
19h Culto Dominical
06 SEG
07 TER
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
08 QUA
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
19h Ensaio BlessArt Kids
20h Ensaio BlessArt
20h Ensaio Ministério de Louvor
20h Ensaio RevivArt
09 QUI
20h Culto dirigido pela Rede de Mulheres
10 SEX
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
11 SÁB
12 DOM
19h Culto Dominical
13 SEG
14 TER
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
15 QUA
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
19h Ensaio BlessArt Kids
20h Ensaio BlessArt
20h Ensaio Ministério de Louvor
20h Ensaio RevivArt
16 QUI
20h Culto dirigido pela Rede de Casais
17 SEX
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
18 SÁB
19 DOM
19h Culto Dominical
20 SEG
21 TER
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
22 QUA
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
19h Ensaio BlessArt Kids
20h Ensaio BlessArt
20h Ensaio Ministério de Louvor
20h Ensaio RevivArt
23 QUI
20h Culto dirigido pela Rede de Jovens
24 SEX
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
20h Vigília de Intercessão
25 SÁB
26 DOM
19h Culto Dominical
27 SEG
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
28 TER
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
29 QUA
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
19h Ensaio BlessArt Kids
20h Ensaio BlessArt
20h Ensaio Ministério de Louvor
20h Ensaio RevivArt
30 QUI
20h Culto dirigido pelo Ministério de Louvor
31 SEX
15h às 16h Projeto Geração em Movimento
Aniversário da Pra. Vice-presidente Tânia Pereira

Rota da perseguição

Onde seguir a Jesus é extremamente perigoso

Aqui você encontrará testemunhos que refletem a realidade de intolerância religiosa em cada um dos países mais perigosos para os cristãos. Eles são os 13 países classificados com nível de perseguição extrema na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024.

O que é a Lista Mundial da Perseguição? É o relatório anual publicado pela Portas Abertas com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

13 – Arábia Saudita – População: 36,3 milhões | Cristãos: 2,2 milhões | Religião: Islamismo | Tipo de Perseguição: Opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial

Como é a perseguição aos cristãos na Arábia Saudita? 

O pequeno número de cristãos sauditas tem aumentado lentamente e está se tornando mais ousado, compartilhando a fé com outros online e em canais de TV via satélite – mas isso vem com um custo. 

A conversão do islamismo para o cristianismo é inaceitável sob a lei islâmica – de fato, é considerada um dos principais pecados que um muçulmano pode cometer. Se descoberto, meninos e homens têm mais probabilidade de serem expulsos de casa, enquanto meninas e mulheres são geralmente isoladas e abusadas dentro de casa. Todos os convertidos correm o risco de serem mortos para “restaurar” a honra da família. Enquanto alguns cristãos sauditas são abertos quanto a sua fé, a maioria escolhe mantê-la escondida – mesmo para os próprios filhos, para que eles não relevem sem querer a fé dos pais. 

Cristãos estrangeiros podem enfrentar desafios similares. Todos os expatriados são proibidos de compartilhar a fé com muçulmanos e se reunir para atividades da igreja. Fazer isso pode levar a detenção e deportação. Trabalhadores africanos e asiáticos são regularmente expostos a abuso físico e verbal por causa de sua etnia e baixo status social, mas a fé cristã deles também pode desempenhar um papel nessa condição. A perseguição pode ser exagerada se eles forem de origem muçulmana. 

Em contrapartida, parece haver mais abertura na sociedade para expressar e explorar novas ideias, e alguns sauditas estão explorando o cristianismo. Há também alguns relatos de que muitos jovens não são contra a presença de prédios de igrejas na Arábia Saudita. Em meio a pressão e perseguição, Deus está se movendo. 

“Waleed ainda vive cercado pela família que está continuamente envolvida em práticas do mal, mas ele consegue permanecer forte na autoridade de Cristo e não vive com medo.” Parceiro da Portas Abertas falando sobre Waleed (pseudômino), que se tornou cristão após clamar a Deus ao estar cercado por espíritos malignos  

Como as mulheres são perseguidas na Arábia Saudita? 

Na sociedade patriarcal e fortemente islâmica da Arábia Saudita, meninas e mulheres quase não têm voz – e ser uma cristã efetivamente as silencia. 

Mulheres que deixam o islamismo podem experimentar prisão domiciliar, violência física, assédio verbal e casamento forçado com um homem muçulmano (algumas vezes como segunda esposa). Convertidas que já são casadas correm o risco de divórcio e perda da guarda dos filhos. Apesar da mudança da lei, que agora permite à mulher viajar sem a permissão de um homem, fugir é raramente uma opção, afinal, passaporte, dinheiro e posses da mulher podem ser facilmente tirados dela.

Relatos de assédio sexual são comuns entre as milhares de domésticas não sauditas que não são muçulmanas.  

Como os homens são perseguidos na Arábia Saudita? 

A natureza dominante do homem na sociedade saudita significa que homens cristãos sauditas pagam um preço considerável se sua fé se tornar conhecida. Eles serão acusados de envergonhar a família – uma das piores coisas que um filho ou pai podem fazer. 

Homens convertidos tendem a ser punidos de forma pública e aberta pela família – isso pode incluir ameaças, agressões e prisões. Tentativas de forçar o cristão a voltar para o islamismo podem envolver incentivos materiais ou levá-lo ao sheikh (um líder muçulmano) para pressioná-lo. Famílias que suspeitam que um de seus membros tenha se convertido podem vasculhar em celulares e computadores para coletar evidências.  

O que a Portas Abertas faz para ajudar os cristãos na Arábia Saudita? 

A Portas Abertas apoia o corpo de Cristo na Península Arábica por meio de campanhas de oração, distribuição de literatura cristã e treinamento de cristãos e pastores. 

Como posso ajudar os cristãos perseguidos na Arábia Saudita? 

Além de orar por eles, você pode ajudar de forma prática doando para o projeto da Portas Abertas de apoio aos cristãos perseguidos que enfrentam maiores necessidades.

QUERO AJUDAR

Quem persegue os cristãos na Arábia Saudita?  

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Arábia Saudita são: opressão islâmica, opressão do clã e paranoia ditatorial.   

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Arábia Saudita são: oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes, grupos religiosos violentos.

Fonte: Informativo Portas Abertas



Expediente do Boletim Informativo:

Alimento 1×3 – Pr. Paulo Pereira

Revisão: Dc. Mônica Pinheiro

Coluna de Missões: Prs. Francisco Oreiro e Ana Cláudia Domingues

Pesquisa, edição e design: Pr. Orlando Neto

Avatar de Amai-vos | Igreja em Cabo Frio

A Comunidade Amai-vos foi fundada em 02 de abril de 2002 pelos pastores Paulo e Tânia Pereira. Ela nasceu do anseio de levar ao mundo a única fonte capaz de saciar a sede da alma: Aquele que é a Água da Vida, Jesus Cristo. Somos um povo chamado para restaurar, acolher e transformar pessoas, guiados pelo amor de Cristo e pela esperança que nunca se apaga.

Sonhamos com uma comunidade onde lares sejam fortalecidos, corações encontrem descanso e cada vida reflita a luz do Evangelho. Nossa visão é formar discípulos enraizados nos princípios do Reino, onde homens se tornem sacerdotes, mães e esposas edifiquem seus lares com sabedoria, e filhos cresçam como herança bendita, modelados pela obediência e pelo amor.

Sabemos que não estamos sozinhos, pois fazemos parte de algo muito maior: o Corpo de Cristo. Cada igreja espalhada pela terra é um reflexo desse grande chamado, e nós, como Comunidade Amai-vos, temos o privilégio de ser um pedaço dessa obra divina, unidos a todos que proclamam o nome de Jesus.

Nosso chamado é viver o Reino de Deus, ser expressão do Corpo de Cristo e deixar que o Espírito Santo governe cada ume nossos passos. Cremos na paternidade espiritual que edifica, na missão de estender as mãos ao órfão, à viúva e ao necessitado, e na certeza de que a graça sempre escreve novos começos.