
O prazer de estarmos juntos

LEITURA PARA ESSA SEMANA: Páginas 19 a 24 do livro “Revolucione sua Qualidade de Vida1” de Augusto Cury
PROPÓSITO: Quebrar paradigmas, mudança de mente e aprender a tomar decisões com maturidade
TEXTO PARA MEDITAÇÃO: João 10:1―21
Gostaria de contar uma parábola ― que criei neste exato momento ― para tentar ser o mais claro possível. Se nela houver alguma falha, me perdoem:
Um grupo de ladrões fez um plano mirabolante para assaltar uma pequena rua. Lá havia um grupo de pessoas que tinha uma qualidade de vida incrivelmente maravilhosa. Cada família tinha sua particularidade: As crianças brincavam na rua com total segurança devido a calma e a paz que reinavam ali; Os casais tiravam tempo para conversar e falarem de si; Outros compartilhavam bons livros e um boa conversa; a troca em seus relacionamentos era extremamente agradável e saudável; haviam casais jovens que tiravam tempo para namorar. A vida naquela rua era incrível, todos tinham prazer de fazer tudo para cultivar os seus relacionamentos, a felicidade pairava em toda aquela rua, o amor e a amizade estavam sempre em evidência.
E qual foi a tática utilizada pelos ladrões? O plano consistia em convidar todos os moradores para estarem na praça daquela rua, a fim de ver um filme muito interessante, num grande telão. Depois do filme, seriam feitas algumas perguntas a respeito e quem respondesse corretamente, ganharia prêmios, coisas sem muito valor, mas… Quem não gosta de uma competição e de ganhar algo que não lhe custou nada, não é?
Assim, devido a essa “grande proposta”, ninguém ficou em casa. Enquanto os moradores estavam todos atentos ao filme, sem perder um detalhe ― já que todos gostariam de estar preparados para as perguntas ― pela primeira vez, houve um silêncio terrível nas casas daquela rua. Não havia mais o som de pessoas conversando e rindo, nem crianças brincando na praça, tudo havia sido substituído por um som mecânico, equalizado, de um aparelho. Enquanto isso, os ladrões entravam nas casas e roubavam tudo de valor que as pessoas tinham.
Depois de quase três horas, quando eles voltam para as suas casas, elas estavam vazias. Os quadros que mostravam fotos de todos juntos haviam desaparecido. Roupas que foram presenteadas em datas importantes, com valor sentimental, porque eram lembranças de momentos agradáveis, haviam sumido. Vasos de plantas que foram comprados na loja da esquina por um preço super barato, mas pagos com as moedinhas da netinha que juntou para presentear sua vovó, se foram. Casaquinhos de crochê feitos pela vovó… todos desapareceram. Naquela noite, não haviam mais sorrisos, não havia o som das crianças brincando, só havia uma dor que era comum a todos. E quando voltaram à praça, ela estava vazia, pois os ladrões haviam fugido.
E os moradores se lamentaram, contando sobre suas perdas. Então, um ancião levanta sua voz e diz algo que choca a todos: “Roubaram muito mais do que nossos objetos, nos roubaram um grande bem, o prazer que sempre tivemos em estar juntos, nos relacionando, tudo para ver algo que só serviu para nos roubar a atenção. Os objetos, estes sim, poderemos comprar de novo, mas o tempo roubado não poderá ser restituído.”
Isso tudo é só uma ficção criada pelo pastor que vocês ainda têm a paciência e a misericórdia de ouvir. Mas será que lembra alguma coisa que fazemos todos os dias, diante de uma TV, de um computador ou do celular? Tudo isso só te faz se represar cada vez mais em si mesmo, como numa casa onde ainda que existam outras pessoas, todos vivem sós. Ainda que conversem, é só para cobrar e brigar, não são cúmplices uns dos outros, não estão dispostos a desabafar e muito menos a ouvir, não querem trocar experiências. Me lembro de já ter uma TV velha só de enfeite na sala: ainda era em preto e branco, com um plástico colorido colado na tela com fitas adesivas. Mesmo assim, meu pai contava seus causos de criança e suas histórias para nós. Eu percebia que havia mais alegria, mais abraços, mais respeito. O que nos construía eram os ensinamentos dos nossos pais e avós e não o que uma TV quer enfiar em nossas mentes, coisas que fogem dos princípios mais nobres de uma família. Há tanta coisa mais a dizer sobre isso, uma pena que o espaço desta folha seja tão pequeno.
Perguntas:
1. Você sabe diferenciar a voz que tem orientado suas decisões, ou o ladrão entrou e, sem que você perceba, tem feito somente o que te agrada? (João 10: 1―6)
2. Esse texto em João 10:1―6 fala de um porteiro. Você o conhece? Ele pode ser você, com seus conceitos e preconceitos, ou sua intimidade com o Espírito Santo. Quem é o seu porteiro? (João 10:7―14)
3. Você está disposto a fazer uma mudança radical em seus hábitos? (João 10:15―21)
Após responder todas as perguntas, leia Hebreus 3:7-19.




Julho 2024
| 28 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto dos Jovens |
| 29 SEG 18h às 21h30: Aula de música com o Prof. Lucas 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 30 TER 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 31 QUA 20h Culto de quarta-feira |
Agosto 2024
| 01 QUI 19h45 Ensaio do Ministério de Louvor 20h Ensaio BlessArt |
| 02 SEX 20h Culto das mulheres (1ª sexta-feira do mês) |
| 03 SAB |
| 04 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto da Rede de Homens |
| 05 SEG 18h às 21h30: Aula de música com o Prof. Lucas 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 06 TER 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 07 QUA 20h Culto de quarta-feira |
| 08 QUI 19h45 Ensaio do Ministério de Louvor 20h Ensaio BlessArt |
| 09 SEX |
| 10 SAB Culto Go! (2° sábado do mês) |
| 11 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto da Rede de Mulheres Dia dos Pais (Segundo Domingo de Agosto) |
| 12 SEG 18h às 21h30: Aula de música com o Prof. Lucas 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 13 TER 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 14 QUA 20h Culto de quarta-feira |
| 15 QUI 19h45 Ensaio do Ministério de Louvor 20h Ensaio BlessArt |
| 16 SEX Programação do departamento infantil |
| 17 SAB Treinamento para obreiros do Jaboque |
| 18 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto da Família |
| 19 SEG 18h às 21h30: Aula de música com o Prof. Lucas 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 20 TER 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 21 QUA 20h Culto de quarta-feira |
| 22 QUI 19h45 Ensaio do Ministério de Louvor 20h Ensaio BlessArt |
| 23 SEX |
| 24 SAB Festa da Colheita |
| 25 DOM 09h Escola Bíblica 19h Culto dos Jovens |
| 26 SEG 18h às 21h30: Aula de música com o Prof. Lucas 20h SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos |
| 27 TER 19h30 Ensaio BlessArt Master |
| 28 QUA 20h Culto de quarta-feira |
| 29 QUI 19h45 Ensaio do Ministério de Louvor 20h Ensaio BlessArt |
| 30 SEX |
| 31 SAB |

Pastores sofrem assédios durante eleições na Venezuela
O governo atual pune os líderes cristãos que não prometem apoio nas eleições
Portas Abertas • 27 jul 2024

Os líderes cristãos pedem oração pela igreja na Venezuela nas eleições (foto representativa)
A Venezuela vive um dos momentos mais críticos de sua história recente. Amanhã (28) acontecerá a eleição presidencial. Pela primeira vez em 23 anos, a oposição está liderando as pesquisas de intenção de voto, com mais de 30 pontos à frente do atual presidente, Nicolás Maduro. A situação criou um clima de tensão e incerteza em toda a nação.
Nas últimas semanas da campanha, a ONG Laboratorio de Paz relatou que ao menos 76 pessoas sofreram prisões arbitrárias, foram denunciados mais de 28 casos de assédio e dezenas de abusos dos agentes da Polícia Nacional Boliviana. Maduro também conseguiu desqualificar duas oponentes – María Corina Machado e Corina Yaris – no ano passado, mas não pôde impedir a candidatura de Gonzales Urrutia para as eleições deste domingo.
A Portas Abertas relatou um aumento da perseguição aos cristãos durante as eleições. Atualmente, a nação faz parte da Lista de Países em Observação 2024, na 67ª posição, nos quais os seguidores de Jesus enfrentam índices elevados de pressão e assédios. O governo impede a mobilização popular e mantém o controle da Venezuela por meio de ações, como a censura da liberdade religiosa e de denúncias sobre a crise em meios virtuais.
Vigilância e suborno
O pastor Dario*, por exemplo, foi visitado há algumas semanas por um representante do partido de Nicolás Maduro na igreja. O jovem disse que estava ali para investigá-lo e acusá-lo de oposição ao governo. “Nunca me envolvi com política, apesar de ter minhas convicções. Jamais incitei alguém”, conta o pastor. Mesmo com familiares favoráveis ao governo e no setor público, ele sabe que não está seguro.

Igreja na Venezuela
Outros líderes religiosos, como o pastor Abel*, da capital, comentaram que muitos membros da igreja temem represálias por causa da votação. Às vésperas das eleições, o governo Maduro ofereceu diversos benefícios para igrejas que apoiassem o governo e muitos dos que recusaram as vantagens foram punidos.
“É uma estratégia do governo para conseguir apoiadores. Eles nos oferecem boa infraestrutura para as igrejas e ajuda, mas não aceitamos. Por isso, eles cortam nossos cabos. Há oito dias, quando chegamos para o culto, não havia eletricidade. O cabo principal foi arrancado. Eu me sinto desconfortável por, como venezuelano, não poder ter liberdade de pensamento”, relata o pastor Dario.
“Minha missão é mobilizar as pessoas para levar a mensagem de esperança, os ensinos de Cristo”, é a resposta de Dario aos membros da igreja que perguntam a ele em quem devem votar. A maioria dos pastores procuram ser ainda mais cautelosos durante as eleições pois é um período em que as represálias a eles aumentam.
Apesar das ameaças, os cristãos venezuelanos se juntaram para encorajar uns aos outros por meio da oração. Eles intercederam pelos líderes, clamaram por discernimento e sabedoria do Espírito Santo nas eleições. O futuro da igreja no país está muito relacionado à situação política, pois, sem transparência e liberdade, a igreja continua a enfrentar empecilhos para desenvolver sua missão de servir e apoiar a comunidade.
*Nomes alterados por segurança.
Pedidos de oração
Ore para que a nova autoridade eleita respeite os direitos humanos e a liberdade religiosa.que permaneça em oração por essa situação devastadora, por cura e sobrevivência da igreja na Nigéria.
Peça a Deus sabedoria para todos os eleitores na Venezuela.
Interceda pela segurança dos cristãos perseguidos durante a eleição.
Clame pelos venezuelanos que enfrentam fome e escassez de recursos.

PROPÓSITOS DIFERENTES PARA AS SUAS OFERTAS
| Dízimos e ofertas (Banco PagSeguro) | CNPJ: 01.075.135/0001-89 e-mail: amaivos_cfrj@msn.com |
| Ofertas para Missões (Banco PagSeguro) | e-mail: missoes@amaivos.org |
| Ofertas para Projeto Dracma / Ação Social (Banco PagSeguro) | e-mail: dracma@amaivos.org |
| Seminário SEPA (Banco PagSeguro) | e-mail: sepa@amaivos.org |
| Oferta para Obras (Banco Itaú) | email: obras@amaivos.org |
| Oferta para EBD e compra de revistas (Banco PagSeguro) | email: ebd@amaivos.org |
| Pagamentos para a Cantina Amai-vos (Banco PagSeguro) | email: cantina@amaivos.org |
Dízimos e ofertas podem ser transferidos para a conta corrente no Banco PagSeguro – agência 0001 – c/c 04646591-0 (CNPJ: 01.075.135/0001-89 – MINISTÉRIO AMAI-VOS IGREJA CELULAR).

Pastores e presbíteros
Presb. Acelina Almeida
Pr. Adalberto Ricardo
Pra. Adeilda Almeida
Pr. Almir Branco
Pra. Ana Cláudia Domingues
Pr. Edmilson Moura
Pra. Elizabete Barbosa
Pr. Filipe Kadosh
Pr. Francisco Oreiro
Presb. Gabrielle Leite
Pra. Gê Martins
Pra. Gilda Branco
Presb. Janete Nascimento
Pra. Januária Garcia
Presb. João Pedro Alves
Pr. Jorge Mendonça
Pr. José Eduardo Garcia
Ev. José Roberto Ramos
Presb. Jucy Mendonça
Presb. Kethy Alves
Pr. Marco Aurélio Garcia
Pra. Marta Machado
Pra. Nete Carvalho
Presb. Nilo Coelho
Pr. Orlando Neto
Pr. Paulo Pereira
Pr. Paulo Roberto Lopes
Ev. Ricardo Alves
Pr. Roberto Ricardo
Presb. Ronan Alves
Presb. Sônia Lobo
Presb. Sueli Neves
Presb. Suyane Alves
Pra. Tânia Pereira
Presb. Weslley Nascimento
—-
Missionários em Campo
Pr. Francisco Oreiro
Pra. Ana Cláudia Domingues
—-
Líderes de Redes
Casais: Pb. João Pedro Alves e Gabriele Leite
Homens: Pb. Weslley Nascimento e Walmir Moreira
Mulheres: Pra. Nete Carvalho e Pra. Genecilda Martins
Jovens: Pr. Filipe Kadosh Pereira e Pb. Suyane Alves
Adolescentes: Dcn. Ubirajara Neves, Dcn. Bárbara Cardoso e Dcn. Daniel Neves
Crianças: Pra. Gilda Canedo Branco
—-
Coordenação de Departamentos
Zeladoria: Rodney Martins
Ação Social: Pra. Elizete Aparecida
Comunicação: Pr. Orlando Neto
Agenda: Pr. Orlando Neto
Culto no lar, Visita e Resgate: Pr. Jorge Mendonça
Diaconato: Pra. Elizabete Aparecida e Pr. Roberto Ricardo
Escola Bíblica: Presb. Nilo Sérgio Coelho e Dcn. Mônica Pinheiro
Teatro e Evangelismo: Dcn. Fabrício Silva e Presb. Katherine Alves
Intercessão: Pr. Edmilson Moura e Pra. Januária Garcia
Liturgia: Pra. Genecilda Martins
Patrimônio: Pra. Gilda Canedo Branco
Louvor: Pra. Genecilda Martins
BlessArt: Presb. Gabriele Leite e Presb. Suyane Alves
BlessArt Teen: Carol Moraes
BlessSArt Master: Pra. Januária Garcia
—-
Diretoria Administrativa
Presidente: Pr. Paulo Pereira
Vice-presidente: Pra. Tânia Pereira
1º Tesoureiro: Pr. Orlando Neto
2º Tesoureiro: Pr. Edmilson Moura
1ª Secretária: Dcn. Mônica Pinheiro
2ª Secretária: Dcn. Patrícia Silva
Vogal: Pr. José Eduardo Garcia
—-
Membros da Mentoria
Pr. Paulo Pereira
Pra. Tânia Pereira
Pr. Orlando Neto
Pr. Filipe Kadosh Pereira
Pr. Almir Branco
Pra. Gilda Canedo Branco
Pra. Nete Carvalho
Pr. Marco Aurélio Garcia
Presb. João Pedro Alves
Precisa falar com algum deles? Solicite o contato na secretaria clicando aqui.

Texto (Alimento 1×3) – Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto

