Boletim #183 – 15/out/23

·

Conhecendo a verdade para ser livre – Parte 39

Leitura da semana: Páginas 164 a 168 do livro “A Isca de Satanás” de John Bevere.

Texto bíblico para meditação: Hebreus 12:12 ao 17.

Propósitos: Construir uma igreja obediente, unida e saudável emocionalmente. Por favor leia o texto do livro citado acima.

Olhando a história de Davi e seus filhos, nos damos conta do grande número de erros que cometemos sem perceber. Mas afinal, quais são os piores erros? Vamos analisar essa história, observando cada lado, individualmente.

Vamos observar primeiro Davi: Que tipo de relação ele tinha com seus filhos? Quem formou o caráter do estuprador Amnon? Ou, quem sabe, tudo foi consequência da falta de limites nunca imposta a ele, por ser um príncipe… Davi, como pai, nunca tinha tempo para seus filhos, e eles carregavam o fardo de serem os filhos do rei – e não do pastor Davi, que lutava com gigantes. Será que seus filhos ouviram da sua boca as suas próprias histórias? E qual era o relacionamento afetivo de Davi com sua filha Tamar, que ele ficou sabendo que fora estuprada e nem foi até ela como pai, para ampará-la (pois só há o relato de que ele ficou indignado). Afinal, quem é esse matador de gigantes que entedia de guerra, mas não sabia nada de paternidade?

Em nenhum momento, Davi teve uma atitude de tratar e resolver os problemas da sua família, e tinha ainda uma história de pecado com a mãe de Salomão. Se o Profeta Natã não tratasse Davi, ele provavelmente também deixaria esse assunto passar sem receber o devido cuidado.

Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas o seu relacionamento com sua família e sua paternidade estavam comprometidas com a desgraça e não com Deus. Por que o Senhor não livrou Davi de tantas desgraças, pois afinal, ele não era o ungido do Senhor?

Aprendemos aqui uma grande lição, pois Deus deu a Davi o direito de ser pai, que é um grande prazer, mas também é uma grande responsabilidade. Mas nessa história, Davi devia retirar sua coroa e mandar alguém guardar, para pegar Tamar em seus braços e consolar; e diante de todos os filhos, punir severamente Amnon, não como o rei de Israel, mas como pai. E para cada um ali, não importando o tempo que fosse gastar, deveria ouvir a todos, procurando saber o que eles pensavam sobre o assunto, e ainda obrigaria Amnon a assumir sua irmã como esposa, exigindo dele a sua honra e fidelidade.

Em segundo lugar, vamos a Amnon: Ele foi aconselhado por amigos sem um pingo de dignidade, temor e honra. Quem formou esse príncipe? Pois tinha o título, mas não era príncipe em suas atitudes.

Hoje, na igreja, vejo muitos príncipes de Deus assim também, pois quando um rapaz se enamora de uma moça, ele deve pensar no seguinte detalhe – quando se casar com a moça, ele será o guardião dela, e no namoro ele terá que provar que está qualificado para isso, conservando-a virgem até o dia do casamento, a fim de apresentá-la no altar honrada, e mantendo a honra do pai, que passará a obrigação de guardião para ele. Se enquanto ele namorou a jovem foi um bom exemplo de guardião, receberá o direito de guardá-la para o resto da vida.

Amnon era um jovem mimado e mal amado. Não pense que mimar um filho é amar, pois quem ama, cuida, corrige, disciplina e, se for preciso, usa a vara com sabedoria, não para ferir, mas para disciplinar. Criar um filho é também conversar, ouvir, abraçar, beijar e brincar.

Mas Amnon achou a morte, pois não recebeu a bênção da relação paternal; e assim acontece muitas vezes com os filhos que vivem dentro de casa com o pai, numa imagem de cobranças e não de apoio e refúgio.

Em terceiro lugar, Absalão: Outro menino mimado, que confundiu a falha da paternidade de Davi com o modo do pai reinar, pois o seu severo estado de abandono fez com que ele se sentisse não mais um príncipe, mas apenas mais um no meio do povo. Assim, se tornou mais um Saul na vida do seu pai, que apesar de todas as falhas tinha uma grande qualidade – não deixar as ofensas criarem ninho, nem raízes.

Absalão também poderia entrar na presença do seu pai e gritar, cobrando de Davi tudo aquilo que o consumia; mas por sua vez, Davi mandou seu comandante ir atrás do filho. Saiba, no entanto, que quem deve ir atrás do filho é o pai ou a mãe, e ninguém mais. E Absalão se levantou contra o seu rei, pois sabia que o pai dentro de casa sempre seria o rei.

Mas se você estiver indignado contra seu pai, vá como filho e fale tudo o que você precisa falar, porque ele é o teu pai; então, respeite-o como autoridade máxima. Trate seu pai com o respeito que um rei merece.

Em quarto lugar, Tamar: A mais importante de todas e a mais prejudicada, porque foi o pivô de tudo, perdeu dois irmãos, e não teve o consolo do pai.

Famílias da Comunidade Amai-vos, tratem dentro de suas casas os seus assuntos, não ponham pedras em cima de nada! Tratem tudo preservando os princípios de autoridade e amor, e acima de tudo ouçam os seus filhos:

Amem sua família, acima do emprego e de qualquer outra coisa nesta vida. Se ajudem e se apoiem, percebendo quando o outro chegou ao seu limite e compreenda-o; não deixe ninguém em sua casa encontrar na rua um amigo, amante, um pai ou uma mãe, podendo ter tudo isso em casa (pbp).

Perguntas:

1. Alguma ofensa dentro da sua casa faz com que você se sinta totalmente excluído da sua família? (Hebreus 12:12 ao 15)

2. Você tem coragem para tratar dos assuntos dentro de casa de forma suave e amorosa, respeitando o limite do outro? (Efésios 4:1 ao 3)

3. Você está em paz com sua família, do modo como tudo está atualmente? (Filipenses 4: 8)

Para o pai que é sacerdote fazer em casa, com a sua família

CRONOGRAMA DA FESTA DOS TABERNÁCULOS
29/10 DOM: 9h Escola Bíblica Dominical / 19h Tabernáculos – Abertura
30/10 SEG: 20h Tabernáculos – Direção Homens da Luz (Rede de Homens)
31/10 TER: 20h Tabernáculos – Direção Rede de Crianças
01/11 QUA: 20h Tabernáculos – Direção Gaditas (Rede de Mulheres)
02/11 QUI: 20h Tabernáculos – Direção Ministério de Louvor
03/11 SEX: 20h Tabernáculos – Direção Salt Light (Rede de Adolescentes)
04/11 SAB: 20h Tabernáculos – Direção Jovens Go (Rede de Jovens)
05/11 DOM: 9h Escola Bíblica Dominical 19h / Tabernáculos – Encerramento


Outubro/2023
15 DOM
9h Escola Bíblica Dominical
19h Culto da Família
FERIADO ESCOLAR: DIA DO PROFESSOR
16 SEG
20h – SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos
17 TER
18 QUA
20h Culto de quarta-feira
19 QUI
19h45 Ensaio Ministério de Louvor
20 SEX
Vale de Jaboque (Mulheres) – Abertura
21 SAB
Vale de Jaboque (Mulheres)
DIA DA REFORMA PROTESTANTE
22 DOM
Vale de Jaboque (Mulheres) – Encerramento
9h Escola Bíblica Dominical
19h Culto da Família
23 SEG
20h – SEPA: Seminário Pentecostal Amai-vos
24 TER
25 QUA
20h Culto de quarta-feira
26 QUI
19h45 Ensaio Ministério de Louvor
27 SEX
28 SAB
FERIADO PARA O FUNCIONALISMO PÚBLICO: DIA DO SERVIDOR
29 DOM
9h Escola Bíblica Dominical
19h Tabernáculos – Abertura
30 SEG
20h Tabernáculos – Direção Homens da Luz (Rede de Homens)
31 TER
20h Tabernáculos – Direção Rede de Crianças



Igrejas se unem em oração em Israel e Territórios Palestinos

No dia 17 de outubro, cristãos locais farão um dia de jejum e oração

Portas Abertas • 14 out 2023

Mais de mil refugiados cristãos estão abrigados em igrejas (foto representativa)Mais de mil refugiados cristãos estão abrigados em igrejas (foto representativa)

Os bombardeios e ataques não cessam em Israel e nos Territórios Palestinos. Estima-se que 90% dos 1070 cristãos que vivem em Gaza estão abrigados em duas igrejas locais. Muitos deles correram diretamente para os templos assim que Israel declarou na quinta-feira, 12 de outubro, que todos os civis deveriam sair da cidade e ir para o Sul da Faixa de Gaza.   

O anúncio causou pânico e fez com o número de abrigados nas igrejas aumentassem, pois os templos são os locais mais seguros que as pessoas encontraram neste momento. Outros 40 mil cristãos que vivem na Cisjordânia, um Território Palestino próximo a Gaza também estão aflitos com a crise.  

Um lugar para dormir 

Recebemos muitos refugiados. Por volta de 200 cristãos estão no nosso templo e outros 30 estão em outros edifícios da igreja. Além disso, 450 pessoas foram abrigadas em duas escolas administradas pela igreja. Sabemos que outra igreja vizinha recebeu aproximadamente 50 refugiados. Estamos oferendo o que eles precisam agora: um lugar seguro para dormir e comida e água”, conta um líder cristão em Gaza.  

O cristão também disse: “Eles precisam de paz. Mas também de comida, água e combustível para manter os geradores de energia elétrica. Por enquanto conseguimos suprir as necessidades deles, mas precisamos de mais. Todos os dias é preciso ajudar essas pessoas. Alguns deles perderam suas casas ou ficaram com as casas muito danificadas”. 

Um dia de jejum e oração 

Ao perguntarmos o que a igreja pode fazer por nossos irmãos e irmãs em Cristo no meio do conflito ele diz “orem conosco. Clamem ao Senhor para que pare essa guerra e os ataques contra os civis. Oramos por liberdade para os que foram tirados de suas famílias e por saúde para os feridos”.  

Ele também contou que na próxima terça-feira, 17 de outubro, cristãos em Israel e em toda a Palestina farão um dia de jejum e orações para pedir paz ao Senhor. Enquanto isso, os refugiados organizam pequenos grupos de oração com adultos e crianças nas igrejas em que foram acolhidos.  


Chaves PIX – PROPÓSITOS DIFERENTES PARA AS SUAS OFERTAS
Dízimos e ofertasCNPJ:
01.075.135/0001-89
e-mail:
amaivos_cfrj@msn.com
Ofertas para Missõese-mail:
missoes@amaivos.org
Ofertas para Projeto Dracma (Ação Social)e-mail:
dracma@amaivos.org
Seminário SEPAe-mail:
sepa@amaivos.org

Dízimos e ofertas podem ser transferidos para a conta corrente no banco Itaú – agência 1209 – c/c 61302-3 (CNPJ: 01.075.135/0001-89 – MINISTÉRIO AMAI-VOS IGREJA CELULAR).

Texto (Alimento 1×3) – Pr. Paulo Pereira / Revisão: Mônica Pinheiro / Pesquisa e edição: Orlando Neto

Avatar de Amai-vos | Igreja em Cabo Frio

A Comunidade Amai-vos foi fundada em 02 de abril de 2002 pelos pastores Paulo e Tânia Pereira. Ela nasceu do anseio de levar ao mundo a única fonte capaz de saciar a sede da alma: Aquele que é a Água da Vida, Jesus Cristo. Somos um povo chamado para restaurar, acolher e transformar pessoas, guiados pelo amor de Cristo e pela esperança que nunca se apaga.

Sonhamos com uma comunidade onde lares sejam fortalecidos, corações encontrem descanso e cada vida reflita a luz do Evangelho. Nossa visão é formar discípulos enraizados nos princípios do Reino, onde homens se tornem sacerdotes, mães e esposas edifiquem seus lares com sabedoria, e filhos cresçam como herança bendita, modelados pela obediência e pelo amor.

Sabemos que não estamos sozinhos, pois fazemos parte de algo muito maior: o Corpo de Cristo. Cada igreja espalhada pela terra é um reflexo desse grande chamado, e nós, como Comunidade Amai-vos, temos o privilégio de ser um pedaço dessa obra divina, unidos a todos que proclamam o nome de Jesus.

Nosso chamado é viver o Reino de Deus, ser expressão do Corpo de Cristo e deixar que o Espírito Santo governe cada ume nossos passos. Cremos na paternidade espiritual que edifica, na missão de estender as mãos ao órfão, à viúva e ao necessitado, e na certeza de que a graça sempre escreve novos começos.